Preparado para atrasar o relógio? Em breve chega o horário de inverno!

Às duas horas da manhã do dia 30 deste mês de outubro, adotaremos a hora de inverno, o que significa que esta atrasará uma hora. Saiba mais aqui!

relógio; hora de inverno
A mudança de hora foi criada, essencialmente, com o objetivo de aproveitar melhor as horas de sol e poupar energia.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o horário de inverno chega na madrugada do dia 30 de outubro, de um sábado para um domingo.

Assim que forem 2h da manhã, o relógio terá de ser atualizado para a 1h da manhã, no caso de Portugal Continental e do arquipélago da Madeira. Nos Açores, a hora será acertada da 1h da manhã para a meia-noite.

Como surgiu a mudança da hora?

Em 1784, Benjamin Franklin, um cientista e inventor renomado que já tinha ganho um lugar na História como um dos pais fundadores dos EUA, propôs o primeiro horário de verão, com o intuito de se poder aproveitar melhor as horas de sol e, assim, poupar consideravelmente nas velas, que eram o principal meio de iluminação em todo o mundo antes da eletricidade.

A mudança de hora foi proposta no século XVIII, por Benjamin Franklin, mas só durante a Primeira Guerra Mundial é que começou a ser implementada, aos poucos, um pouco por todo o mundo.

Passados mais de 100 anos, a meio da Primeira Guerra Mundial (1916), e de forma a poupar combustível, escasso e racionado – tal como muitos outros bens essenciais –, a Alemanha e a Áustria resolveram prolongar a luz do dia ao alterar a hora na primavera. Assim, foram centenas de países que aderiram a esta alteração, um pouco por todo o globo.

Em 2001, com a implementação da diretiva 200/84/EC na União Europeia, todos os Estados-Membros passaram a ser obrigados a mudar a hora duas vezes por ano.

A mudança de horário e a Comissão Europeia

Em 2018, a Comissão Europeia decidiu acabar com a mudança de hora, levando a proposta ao Parlamento Europeu. Contudo, e apesar de o Parlamento ter votado a favor, com alguns votos de vantagem, cabe aos Estados-Membros da União Europeia decidirem o que fazer.

António Costa, o primeiro-ministro de Portugal, afirma que o nosso país irá manter a mudança horária, pelo que, pelo menos nos próximos anos, este ciclo deverá continuar. Abaixo segue a lista das próximas mudanças de hora até ao ano de 2026, de acordo com o indicado pelo OAL.

  • 2023: domingo 26 de Março e domingo 29 de Outubro,
  • 2024: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
  • 2025: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
  • 2026: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro.

Não se esqueça: dia 30 de outubro acerte o(s) relógio(s)!