Alguns exoplanetas gelados podem ter oceanos com água em estado líquido e géiseres

Fora do nosso Sistema Solar, ainda há muito por descobrir, contudo, uma equipa de cientistas da NASA está agora a investigar a possibilidade de haver água em estado líquido em 17 exoplanetas.

géiser; ilustração
Uma equipa da NASA está a estudar a possibilidade de poder haver água em estado líquido em algum dos 17 exoplanetas sob investigação.

Um novo estudo da NASA alarga a procura de vida para além do nosso Sistema Solar, indicando que 17 exoplanetas (planetas fora do nosso Sistema) poderão ter oceanos de água líquida, um ingrediente essencial para a vida, por baixo de conchas geladas. A água destes oceanos pode ainda entrar em erupção através da crosta de gelo sob a forma de géiseres.

A equipa científica calculou a quantidade de atividade de géisers nestes exoplanetas, a primeira vez que estas estimativas foram feitas. Identificaram dois exoplanetas suficientemente próximos para que os sinais destas erupções pudessem ser observados com telescópios.

A procura de vida noutros locais do Universo centra-se, normalmente, nos exoplanetas que se encontram na "zona habitável" de uma estrela, uma distância em que as temperaturas permitem a persistência de água líquida nas suas superfícies. No entanto, é possível que um exoplaneta demasiado distante e frio ainda tenha um oceano por baixo de uma crosta de gelo, se tiver aquecimento interno suficiente.

É o que acontece no nosso Sistema Solar, onde Europa, uma das luas de Júpiter, e Enceladus, uma lua de Saturno, têm oceanos subterrâneos, porque são aquecidos pelas marés resultantes da atração gravitacional do planeta hospedeiro e das luas vizinhas.

Estes oceanos subsuperficiais podem albergar vida se tiverem outras necessidades, como o fornecimento de energia, bem como elementos e compostos utilizados em moléculas biológicas. Na Terra, ecossistemas inteiros desenvolvem-se na escuridão total no fundo dos oceanos, perto de fontes hidrotermais, que fornecem energia e nutrientes.

Haverá possibilidade de água em estado líquido em algum exoplaneta?

A equipa analisou as condições de 17 exoplanetas confirmados que têm aproximadamente a dimensão da Terra mas são menos densos, o que sugere que podem ter quantidades substanciais de gelo e água em vez de rocha mais densa. Embora as composições exatas dos planetas permaneçam desconhecidas, as estimativas iniciais das suas temperaturas à superfície, indicam que são muito mais frias do que a Terra, o que sugere que as suas superfícies poderão estar cobertas de gelo.

"As nossas análises preveem que estes 17 mundos podem ter superfícies cobertas de gelo, mas recebem aquecimento interno suficiente do decaimento de elementos radioactivos e das forças de maré das suas estrelas hospedeiras para manter oceanos internos".

Dra. Lynnae Quick, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.

O estudo melhorou as estimativas da temperatura da superfície de cada exoplaneta, recalculando-as utilizando como modelos o brilho da superfície conhecido e outras propriedades de Europa e Enceladus. A equipa também estimou o aquecimento interno total nestes exoplanetas, utilizando a forma da órbita de cada exoplaneta para obter o calor gerado pelas marés e adicionando-o ao calor esperado da atividade radioativa.

As estimativas da temperatura da superfície e do aquecimento total deram a espessura da camada de gelo para cada exoplaneta, uma vez que os oceanos arrefecem e congelam à superfície enquanto são aquecidos a partir do interior. Por fim, compararam estes valores com os de Europa e utilizaram os níveis estimados de atividade dos géiseres em Europa como uma base conservadora para estimar a atividade dos géiseres nos exoplanetas.

A presença de água em exoplanetas

A água pode conter outros elementos e compostos que podem revelar se um planeta é capaz de suportar vida. Uma vez que os elementos e compostos absorvem a luz em cores específicas, a análise da luz das estrelas permitiria aos cientistas determinar a composição do géiser e avaliar o potencial de habitabilidade do exoplaneta.

youtube video id=12xdJSozihE

Para planetas como o Proxima Centauri b, que não atravessam as suas estrelas do nosso ponto de vista, a atividade dos géiseres pode ser detetada por potentes telescópios capazes de medir a luz que o exoplaneta reflete enquanto orbita a sua estrela. Os géisers expeliriam partículas geladas para a superfície do exoplaneta, o que faria com que o exoplaneta parecesse muito brilhante e refletor.

Quick L., Roberge A., Mendoza G., et al. Prospects for Cryovolcanic Activity on Cold Ocean Planets. The Astrophysical Journal (2023).