Calor volta em força a Portugal no fim de semana de 26 e 27 de julho: eis as regiões mais expostas às temperaturas altas

Depois de umas semanas amenas, parece que o calor vai regressar em força a Portugal, favorecendo as atividades dos veraneantes. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana da melhor forma.
O calor parece estar a regressar, depois de umas semanas em julho em que a toada geral foi de amenidade. O dia de quarta (ontem) ainda foi de muito vento, que influenciava negativamente a sensação térmica, mas o dia de hoje, tal como o dai de amanhã já ficarão marcados pela subida das temperaturas.
As máximas vão ultrapassar a barreira dos 30 ºC em grande parte do território continental, sendo que o IPMA já ativou o aviso amarelo para tempo quente, para amanhã, sexta-feira, em todos os distritos do Alentejo (Portalegre, Évora e Beja), bem como para Lisboa, Setúbal e para o Algarve.
A nebulosidade que ainda persiste no dia de hoje contrasta com o céu limpo previsto para amanhã. Estará dado o mote para o fim de semana?
Sábado, um dia de calor intenso de norte a sul do Continente
O dia de sábado (26) será um dia de calor em todo o território continental. Para além das temperaturas elevadas, que serão mais impactantes no Sul do país, também se espera céu limpo em todas as geografias continentais. Como é apanágio, poderá surgir alguma neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira ocidental.

O vento vai soprar fraco a moderado de leste, sendo que ao longo do dia mudará de direção (passará a vir de Oeste) e poderá vir a aumentar de intensidade, em especial nas terras altas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC (Guarda) e os 21 ºC (Lisboa, Porto e Faro). Já as máximas deverão oscilar entre os 25 ºC (Viana do Castelo) e os 37 ºC (Coimbra, Santarém, Évora e Beja).
Em relação aos arquipélagos, a previsão também é animadora: (quase) não há chuva! Na Madeira, os termómetros deverão chegar aos 28 ºC no Funchal. As mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 22 ºC. Apenas estão previstos períodos de alguma nebulosidade na vertente Norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo.

Para os Açores, os períodos de céu nublado também fazem parte da nossa previsão, principalmente nas ilhas dos grupos central e ocidental, sendo que apenas estão esperados aguaceiros na vertente Norte da Ilha de São Miguel (Grupo Oriental). As temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 ºC e os 21 ªC, sendo que as máximas rondarão os 24 ºC.
Pequena descida térmica à vista para domingo, apesar do calor intenso
O dia de domingo (27) continuará a ficar marcado pelas temperaturas máximas bastante elevadas, contudo, a previsão aponta para uma ligeira descida, em especial nas regiões do litoral Norte e centro. O céu vai continuar a mostrar-se limpo, sendo expectável o surgimento, no período matinal, de neblina ou nevoeiro na faixa costeira ocidental.

O padrão de vento deverá manter-se igual ao de sábado, com o vento a soprar de Noroeste, fraco a moderado, mas também forte na faixa costeira e nas terras altas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 15 ºC (Bragança) e os 20 ºC (Faro), sendo que as máximas deverão oscilar entre os 24 ºC (Viana do Castelo) e os 37 ºC (Castelo Branco, Évora e Beja).
No Açores, a previsão aponta para um domingo com o céu pouco nublado ou limpo nas ilhas do Grupo Oriental e Ocidental, bem como em algumas do Grupo Central. Para a ilha Terceira a nebulosidade será mais persistente. As temperaturas mínimas deverão rondar os 20 ºC/21 ºC, sendo que as máximas estarão entre os 24 ºC e os 25 ºC.

Já na Madeira espera-se um domingo um pouco mais cinzento em relação ao dia anterior. Apenas a ilha do Porto Santo deverá registar períodos mais frequentes de boas abertas. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 19 ºC e os 22 ºC. As máximas poderão variar entre os 24 ºC e os 27 ºC.
Apesar do vento ter o potencial de afetar a sensação térmica, o último fim de semana de julho parece lançar o mote para uma última semana de julho quente em todo o país, enquadrada com a época do ano.