Persistência de valores elevados da temperatura máxima continuará: eis as regiões mais quentes do país na próxima semana

O arranque da próxima semana será marcado pela estabilidade atmosférica e pela persistência de valores elevados de temperatura máxima em boa parte do país. Confira aqui a previsão!

O anticiclone dos Açores irá continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal, resultando numa estabilidade atmosférica prolongada, ajudando também na permanência das temperaturas mais elevadas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Durante o fim de semana, todo o continente estará sob aviso amarelo, devido ao tempo quente, segundo o IPMA, e assim deverá ser até à meia-noite de segunda-feira. Estes avisos abrangem todos os distritos, ainda que nos distritos do litoral, estes referem-se essencialmente ao interior dos mesmos.

Semana começa quente, seca e soalheira

Os dias quentes estão de volta, o que para os amantes de praia é uma excelente notícia. Segunda-feira amanhecerá com céu limpo em todo o território e contará com temperaturas bastante agradáveis logo a partir das primeiras horas da manhã.

Ao longo do dia os termómetros vão subir e esperam-se temperaturas máximas entre os 26 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 37 ºC em Évora e Beja. Localmente, os valores mais elevados podem chegar aos 40 ºC, no Baixo Alentejo.

anomalia térmica
Esta será a distribuição dos valores de anomalia térmica na noite de segunda-feira (pelas 22h). A maior parte do território apresentará valores acima da normal climatológica.

Desta forma, espera-se que as noites também se mantenham agradáveis, sendo que na noite de segunda-feira se espere uma anomalia térmica positiva na maior parte da nossa geografia continental. Nas últimas horas do dia, zonas como a faixa interior Centro e Sul poderão registar valores de cerca de 30 ºC e no litoral Norte, especialmente na região do Grande Porto, estes valores poderão ser de 28 ºC. No Litoral Oeste podem registar-se à volta dos 20 ºC, no mesmo período horário.

Tendência de dias e noites quentes irá manter-se, apenas com algumas oscilações

Tanto na terça como na quarta-feira, o céu manter-se-á limpo, sem nebulosidade prevista e as temperaturas continuarão elevadas em praticamente todo o território. Ainda assim, na terça-feira alguns locais da faixa interior poderão registar um pequeno alívio das temperaturas, mas na faixa litoral será o oposto, esperando-se um pequeno aumento.

Desta forma, espera-se uma oscilação de temperaturas máximas entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 37 ºC em Lisboa, devendo este ser o distrito mais quente deste dia, 29 de julho.

temperatura do ar à superfície
Na noite de terça-feira, pelas 22h, o noroeste do país poderá contar com valores perto dos 30 ºC.

À semelhança de segunda-feira, na terça-feira os valores da temperatura continuarão bastante elevados em vários locais nas últimas horas do dia, sendo que no litoral Norte estes se aproximem dos 30 ºC. No interior Centro e Sul deverão rondar os 30 ºC ou mais.

Em relação a quarta-feira, denotar-se-á um novo aumento das temperaturas máximas, mas mais nos distritos do interior. Assim, os valores poderão variar entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Santarém. No entanto, à noite denotar-se-á uma descida dos mesmos, especialmente na faixa litoral, com exceção da região bracarense onde os valores poderão ser de 28 ºC.