Tempo em Portugal no último fim de semana de julho: preveem-se até 30 ºC de noite e 40 ºC de dia nestas regiões

Novo episódio de tempo quente em Portugal continental à entrada para o último fim de semana de julho. Mapas preveem máximas até 40 ºC e noites tropicais em várias zonas do nosso país. Saiba a previsão completa!

Para o último fim de semana de julho - sábado (26) e domingo (27) - as previsões atuais dos mapas e modelos de referência utilizados pela Meteored apontam para a persistência de uma massa de ar quente e seco sobre o território continental português. A Madeira também será abrangida por este episódio de tempo quente a partir de domingo, 27 de julho.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Em Portugal continental, além das regiões tradicionalmente mais quentes na época estival, tais como todas aquelas que se situam a sul do rio Tejo (grosso modo, Alentejo - distritos de Portalegre, Évora e Beja; e Algarve - distrito de Faro), é importante realçar que até nos mapas se preveem máximas superiores a 32 ºC para as regiões costeiras, normalmente mais resguardadas deste calor intenso.

As zonas mais quentes serão a Beira Baixa, o Alentejo - com especial destaque para o vale do Guadiana, os vales do Tejo e do Douro e o Sotavento Algarvio e com máximas a rondar localmente os 40 ºC este fim de semana.

40 ºC à vista para várias zonas da Região Sul no último fim de semana de julho.

Nas zonas litorâneas dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal poderão ser atingidos valores excecionalmente elevados, sobretudo tendo em conta que nem a habitual nortada fará diferença. As máximas este sábado (26) variarão entre 30 e 37 ºC nos referidos distritos.

Sábado, 26 de julho, será o dia mais quente deste fim de semana. Espera-se que no domingo, dia 27, as temperaturas baixem ligeiramente nalgumas zonas, especialmente no litoral. No entanto, o aviso amarelo mantém-se na totalidade dos 18 distritos do Continente, pelo menos, até à meia-noite de segunda-feira (28).

As noites vão continuar bastante quentes (noites tropicais), com valores mínimos frequentemente acima de 20 ºC ou 21 ºC, provavelmente até mais, tanto em vastas zonas do interior como nas áreas urbanas do litoral.

Na noite de sábado (26) para domingo (27), em numerosas localidades do Centro e Sul, pertencentes aos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Beja, Évora e Sotavento Algarvio (metade oriental do distrito de Faro) poderão verificar-se temperaturas de 28 a 30 ºC pelas 22:00 ou 23:00, cenário que dificultará a reposição térmica noturna e poderá ter efeitos na saúde da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis.

Nas horas seguintes da madrugada de sábado (26) para domingo (27) as temperaturas deverão descer, mas nunca abaixo dos 20 ºC, pelo que o cenário de noite tropical este fim de semana, nestas regiões, e localmente noutras, está completamente confirmado.

Riscos do calor intenso e a explicação para este episódio de tempo quente

Com o estado do tempo completamente estável, o céu limpo e a praticamente total ausência de nebulosidade, o calor e a secura intensificam. Deste modo, as condições de humidade relativa descerão significativamente, especialmente nas regiões do interior, aumentando o risco de incêndio rural. É preciso extrema cautela nos próximos dias em relação a este risco.

O calor será intenso de norte a sul de Portugal continental. As regiões mais próximas ao litoral registarão temperaturas até 13 ºC acima dos valores médios de referência.

O calor intenso na nossa geografia será agravado pelo efeito da subsidência atmosférica associada ao anticiclone em crista, responsável por comprimir e aquecer ainda mais as camadas de ar próximas da superfície. Esta situação contribuirá também para a manutenção do céu limpo e para o aprisionamento do ar quente e seco. Ao não haver grande renovação do ar, as temperaturas só terão tendência a subir, tanto de noite, como de dia.

De acordo com a cartografia sinóptica, este padrão de persistência de valores elevados da temperatura máxima deverá manter-se praticamente até ao final de julho, nos dias que se seguem a este fim de semana.