
O crescimento do volume da alga sargaço (Sargassum) nas Caraíbas pode bater um recorde histórico em 2023 e representa uma séria ameaça ao turismo de todos os países da região.
O crescimento do volume da alga sargaço (Sargassum) nas Caraíbas pode bater um recorde histórico em 2023 e representa uma séria ameaça ao turismo de todos os países da região.
A 27 de março um halo de luz vermelha iluminou o céu sobre Itália. Mas o evento durou apenas alguns milissegundos. O fotógrafo Valter Binotto conseguiu capturá-lo. Estranhamente, este fenómeno foi produzido por tempestade distante.
A utilização de tecnologia para o uso de torres de controlo remoto é cada vez mais utilizada. A sua utilização torna possível operar um aeroporto a dezenas de quilómetros do local real e aumentar a operacionalidade em condições meteorológicas adversas.
A 29 de Junho, a Terra estabeleceu o recorde de rotação mais rápida desde que os relógios atómicos foram utilizados, o que significa que o dia durou um pouco menos. O que está por trás disto?
Uma intensa onda de calor varreu a Gronelândia nas últimas semanas, levando o termómetro acima dos 15°C na parte norte da ilha. Nos setores mais frios, os cientistas puderam estar ao ar livre em calções, algo raramente visto antes.
Na Índia propõem começar a analisar a exequibilidade da utilização de drones para substituir os balões meteorológicos. Embora o caminho ainda agora tenha começado, existem alguns obstáculos que parecem difíceis de ultrapassar. Contamos-lhe os detalhes.
Para China a rede de satélites Starlink poderá constituir uma ameaça à sua segurança. É por isso que os investigadores deste país analisaram estratégias que permitam neutralizar a rede de satélites que tem como objetivo fornecer Internet de banda larga a partir do Espaço.
Os anéis, que identificam Saturno e o tornam um dos planetas mais vistosos do Sistema Solar, estão a desvanecer-se mais rápido do que se supunha. Estes processos demonstram que vivemos num universo em constante mudança.
Da água doce que há no planeta, a maior parte reside no subsolo. Pouco explorado e com poucas informações a respeito, o seu uso adequado poderia evitar a morte de um número significativo de pessoas.
A descoberta de uma bactéria que pode ser vista a olho nu rompe com os conceitos aceites pela ciência, e permite ir um passo mais longe no conhecimento do mundo em que vivemos. Este organismo foi encontrado nos mangais da ilha de Guadalupe, nas Caraíbas.
Com o objetivo de preparar humanos para missões em Marte dois exploradores estão a ser monitorizados na Antártida sob condições extremas. Serão quase 4000 quilómetros durante cerca de 80 dias.
A descoberta de um fóssil de embrião perfeitamente preservado no seu ovo, além de ser impressionante, permite fortalecer o conhecimento da relação das aves atuais com certos dinossauros.
Uns misteriosos cristais descobertos no deserto do Atacama têm agora explicação. A causa da sua origem parece ter vindo do Espaço num espetáculo descomunal.
Orka, a maior máquina de sucção de carbono do mundo já está a funcionar na Islândia. Embora se tenha sugerido que seria uma solução para as alterações climáticas, a verdade é que está longe disso.
Muitas pessoas passam os seus dias dentro de centros comerciais em dias de calor excessivo. Uma reportagem no jornal El País indica que nos bairros mais pobres é maior a quantidade de gente que para lá se dirige durante as ondas de calor.
O corpo humano pode suportar o calor até um certo ponto. A humidade presente é a que define esse valor de risco. Para além deste limite, o corpo tem dificuldade em gerir a sua temperatura interna.
O robot Curiosity descobriu que as provas de vidas passadas em Marte podem ter sido apagadas. A descoberta abre novas possibilidades de que alguma forma de vida já se desenvolveu no subsolo marciano.
Astrónomos descobriram círculos misteriosos no céu e não compreendem bem a que se devem. Um desafio para os investigadores do espaço que mostra que o universo esconde muitos segredos.
A 31 de março, a estação de investigação de Cape Cod em Massachusetts foi encerrada porque podia cair ao mar. A erosão das falésias acelerou acentuadamente nos últimos anos e pôs em risco todo o edifício.
Uma investigação recente indica que uma mudança no campo magnético da Terra há 42000 anos atrás gerou profundas alterações, especialmente no clima, causando uma crise ambiental.