Vídeo: um grande nevão pinta de branco as montanhas do norte da Argélia deixando uma paisagem siberiana

Nos últimos dias, fortes nevões cobriram as principais montanhas do Atlas argelino, transformando-as completamente e criando cenários que lembram mais um inverno típico nos pólos do que no deserto do Saara.
Nos últimos dias, os argelinos foram surpreendidos por uma queda de neve histórica. As montanhas do norte do país foram cobertas por um manto branco que transformou completamente o Atlas argelino, criando um cenário mais típico de latitudes muito mais setentrionais.
O evento afetou as principais cadeias montanhosas do país, incluindo zonas como a cordilheira de Tell e o Atlas Teliano. Ali, picos emblemáticos como Lalla Khedidja - o pico mais alto do Atlas Teliano, com 2.308 metros acima do nível do mar - ficaram completamente cobertos de neve.

É um facto tão surpreendente que os habitantes locais e os turistas não hesitaram em ir para as montanhas para contemplar a transformação. O que antes era uma paisagem árida ou semidesértica parece agora um postal russo.
Alerta de neve em cerca de vinte wilayas
Não é raro que as montanhas do Atlas, que se estendem pelo norte da Argélia, recebam neve durante o inverno. O que é excecional é a magnitude e o momento em que se registaram estes últimos nevões, mais típicos do mês de janeiro.
Além disso, este episódio insólito não se limitou às grandes altitudes: várias cidades argelinas situadas a cotas médias também registaram queda de neve. De acordo com os serviços oficiais, o fenómeno meteorológico foi de tal forma generalizado que se estendeu do centro ao leste do país. Por conseguinte, foram emitidos boletins especiais alertando para a queda de neve intensa em mais de 20 wilayas (províncias).

Em muitos locais, a acumulação de neve atingiu vários centímetros, o suficiente para cobrir árvores, telhados, estradas e transformar a vegetação mediterrânica numa paisagem de inverno.
Precauções para evitar ser apanhado pela neve
Para além de proporcionar imagens espetaculares, a queda de neve levou à ativação de medidas de precaução. Nas zonas montanhosas, a Guarda Nacional Argelina suspendeu a circulação em vários troços de estrada, nomeadamente nas passagens de montanha, onde a circulação se tornou perigosa.
El inicio del 2025 trajo consigo también una nueva nevada en el #desierto del Sahara, la séptima en más de 40 años.
— Fuerza Informativa Azteca (@AztecaNoticias) January 6, 2025
El fotógrafo argelino, Karim Bouchetata, compartió a FIA videos que captó con su cámara para documentar la caída de nieve en Aïn Séfra, una ciudad de Argelia pic.twitter.com/0ueDNS6MuQ
Tentam evitar a todo o custo acontecimentos como os de janeiro deste ano, quando o serviço de Proteção Civil argelino teve de salvar centenas de pessoas que ficaram presas dentro dos seus veículos durante uma tempestade de neve que atingiu várias regiões do centro e leste da Argélia, após meses de seca severa.