Colapso de um glaciar no Paquistão: vídeo da enorme onda de lama e detritos

Cerca de 200 pessoas foram resgatadas do deslizamento de terras que provocou o colapso de um glaciar no Paquistão. Abaixo, o vídeo e a situação.

A notícia de hoje leva-nos à situação de emergência em Talidas, no Paquistão, onde se registou o colapso de um glaciar. No vídeo, vemos e ouvimos o poder da natureza a materializar-se neste acontecimento.

As autoridades enviaram equipas de emergência para reforçar os diques e monitorizar o lago recém-criado. As comunidades vizinhas permanecem em alerta máximo para possíveis inundações. Os meteorologistas alertam para o facto de as chuvas previstas poderem agravar ainda mais a situação.

Das entranhas da montanha, vê-se uma onda de lama e rochas a avançarem direção à bacia do rio Ghizer. Depois, sem que nada a detenha, a massa de terra desliza, destruindo tudo no seu caminho. O desmoronamento deste glaciar provocou um risco elevado de inundações nas aldeias vizinhas, razão pela qual 200 pessoas foram evacuadas antes que pudesse ocorrer uma tragédia.

Não é a primeira vez: o Paquistão está a sofrer as consequências do aquecimento global antropogénico

Depois das regiões polares da Terra, o Paquistão é o país com mais glaciares (mais de 7000). No entanto, a poluição atmosférica dos países vizinhos - China e Índia - juntamente com o aquecimento global provocado pelo homem, acelerou o degelo dos glaciares.

Os glaciares localizados no Paquistão são “nutridos” pela bacia hidrográfica do rio Indo, a maior fonte de água deste país asiático. Porém, os dados recolhidos nos últimos 50 anos mostram que aproximadamente 120 dos glaciares apresentam sinais de derretimento provocados pela subida das temperaturas, segundo indicado por especialistas em meteorologia e clima.

Colapso de um glaciar no Paquistão
O degelo dos glaciares tem um impacto direto no desenvolvimento económico do Paquistão.

Os glaciares são uma fonte essencial de água para os cidadãos, a agricultura e a indústria do Paquistão. Além disso, o degelo destas massas de água está a dificultar a produção de energia hidroelétrica.

Como aconteceu na sexta-feira, 22 de agosto, o degelo dos glaciares - acelerado pela chuva em zonas onde normalmente cairia neve - está a provocar inundações repentinas perto de centros populacionais.

Um outro estudo estima que 80% do carbono negro nos glaciares de Karakorum - no Paquistão - tem origem nos países vizinhos. Como se isto não bastasse, os poluentes emitidos pela Índia e pela China são os principais responsáveis pelo degelo dos glaciares dos Himalaias.

Neste sentido, as recomendações indicam que o Paquistão deve promover o desenvolvimento sustentável, reforçar a cooperação internacional, melhorar a gestão da água, desenvolver infraestruturas resistentes ao clima e introduzir um imposto sobre o carbono.

Referência da notícia

- Earth.org (2023). Scioglimento dei ghiacciai in Pakistan: un appello all’azione affinché il G20 affronti la situazione.