Calor continua nos próximos dias em Portugal: saiba quais as regiões mais quentes ao longo das próximas horas

O final da semana ficou marcado pelo calor e a toada vai continuar nos próximos dias. Prepare-se para as temperaturas elevadas e organize as suas férias da melhor forma!
O final da semana marcou o início de um episódio de calor que se vai prolongar quase até ao fim do mês de julho. Os dias de quinta (24) e, principalmente, sexta (25) foram dias de máximas elevadas e noites tropicais em quase todo o território continental. Esta situação, sendo típica nas regiões mais a Sul, também se verificou mais a Norte, onde não é tão usual.
Para o dia de hoje (sábado, 26) e para o restante fim de semana a toada vai manter-se com as máximas a estarem bem acima dos 30 ºC e as mínimas a rondar os 20 ºC. Também se pode dizer que a estabilidade chegou aos arquipélagos, tendo em conta que não estão previstos aguaceiros nos próximos dias.
A persistência de tempo quente levou o IPMA a ativar o aviso amarelo para todos os distritos de Portugal continental, durante todo o fim de semana!
Fim de semana é de calor
O último fim de semana de julho vai ficar marcado pelo calor intenso, pelo que quem está de férias agradece! Contudo, é de salientar que o vento também será um elemento climático de relevo este fim de semana, já que poderemos ter rajadas com mais de 50 km/h em certos locais.

As mínimas de hoje deverão variar entre os 13 ºC (Guarda e Bragança) e os 21 ºC (Faro). Já as máximas deverão oscilar entre os 26 ºC (Viana do Castelo) e os 37 ºC (Coimbra, Santarém, Évora e Beja). O Porto deverá chegar aos 31 ºC, sendo que Lisboa deverá registar uma máxima de 33 ºC.
O dia de amanhã será muito idêntico, apesar de ser provável que se registe uma ligeira subida da temperatura mínima, nas regiões do interior e uma ligeira descida das máximas no litoral Norte e Centro. A nossa previsão aponta ainda para períodos de céu nublado no Nordeste Transmontano. As mínimas deverão variar entre os 15 ºC (Bragança) e os 22 ºC (Portalegre), com as máximas a poderem oscilar entre os 24 ºC (Viana do Castelo) e os 38 ºC (Castelo Branco e Beja).

Nos arquipélagos o verão também parece ter estabilizado já que não está prevista qualquer chuva. A nebulosidade essa será uma constante, sendo mais vincada no dia de hoje, nas ilhas do Grupo Central do arquipélago dos Açores e no dia de amanhã, na ilha da Madeira. Em relação às temperaturas, nos Açores as mínimas rondam os 20 ºC e as máximas os 25 ºC. Na Madeira, as mínimas podem variar entre os 18 ºC e os 22 ºC sendo que o Funchal deverá chegar aos 28 ºC de máxima.
Início da semana não é o fim do calor
O início da semana pouca mudança trará no que toca ao estado do tempo, sendo possível que se volte a verificar uma nova (mas ligeira) descida das máximas no interior Norte e Centro. Na segunda-feira (28) o céu vai voltar a estar pouco nublado ou limpo, mas o vento vai voltar a soprar forte a moderado nas terras altas, durante a manhã.

De resto, esta previsão estende-se a terça, dia 29. Neste dia também se prevê que tanto as mínimas (nas regiões do litoral) como as máximas voltem a registar uma ligeira subida. Na segunda-feira, para o território continental, espera-se que as mínimas possam variar entre os 15 º C (Guarda e Bragança) e os 22 ºC (Portalegre). Já as máximas deverão oscilar entre os 26 ºC (Viana do Castelo) e os 37 ºC (Évora e Beja).

Na terça-feira, dia 29, as mínimas deverão oscilar entre os 13 ºC (Bragança) e os 24 ºC (Évora), sendo que as máximas deverão variar entre os 25 ºC (Viana do Castelo) e os 38 ºC (Beja). Nos Açores, a nossa previsão aponta para o regresso dos aguaceiros nas ilhas do Grupo Central, na segunda-feira, sendo que as restantes ilhas vão registar períodos de nebulosidade. Na terça-feira, os aguaceiros estendem-se às ilhas do Grupo Oriental.
A segunda-feira na ilha da Madeira será bem mais soalheira, com a previsão de céu geralmente limpo em todas as geografias. Na terça-feira regressa a nebulosidade, mas sem previsão de chuva. As temperaturas máximas continuam bastante elevadas, enquadradas na estação do ano. Na sexta entra o mês de agosto, contudo o final de julho vai ficar marcado pelo calor intenso e pelo vento, situação que pode complicar o combate a incêndios, que aqui e ali começam a surgir.