A China divulgou as primeiras imagens capturadas pelo satélite meteorológico Fengyun-3H, um instrumento que promete revolucionar a observação global. As imagens revelam um nível de detalhe sem precedentes da atmosfera, oceanos e superfície da Terra.
A China divulgou as primeiras imagens capturadas pelo satélite meteorológico Fengyun-3H, um instrumento que promete revolucionar a observação global. As imagens revelam um nível de detalhe sem precedentes da atmosfera, oceanos e superfície da Terra.
Rodeados de sobreiros e olivais, estas enormes criaturas vão colocar a região alentejana no mapa mundial de conservação da vida selvagem. Descubra aqui onde ficará o primeiro refúgio em grande escala da Europa.
Portugal fechou a última semana de outubro com 73% de armazenamento nas albufeiras, após uma descida semanal de 117 hm³. A maioria das bacias está acima da média de outubro, mas persistem bolsas de défice a Norte e no Algarve.
Ver o mar a brilhar no escuro não é um efeito especial - é pura biologia. Estas são sete praias em todo o mundo onde o fitoplâncton ilumina as ondas, transformando a noite num espetáculo azul-esverdeado inesquecível.
As imagens do satélite GOES-19 captaram um fenómeno invulgar no furacão Melissa: o movimento dos mesovórtices no seu olho. Um espetáculo meteorológico que combina beleza, energia e a força imparável da natureza.
Naves espaciais que monitorizam o Sol observaram um aumento drástico no brilho do cometa 3I/ATLAS à medida que ele se aproximava do periélio no dia 29 de outubro. O que está a acontecer com este cometa raro?
Um marco digno de toda a atenção por parte dos especialistas em meteorologia e climatologia! O furacão Melissa surge agora entre os 3 furacões que neste ano de 2025 se intensificaram mais de 110 km/h em 24 horas.
A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe no dia 11 de dezembro, o 3º Festival do Azeite Novo, que reúne vários produtores, um reputado Chef, workshops, um mercadinho, stands de exposição e comercialização do azeite, um showcooking, música e muita animação.
O Melissa ficará certamente na história como um dos furacões mais destrutivos e poderosos do Atlântico. Veja algumas imagens do rescaldo da sua recente passagem pela Jamaica.
Madeira-Tore e Banco de Gorringe vão estar protegidos a partir de 2026, permitindo a Portugal antecipar em quatro anos a meta de 30% de área marinha protegida fixada pela União Europeia.
O aumento da temperatura global pode tornar o Deserto do Saara muito mais húmido, de acordo com investigadores da UIC. Mas porque é que isto poderá acontecer?
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal atualizou as previsões da campanha olivícola deste ano. Antecipa-se uma quebra de 20% na produção de azeitona, o que pode impactar no preço do azeite junto dos consumidores.