Amuleto viking com a forma do martelo de Thor descoberto na Suécia

Em Ysby, na província de Halland, na Suécia, os arqueólogos encontraram um amuleto com a forma do martelo de Thor, que é a prova do culto de Thor no norte da Europa. Saiba mais aqui!

Martelo de Thor
Imagem ilustrativa do martelo de Thor.

Foi na Escandinávia, provavelmente no final do século VIII, que o culto de Thor atingiu o seu auge, uma época que coincidiu com a ascensão dos Vikings.

Numa província pertencente a Halland, na Suécia, uma equipa de arqueólogos encontrou um amuleto com a forma do martelo de Thor, que acaba por provar o culto a este Deus nórdico no norte da Europa.

O que é o martelo de Thor?

O martelo de Thor, conhecido como Mjönir ("destruidor"), era a arma usada por este lendário Deus da Guerra para proteger Asgard, a morada dos Deuses, de acordo com os contos da mitologia nórdica.

Este objeto tinha muitas qualidades, incluindo a capacidade de voltar ao seu lançador como um bumerangue. O facto de ter sido esculpido com runestones e estelas funerárias, de acordo com as crenças Viking, também o torna um objeto especial.

O martelo de Thor, conhecido como Mjönir ("destruidor"), era a arma utilizada por este lendário Deus da Guerra para proteger Asgard, a morada dos Deuses, segundo os contos da mitologia nórdica.

Mjönir era utilizado como amuleto apotrópico (um mecanismo de defesa mágico ou sobrenatural) que invocava o poder protetor de Thor em benefício do utente.

Contudo, na altura em que este tipo de amuleto começou a ser utilizado, a área de Halland já estava a começar a converter-se ao cristianismo, que acabou por se tornar a religião que prevaleceu na região.

O amuleto encontrado

O pingente era a forma do povo continuar as velhas tradições em vez de abraçar a nova religião, que começava a ganhar terreno. Foi descoberto muito perto de um futuro parque habitacional a ser construído nesta cidade sueca.

amuleto; vikings
Amuleto encontrado por arqueólogos na Suécia. Créditos: Kulturmiljö Halland

Este artefacto arqueológico data de finais do século X, tem três centímetros de comprimento e é moldado em chumbo. Em escavações anteriores no mesmo local, os arqueólogos encontraram várias ferramentas do Neolítico e da Idade do Ferro, mas este amuleto é o primeiro do seu género a ser descoberto pelos investigadores.

Tendo em conta o peso simbólico do martelo de Thor, estima-se que foram feitos amuletos de forma a continuar a tradição do que este significava.

Este objeto, que os exploradores descrevem como único da sua espécie, tem um pequeno buraco através do martelo no seu eixo, pelo qual uma espécie de corda foi passada para o pendurar ao pescoço.

Os arqueólogos puderam também observar uma gravura sob a forma de um padrão entrelaçado (linhas e formas geométricas) num dos lados do martelo.

Os Vikings e os Humanos

Na tradição nórdica original, nove diferentes mundos coexistiam e eram regidos por Deuses e seres fantásticos. Enquanto os Humanos viviam em Midgard, a 'Terra do Meio', os Deuses guerreiros moravam em Asgard, considerado o mais sagrado dos mundos.

Odin é o principal Deus nórdico e Senhor da Guerra. O seu filho, Thor, é o Deus da força e dos trovões: o principal símbolo do Deus era o seu martelo, batizado de Mjöllnir.