
Os investigadores encontraram fitoplâncton escondido no fundo do mar Ártico, que pode dar lugar a uma cascata de efeitos sobre a ecologia local e o ciclo do carbono. Saiba mais aqui!
Os investigadores encontraram fitoplâncton escondido no fundo do mar Ártico, que pode dar lugar a uma cascata de efeitos sobre a ecologia local e o ciclo do carbono. Saiba mais aqui!
Novembro está a ser um mês bastante húmido, com significativas ocorrências de inundações e cheias repentinas devido à precipitação intensa. Contudo, irá o tempo em Portugal continuar assim no último fim de semana do mês? Consulte a previsão!
As abelhas mantidas em condições laboratoriais vivem agora metade do tempo que viviam na década de 1970. O que poderá estar a causar isto? Saiba aqui, connosco!
O navio RV Investigator, do CSIRO, regressou da segunda de duas viagens científicas ao nordeste do Oceano Índico e trouxe algumas descobertas. Saiba mais aqui!
Mais de 90 Chefes de Estado estiveram reunidos nos dias 7 e 8, em Sharm el-Sheikh (Egito), na COP27, onde enfrentaram apelos para aprofundar os cortes de emissões e apoiar financeiramente os países em desenvolvimento. Saiba mais aqui!
Como foi avançado na nossa previsão, viveremos, nos próximos dias, um Verão de São Martinho bastante curto. A chuva e o frio poderão estar de volta em breve. Saiba mais detalhes sobre o tempo em Portugal aqui!
Sabe-se que Phobos é uma lua de Marte e que orbita o planeta a cada 7,4 horas. Tem uma enorme cratera de impacto chamada Stickney, que mede cerca de 9 km de largura. Para além disto, Phobos apresenta alguns mistérios. Saiba quais, aqui!
Em Ysby, na província de Halland, na Suécia, os arqueólogos encontraram um amuleto com a forma do martelo de Thor, que é a prova do culto de Thor no norte da Europa. Saiba mais aqui!
À medida que os grandes furacões fustigam as áreas por onde passam, ano após ano, o impacto das alterações climáticas sobre estes acontecimentos naturais surge frequentemente em discursos políticos e conversas casuais.
A instabilidade atmosférica não tem dado descanso. A precipitação, apesar de ser excelente para mitigar a seca que atravessamos, continua sem dar tréguas em boa parte de Portugal continental. Como serão os próximos dias?
A Inglaterra tem algumas das costas em erosão mais rápida da Europa, particularmente ao longo das costas de Norfolk e Yorkshire. Os registos históricos mostram que a costa leste (suave e arenosa) de Inglaterra sempre foi objeto de recuo.
Há 66 milhões de anos, os monstros marinhos existiam efetivamente. Eram mosassauros, enormes lagartos marinhos que viveram ao mesmo tempo que os últimos dinossauros. Saiba mais aqui!
Uma equipa internacional de investigadores descobriu, através de uma revisão histórica, quais as partes do planeta que agora experimentam megassecas ocasionais podem estar a mudar para se tornarem permanentemente secas.
Às duas horas da manhã do dia 30 deste mês de outubro, adotaremos a hora de inverno, o que significa que esta atrasará uma hora. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas acrescentaram pelo menos 10% mais chuva ao furacão Ian, tal como afirmado num estudo realizado imediatamente após a grande tempestade. Saiba mais aqui!
É demasiado cedo para prever o que poderá acontecer, mas parece que as consequências ambientais das quatro fugas nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 não serão muito graves. Saiba mais aqui!
Os investigadores dizem que a perda de uma lua grande poderá ajudar a explicar tanto a origem dos anéis de Saturno, como a inclinação invulgar do planeta. Saiba mais aqui!
Há cerca de 466 milhões de anos, muito antes dos dinossauros dominarem o planeta, a Terra congelou, assim como os mares, e uma nova gama de temperaturas nunca experimentada preparou o cenário para uma eclosão evolutiva de novas espécies. Saiba mais aqui!
O Telescópio Espacial James Webb da NASA não só captou a imagem mais nítida dos anéis de Neptuno, em mais de 30 anos, como as suas câmaras revelaram mais pormenores acerca do gigante de gelo. Saiba mais aqui!
Um novo estudo descobriu que mesmo que tivéssemos o poder infinito de arrefecer artificialmente o suficiente dos oceanos para enfraquecer um furacão, os benefícios seriam mínimos. Saiba mais aqui!