Poeiras do Saara aproximam-se da Madeira e os níveis de PM10 aumentam consideravelmente!

O arquipélago da Madeira vai ser fustigado pelas poeiras provenientes do Saara, nos próximos dias. A nossa previsão indica que os níveis de partículas vão aumentar de forma abrupta.

Nos próximos dias, a poeira do Saara vai afetar, de forma considerável, o arquipélago da Madeira, podendo também alcançar, ainda que de forma mais leve, Portugal continental. Desta forma, prevê-se um agravamento da qualidade do ar para esta região, onde as partículas em suspensão, nomeadamente as PM 10 e as PM 2.5 vão aumentar abruptamente no início da próxima semana.

As partículas mais nocivas para a saúde humana são as que possuem um diâmetro aerodinâmico inferior a 10 µm, denominadas PM10, pois podem entrar no sistema respiratório. Dentro das PM10 a fração com diâmetro aerodinâmico inferior a 2,5 µm, denominadas PM2.5, ou partículas ainda menores consegue penetrar o sistema respiratório até ao nível alveolar interferindo no processo respiratório e acarretando risco grave para a saúde. - Agência Portuguesa do Ambiente.

Foi estabelecido um valor limite diário de 50 μg/m³ (microgramas por metro cúbico) de PM10, que não deve ser excedido por mais de 35 dias, caso contrário, serão acarretados maiores riscos para a saúde, visto que a exposição a um elevado número de partículas em suspensão pode resultar em doenças respiratórios e cardíacas, segundo o Relatório do Ambiente do Estado.

Aumento abrupto de PM10 e PM2.5 no arquipélago da Madeira

No dia de hoje, 9 de dezembro, a presença de PM10 no arquipélago da Madeira encontra-se entre os 6 e os 7 μg/m³, sendo que as PM2.5 concentram-se entre os 3 e os 4 μg/m³. Contudo, este cenário vai alterar-se a partir do final do dia de segunda-feira, onde estes níveis vão aumentar de forma significativa.

PM10; Madeira
Concentração de PM10, terça-feira, à meia-noite, no arquipélago da Madeira.

Como podemos observar na imagem acima, a concentração das PM10 no arquipélago podem aumentar até aos 186 μg/m³, já no início da madrugada de terça-feira. Fazendo com que a qualidade do ar se deteriore de forma considerável, sendo necessário um cuidado extra para quem estará exposto, visto que estas partículas podem interferir com o nosso sistema respiratório.

Contudo, e apesar desta já ser uma situação grave, a concentração das PM2.5 também vai aumentar de forma considerável, podendo ir até aos 41 μg/m³, acarretando ainda mais risco para a saúde da população, como está explicado acima.

qualidade do ar
Índice da qualidade do ar no arquipélago da Madeira, à meia-noite de quarta-feira.

Desta forma, e como é possível verificar no mapa acima, a qualidade do ar, no início de quarta-feira, poderá ser classificada como muito má, segundo o nosso modelo de previsão.

E em Portugal continental, como será?

Este agravamento da qualidade do ar no arquipélago da Madeira não se irá expandir tanto para o continente. Ainda assim, as regiões do país mais afetadas, tais como Lisboa e Algarve, podem registar níveis de PM10 até 30 μg/m³ e 32 μg/m³, respetivamente, na terça-feira, ao final do dia.

Também a concentração de PM2.5 sofrerá um aumento, ainda que não tanto significativo, pois apesar das poeiras saarianas contribuírem para uma maior concentração destas partículas, estas devem-se, em grande parte, à poluição antrópica.