Ouve a mesma música vezes sem conta? Segundo a Psicologia, isso tem um certo significado

Ter uma música favorita é completamente natural e pode ter efeitos positivos no cérebro. No entanto, deve ter cuidado se este comportamento estiver associado a pensamentos obsessivos ou a sintomas de ansiedade.

Ouça música com auscultadores.
A música é um excelente aliado para ativar o hipocampo, a parte do cérebro onde as nossas memórias são armazenadas.

Quem é que nunca passou por isso? É como se a nossa canção preferida estivesse sempre a repetir-se na nossa cabeça, uma e outra vez. Esta situação é mais comum do que pensa.

O cérebro liberta dopamina, que desencadeia um efeito de recompensa no corpo e nos dá uma sensação de prazer quando ouvimos a nossa canção favorita. Quando ouve a sua canção favorita, algo mágico acontece no seu cérebro.

Ativa a rede predefinida e permite a divagação mental - um pré-requisito importante para a criatividade, a autorreflexão e uma mente descansada.

Ouça música com uma aplicação.
A ativação da Rede de Modo Padrão pode estar relacionada com o facto de a canção evocar um certo grau de nostalgia na pessoa.

Os especialistas concordam que a música tem a capacidade de ativar o hipocampo, especialmente quando as canções nos transportam para momentos felizes das nossas vidas e despertam memórias que parecem distantes mas que permanecem vivas em nós.

Preste atenção! A repetição de uma música pode ser um sinal de ansiedade

Embora ouvir uma música repetidamente possa ser inofensivo para a maioria das pessoas, também é importante prestar atenção a certos padrões mentais que podem ser prevalecentes, pois isso pode ser um distúrbio de ansiedade.

As pessoas ansiosas ou nervosas têm maior probabilidade de ouvir a canção vezes sem conta. Do ponto de vista psicológico, isto pode ser comparável a pensamentos obsessivos que surgem repetidamente, explica a psicóloga Patricia Morales.

Neste contexto, a psicóloga María Angélica Barrero salienta que “a música pode ser uma ferramenta maravilhosa para o relaxamento se a utilizarmos pelo que é: música, ouvindo-a com atenção e desfrutando-a”, porque não é saudável ouvir uma canção para evitar a ansiedade.

“Verme da música”, o que acontece numa canção para a tornar cativante

Vejamos agora o que acontece com a música que foi criada com a intenção de ser cativante para que se repita no nosso cérebro.

Ouvir a mesma música no estúdio.
As canções cativantes têm duas caraterísticas principais: letras simples e melodias simples.

Para o conseguir, existem alguns truques na conceção de uma canção, por isso tome nota: adicione instrumentos no refrão e nos versos, mantenha a instrumentação dispersa.

Um “bug musical” é um fenómeno que ocorre quando uma música ou melodia é tocada repetidamente na cabeça de uma pessoa e fica presa na sua cabeça. Tecnicamente, trata-se de “imagens musicais involuntárias”.

Se tiver momentos de “impulsos musicais”, é importante perceber que tem pouco controlo consciente sobre o seu cérebro e sobre tudo o que acontece na sua cabeça.

Qual é a melhor estratégia para suprimir o “impulso musical”? Oiça a canção toda sem interrupção! Após esta etapa, reforce a sua saúde cognitiva com um exercício que o estimule e capte a sua atenção, como puzzles e palavras cruzadas.

Referência da notícia

- Infobae (2025). Qué significa escuchar la misma canción una y otra vez, según la psicología.