Vão ser precisas muitas árvores para atualizar a rede dos veículos elétricos e não só!

O aumento da adoção de carros elétricos e dos parques solares e eólicos em grande escala significa que vamos precisar de muito mais postes de eletricidade num futuro próximo.

uso de árvores; eletricidade
Está a ser construída uma nova fábrica nas florestas ocidentais do Louisiana para alimentar os postes descascados. Fonte: The Wall Street Journal.

Nos Estados Unidos existem mais de 120 milhões de postes elétricos de madeira, que sustentam literalmente a rede elétrica de cabos aéreos.

Todos os dias, alguns destes postes envelhecem e precisam de ser substituídos, outros são danificados por incêndios, acidentes de viação ou forças naturais, como o vento, os pica-paus e os castores, principalmente.

À medida que continuamos a gastar mais nestas infraestruturas envelhecidas, dependemos cada vez mais destas no nosso quotidiano. O aumento da adoção de carros elétricos, dos parques solares e eólicos em grande escala e uma lei de infraestruturas no valor de 1,2 mil milhões de dólares significa que vamos precisar de muito mais postes de eletricidade num futuro próximo.

De que forma se está a dar resposta à procura de mais postes?

A procura de postes de eletricidade mais altos e de maior diâmetro está a aumentar, o que significa que empresas como a Koppers estão a procurar e a abater coníferas antigas de grande porte para satisfazer esta procura.

O antigo poste padrão de 12 metros de Classe 4 está a cair em desuso, uma vez que as empresas de eletricidade optam por instalar novos postes de 13,5 metros de Classe 2 para uma base mais espessa e mais forte para as suas linhas.

"Quanto maior (a árvore), melhor nos dias de hoje, tendo em conta a quantidade de equipamentos e cabos que os postes têm de suportar na era da fibra ótica e dos carros elétricos".

Jim Healey, vice-presidente da Koppers para os produtos industriais e de serviços públicos.

No entanto, há um grande problema com estas novas instalações. A vara de classe 4 é muito mais fácil de encontrar na natureza. Uma vara de classe 2 não é apenas um metro e meio mais alta, mas também muito mais grossa, o que significa que a árvore de onde é extraída tem de ser significativamente mais alta. Mais alta e mais grossa significa mais velha, e não se pode simplesmente criar uma árvore de crescimento antigo.

À medida que estas árvores maciças se tornam menos disponíveis, outros métodos de fabrico terão de intervir para colmatar esta lacuna. As infraestruturas vão ter de ser construídas e reforçadas, independentemente da disponibilidade de postes feitos a partir de árvores antigas. Desta forma, os fabricantes de postes de betão, aço e compósitos estão também a aumentar a sua produção em antecipação ao aumento da procura.

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Este investimento já vem de há muito tempo, uma vez que os EUA têm estado a trabalhar com uma rede de energia que funciona como um "penso rápido" e que tem vindo a ser remendada durante décadas. Este aumento da procura e o crescimento exponencial esperado da procura de energia num futuro próximo vão sobrecarregar a rede elétrica para além do seu ponto de rutura.

Assim, talvez haja razões para aumentar a infraestrutura de cabos enterrados em vez de postes de madeira. O seu desenvolvimento é mais caro, é certo, mas é muito menos suscetível a falhas e interferências.

Referência da notícia
Brownell B. We're Going To Have To Cut Down A Lot Of Big Trees To Upgrade The Electric Grid For EVs. Jalopnik (2023).
Dezember R. The Electric-Car Era Needs a Lot of Really Big Trees. The Wall Street Journal (2023).