As votações já começaram: a Árvore do Ano pode estar mesmo ao seu lado!

A edição de 2026 conta com 52 exemplares de todo o país e a votação decorre online até 7 de janeiro. A vencedora irá representar Portugal na competição para eleger a Árvore Europeia do Ano.

Azinheira da Póvoa, Miranda do Douro
Azinheira da Póvoa é uma árvore centenária localizada no planalto de Miranda do Douro, considerada a mais antiga em Portugal, com 410 anos. Foto: Cláudia Costa/www.arvoredoanoportugal.pt

Prepare-se para fazer escolhas difíceis. Não será fácil escolher entre a Árvore da Borracha do Solar dos Cantos, que se avista do céu quando se sobrevoa Ponta Delgada, em São Miguel, e a Canforeira da Escola Superior Agrária, em Coimbra, que pode até ter o seu futuro ameaçado pelo traçado da linha do comboio de alta velocidade.

Tal como será igualmente difícil optar entre a Azinheira Monumental da Póvoa, que há 410 anos se ergue majestosa no Planalto Mirandês, em Miranda do Douro, e o Cedro de Runa, que é o ponto de encontro desta aldeia de Torres Vedras.

Árvore da Borracha do Solar dos Cantos, Ponta Delgada
A Árvore da Borracha do Solar dos Cantos, na Ponta Delgada, é tão alta e magnânima que se avista do céu. Foto: Azoreslab/ www.arvoredoanoportugal.pt

Há muitos mais dilemas pela frente nesta edição da Árvore do Ano 2026. Mas não haverá muito mais tempo para indecisões. São 52 candidatas que se apresentam a concurso – uma mais bela do que a outra – mas é preciso tomar decisões. A votação online arrancou no dia 3 de dezembro e já vai terminar no dia 7 de janeiro.

Cada árvore conta uma história. O Tulipeiro da Virgínia simboliza a grandiosidade do período barroco do Palácio dos Biscainhos, em Braga. O Carvalho de Calvos da Póvoa do Lanhoso, que já aqui contamos as suas aventuras, é o mais antigo da Península Ibérica.

A Árvore do Tanque, um plátano de século XVII, funciona como centro de arte contemporânea na Quinta da Cruz, em Viseu, e a Araucária do Terra Nostra já testemunhou segredos da realeza e o espanto de milhares que a visitam no Vale da Senhora das Furnas, em São Miguel.

Escolha, por isso, a sua árvore preferida e aguarde pelo dia 12 de janeiro de 2026 para conhecer a vencedora que irá representar Portugal no concurso europeu, entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

Árvore do Tanque, Viseu
A Árvore do Tanque é um plátano centenário, em Viseu, localizado junto ao antigo tanque de lavar roupa na Quinta da Cruz. Foto: Rui da Cruz/ www.arvoredoanoportugal.pt

A entrega do prémio terá lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, numa cerimónia que reunirá decisores políticos, ambientalistas, proprietários das árvores e as entidades organizadoras do concurso em cada país, como a União da Floresta Mediterrânica (UNAC), que representa Portugal no concurso desde que o país aderiu à iniciativa em 2018.

Os pódios conquistados por Portugal

Na edição de 2025, a iniciativa contou com 15 países participantes e a adesão do público votante resultou em mais de dois milhões de votos na Europa e 100 mil em Portugal. O Tree of the Year acontece desde 2011 e é organizado pela Environmental Partnership Association (EPA).

O Sobreiro Assobiador, localizado em Águas de Moura, no município de Palmela, foi o primeiro exemplar português a conquistar o prémio de Árvore Europeia de 2018.

Seguiram-se outras distinções, como 3.º lugar, em 2019, com a Azinheira de Mértola, mais um 3.º lugar, em 2023 com o Sobreiro de Arraiolos e, por fim, o 2.º lugar na edição de 2025 para a Figueira dos Amores, em Coimbra.

Canfoeira de Coimbra
A "canforeira" da Escola Superior Agrária de Coimbra é monumento natural desde 1969, mas poderá desaparecer se o traçado da alta velocidade entre Porto e Lisboa avançar. Foto: José Gaspar / www.arvoredoanoportugal.pt

Como se poderá constatar pelo historial dos anos mais recentes, as árvores portuguesas são candidatas de peso. Aguardemos pelos resultados, sabendo que todas elas, à partida, já são grandes vencedoras por resistirem intactas à passagem do tempo.

Referência da notícia

52 candidaturas à “Árvore do Ano Portugal 2026” - União da Floresta Mediterrânica (UNAC)

Consulte a página oficial da Arvore do Ano para votar na melhor candidata