
Fora do nosso Sistema Solar, ainda há muito por descobrir, contudo, uma equipa de cientistas da NASA está agora a investigar a possibilidade de haver água em estado líquido em 17 exoplanetas.
Fora do nosso Sistema Solar, ainda há muito por descobrir, contudo, uma equipa de cientistas da NASA está agora a investigar a possibilidade de haver água em estado líquido em 17 exoplanetas.
As telecomunicações, as redes elétricas e até a própria vida são afetadas pela forte atividade solar. Mas as explosões irascíveis do Sol não são quase nada comparadas com as superexplosões emitidas por outras estrelas.
As temperaturas mínimas já se denotam mais baixas, mas vão continuar a diminuir em algumas partes de Portugal Continental nos próximos dias. Saiba tudo aqui!
A imagem do James Webb da Cassiopeia A a brilhar intensa e silenciosamente foi revelada como parte do primeiro Calendário do Advento da Casa Branca. Saiba mais aqui!
Um novo estudo descobriu que micrometeoritos de corpos celestes de gelo do Sistema Solar exterior podem ter sido responsáveis pelo transporte de nitrogénio para uma região próxima à Terra durante os primeiros dias do nosso sistema.
O arquipélago da Madeira vai ser fustigado pelas poeiras provenientes do Saara, nos próximos dias. A nossa previsão indica que os níveis de partículas vão aumentar de forma abrupta.
Originalmente vista como uma mancha brilhante e mais tarde desaparecendo nas imagens do Hubble, a galáxia espetral AzTECC71 reaparece nos dados do Telescópio Espacial James Webb.
O rover Zhurong de Marte detetou estruturas poligonais sob a superfície do Planeta Vermelho. Aparentemente estas estruturas estão relacionadas com a água há muito perdida do planeta.
Para responder à crescente preocupação ligada aos microplásticos, os cientistas criaram um protótipo de robô inspirado num caracol, concebido para eliminar os mesmos dos oceanos, mares e lagos.
Os investigadores estão a revolucionar a medicina regenerativa com os "Anthrobots", robôs biológicos desenvolvidos a partir de células da traqueia humana que prometem novas formas de cura e tratamento.
Daqui a mil milhões de anos, a Terra tornar-se-á demasiado quente para ser habitada. Contudo, há uma hipótese remota de uma estrela fugitiva nos salvar, fazendo o nosso planeta recuar para a zona habitável.
Os geólogos do MIT descobriram que um mineral argiloso do fundo do mar, chamado esmectite, tem uma capacidade surpreendente de sequestrar carbono ao longo de milhões de anos.
Ter em consideração o efeito das bolhas de ar presas poderá melhorar as estimativas do degelo dos glaciares submarinos e prever melhor a sua contração à medida que os oceanos aquecem.
O aumento da adoção de carros elétricos e dos parques solares e eólicos em grande escala significa que vamos precisar de muito mais postes de eletricidade num futuro próximo.
Foram captadas imagens de satélite durante a erupção do vulcão russo Klyuchevskoy, que mostram uma enorme nuvem de fumo e cinzas. Saiba mais aqui!
Os fabricantes europeus estão a importar blocos de construção para fabricar plástico, uma vez que os preços da energia tornam a produção nacional demasiado dispendiosa. Saiba mais aqui!
Durante a maior parte do presente mês de novembro, os satélites da NASA observaram um fumo intenso e uma neblina que escurecem os céus no norte da Índia. Saiba mais aqui!
A quantidade de emissões de gases com efeito de estufa, provenientes das atividades humanas, consegue ultrapassar, em larga escala, as emissões originadas pelas erupções vulcânicas. Saiba mais aqui!
No início do século XX, uma experiência inovadora conhecida como efeito fotoelétrico revolucionou a nossa compreensão da luz e dos eletrões. Saiba mais aqui!
Os eventos extremos associados às alterações climáticas podem resultar na destruição dos habitats de várias espécies nativas, dando lugar a espécies não nativas que se adaptam com facilidade.