A inteligência artificial é um termo abrangente e tem várias aplicações. Os astrónomos têm vindo a utilizar a IA para estudar os corpos celestes, tornando o seu trabalho mais rápido e mais fácil.
A inteligência artificial é um termo abrangente e tem várias aplicações. Os astrónomos têm vindo a utilizar a IA para estudar os corpos celestes, tornando o seu trabalho mais rápido e mais fácil.
Embora a Terra esteja a aquecer, um novo estudo sugere que a atmosfera poderá provocar longos períodos de frio ou de chuva extremos no inverno, em algumas regiões. Saiba mais aqui!
O planeta 8 Ursae Minoris b orbita uma estrela a cerca de 530 anos-luz de distância que está a morrer, ou seja, esta já deveria ter engolido este planeta, mas não aconteceu.
Como referimos ultimamente, as temperaturas em outubro continuam acima do esperado para a época. Eis onde fará mais calor este fim de semana em Portugal. Veja aqui a previsão!
Uma nova missão da NASA lançará três foguetões durante o eclipse anular de 2023, que acontece já este mês de outubro, para estudar a forma de como a queda súbita da luz solar afeta a nossa atmosfera superior.
Um novo modelo sugere que, dentro de 250 milhões de anos, toda a terra irá colidir num supercontinente que impulsiona o aquecimento e empurra os mamíferos para a extinção. Saiba mais aqui!
As amostras retiradas ao asteroide Bennu ajudarão a estudar o Sistema Solar e a preparar futuras missões de defesa planetária. Saiba mais aqui!
Os processos no campo magnético da Terra podem estar a contribuir para a formação de água na superfície da Lua. Saiba mais aqui!
Um novo estudo forneceu novas informações sobre o vasto impacto da contaminação das minas de metais nos rios e planícies aluviais em todo o mundo. Saiba mais aqui!
Um estudo recente explora o potencial da utilização de velas solares de aerografite para viajar até Marte e ao espaço interestelar. Saiba mais aqui!
É difícil determinar a forma da nossa galáxia. Tão difícil que só no século passado ficámos a saber que a Via Láctea é apenas uma galáxia entre milhares de milhões. Saiba mais aqui!
Os astrónomos somam o que conseguem detetar e continuam a descobrir que há mais no cosmos do que aquilo que se vê. Então, o que é que está "lá fora" e como é que tudo se explica?
À partida, as previsões podem não parecer tão más como a seca, mas estes eventos extremos também podem causar catástrofes devastadoras. Saiba mais aqui!
Astrónomos descobriram uma galáxia envolta numa "fita" cósmica, utilizando um telescópio que pertence e é operado pela CSIRO, a agência nacional de ciência da Austrália. Saiba mais aqui!
A sonda espacial Juno da NASA realizou mais um sobrevoo próximo de Júpiter, devolvendo um lote impressionante de imagens que mostram as nuvens e tempestades furiosas do planeta gigante. Veja aqui!
A depressão fria isolada que está a afetar Portugal já se fez notar e bem, desde as primeiras horas do dia de hoje, onde causou uma série de inundações de norte a sul do país. Veja aqui!
Na sequência do terramoto devastador que atingiu Marrocos no dia 8 de setembro, foram disponibilizados dados de satélite através da Carta Internacional "Espaço e Grandes Catástrofes" para ajudar as equipas de resposta a emergências no terreno.
Nos próximos dias o estado de tempo sofrerá alterações, tanto ao nível da temperatura, como em relação à precipitação, onde esta deverá afetar todo o território. Veja aqui como estará o tempo!
Depois de a missão DART da NASA ter colidido com o asteroide Dimorphos em setembro de 2022, os cientistas determinaram que o impacto fez com que toneladas de rocha fossem ejetadas da superfície do pequeno asteroide.
Os biólogos marinhos ficaram surpreendidos ao descobrir um tubarão de águas frias longe do seu habitat habitual. Porque será que isto aconteceu? Saiba mais aqui!