
As temperaturas estão abaixo do normal para a época. A causa é uma massa de ar polar continental que está a contribuir para intensificação do frio, resultando em formação de gelo e geadas extensas. Também se prevê queda de neve. Saiba mais aqui!
As temperaturas estão abaixo do normal para a época. A causa é uma massa de ar polar continental que está a contribuir para intensificação do frio, resultando em formação de gelo e geadas extensas. Também se prevê queda de neve. Saiba mais aqui!
O número de mortes relacionadas com o calor diminuiu em Espanha, apesar deste ser um dos países mediterrânicos mais afetados pelo aumento das temperaturas e das ondas de calor.
Nos últimos 50 anos os Alpes sofreram uma redução de 5,6%, por década, na duração da cobertura de neve, o que já afeta uma região onde a economia e a cultura giram em grande medida em torno do inverno.
A sustentabilidade do programa Artemis e o seu objetivo de desenvolver uma presença humana permanente na Lua depende da capacidade de utilizar recursos in-situ para reduzir o custo e o risco das operações lunares.
Um estudo da vegetação de Nova Iorque e algumas áreas adjacentes, densamente povoadas, revelou que a fotossíntese por árvores e gramíneas absorve grande parte das emissões de carbono produzidas por automóveis, camiões e autocarros.
Uma massa de ar polar trará temperaturas próximas aos 0 ºC e até mesmo negativas, a partir deste domingo. Há ainda a possibilidade de queda de neve em algumas regiões de Portugal continental na próxima semana. Veja aqui a previsão!
Desde o início da construção da Torre de Pisa que esta se inclinou e assim permaneceu. Contudo, e devido à grande inclinação, foram feitos alguns esforços de forma a tentar reverter a situação. Saiba mais aqui!
Um relâmpago que atingiu uma linha de eletricidade em Sandhills, uma área dunar do Nebraska, criou um material que até então não havia sido identificado, abrindo assim um capítulo na história dos quase-cristais.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) previu recentemente que o fenómeno La Niña poderia durar todo o inverno, sendo que desta forma, este seria o registo mais longo até hoje, com uma duração de 3 anos.
Os engenheiros desenvolveram robôs miniatura para patrulhar a rede de condutas, verificar falhas e prevenir fugas de água que podem chegar aos milhares de milhões de litros. Saiba mais aqui!
Uma anomalia no Atlântico Norte chamada "The Cold Blob", causada provavelmente pelo enfraquecimento da Circulação Inversa Meridional do Atlântico, também conhecida como AMOC, está a abrandar o degelo dos glaciares árticos.
A precipitação tem dado algumas tréguas, em algumas partes do país, contudo, deverá voltar em força no Natal, com a possibilidade de causar alguns estragos, devido a inundações.
Uma genealogia dos seres humanos, construída a partir de milhares de genomas, dá-nos pistas sobre onde a nossa espécie evoluiu pela primeira vez e como nos espalhamos pelo mundo.
De forma a conseguir uma melhor investigação acerca das ondas de calor marinhas, um novo estudo afirma a necessidade de uma abordagem diferente nas áreas de estudo. Saiba mais aqui!
Embora a extensão de neve da última semana do mês passado tenha sido das mais altas dos últimos 56 anos, em novembro, o aumento do gelo do mar vem a seguir à taxa de crescimento médio de 2010. Contamos-lhe mais detalhes aqui!
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou há uns dias que o fenómeno La Niña irá, provavelmente, durar até ao fim do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul. Saiba mais aqui!
O gado é importante para a alimentação, abrigo e uma fonte de capital, mas as alterações climáticas ameaçam a produção pecuária e a subsistência de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.
Aplicar o trajeto do sol a um projeto, para tirar benefícios da luz natural, é uma forma brilhante de resolver problemas energéticos e reduzir o consumo. Saiba mais aqui!
Os furacões ameaçam as costas norte-americanas todos os anos, e parecem estar a intensificar-se à medida que o clima muda. Tempestades semelhantes podem atingir regiões mais frias no norte, e novas investigações sugerem que também se irão intensificar.
O ser humano pode permanecer na Lua por longos períodos durante esta década, segundo um investigador da NASA. Contamos-lhe mais aqui!