Tempo quente impera em Portugal a partir de hoje: temperaturas escalam até aos 40 ºC e noites tropicais à vista

O calor intenso regressa a Portugal continental a partir de hoje e não há data para que o mesmo se dissipe. Atenção às noites tropicais. Saiba a previsão completa!
A estabilidade atmosférica regressou a Portugal continental pelo que se esperam dias secos e soalheiros. Para além disto, as temperaturas aumentam a partir de hoje, quinta-feira, em todo o país.
Desta forma, para o dia de hoje esperam-se temperaturas máximas entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 35 ºC em Beja. Localmente, os valores podem chegar aos 37 ºC no Baixo Alentejo.
A faixa interior e a Região Sul podem vir a registar os valores mais elevados
O interior das regiões Centro e Sul irá registar as temperaturas mais elevadas, no entanto, espera-se que este aumento se comece a estender às restantes zonas do território, à medida que os dias passam.
No sábado, dia 26, espera-se que todos os distritos registem valores máximos superiores a 30 ºC. No caso dos distritos tendencialmente mais frescos, como Viana do Castelo, Aveiro e Leiria, as zonas próximas ao mar registarão valores mais baixos, na ordem dos 25 ºC. Peniche poderá registar máxima de 19 ºC, podendo ser a máxima mais baixa do país nesse dia.

Com este aumento das temperaturas máximas, dar-se-á também um aumento das temperaturas mínimas, pelo que as noites serão mais quentes, especialmente na faixa interior, onde os termómetros deverão manter-se acima dos 20 ºC.
As máximas mais elevadas poderão chegar aos 40 ºC no Baixo Alentejo, Ribatejo e Beira Baixa já no próximo domingo, que também registará um aumento dos valores no Norte do país, com Braga e Vila Real a poderem chegar aos 35 ºC, por exemplo.
Prevê-se inversão das anomalias térmicas no interior do país
Este aumento das temperaturas contribuirá também para uma inversão das anomalias térmicas, especialmente no interior, onde estas se encontravam negativas e agora passarão a nulas ou ligeiramente positivas. Na faixa litoral estas manter-se-ão bastante positivas, com anomalias até 13 ºC.
Até onde conseguimos observar, a previsão é de que este cenário se mantenha por vários dias ou semanas, no entanto, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões, sempre sujeitas a um grande grau de incerteza e à variabilidade típica dos modelos meteorológicos.