
A Organização Meteorológica Mundial avisa que o La Niña pode regressar. Esta situação provocaria um arrefecimento temporário do Pacífico, e falamos das suas consequências para as temperaturas globais e a precipitação.
A Organização Meteorológica Mundial avisa que o La Niña pode regressar. Esta situação provocaria um arrefecimento temporário do Pacífico, e falamos das suas consequências para as temperaturas globais e a precipitação.
Os dados mais recentes revelam que 40% das barragens portuguesas estão acima dos 80% da capacidade, cenário pouco comum para agosto. Apesar da redução do volume total armazenado na última semana, os armazenamentos superam a média histórica, exceto nas bacias do Mira e Ribeiras do Barlavento.
Durante séculos, os mapas que utilizamos distorceram a dimensão real dos continentes. Em particular, a África aparece muito mais pequena do que é, o que afeta a nossa perceção do mundo e a sua verdadeira importância geopolítica e cultural.
Já foi anunciada a nova lista de nomes das tempestades de grande impacto para a temporada de depressões atlânticas 2025/2026. Não perca a oportunidade de saber quais são, o porquê de se darem nomes a depressões e algumas curiosidades.
A próxima segunda-feira está cheia de estreias: semana, mês e estação. Setembro dá início ao outono, um período de contrastes em Portugal, onde o calor persiste, a chuva espreita e a incerteza reina.
O Orçamento do Estado vai financiar, “em exclusivo”, com 15 milhões de euros a destilação de vinhos excedentes na região do Douro. O plano do Governo prevê um apoio aos viticultores de 50 cêntimos por quilo de uvas entregue para destilação.
20 anos após o furacão Katrina, um fenómeno natural mortal e custoso sob todos os aspetos. Uma dolorosa referência histórica para a ciência, políticas públicas, gestão de riscos e engenharia. Um relato passo a passo do que aconteceu e da dura lição que nos deixou.
Roma esconde mais do que mostra — e agora começa a revelar-se. Preparado para conhecer os túneis esquecidos da cidade? Estão escondidos há mais de 100 anos.
As cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki tornaram-se infames por terem sido alvos das duas bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos em agosto de 1945. Porém, o alvo era outro. A escolha dessas cidades foi influenciada pelo clima.
A Confederação Nacional da Agricultura alerta para o facto de o valor de 10 mil euros por agricultor ser escasso para acudir às situações em que tenham ardido estábulos, armazéns, instalações e máquinas agrícolas ou culturas permanentes.
Mesmo durante a estação seca, a floresta amazónica mantém a formação de chuvas ao reciclar água superficial, reforçando a sua importância climática e ecológica.
O mês de julho de 2025, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.