Um novo trabalho está a avançar fortemente no desenvolvimento de combustíveis para a aviação através da utilização de águas residuais. A sua eficiência seria muito alta, permitindo uma redução de 70% nas emissões de CO2 do setor.
Enzo Campetella
Meteorologista - 114 artigosEnzo Campetella é meteorologista formado pela Universidade de Buenos Aires em 1993. Além da sua formação em meteorologia, é um observador meteorológico de superfície. Durante pouco mais de 3 anos trabalhou como meteorologista para o Serviço Meteorológico da Argentina. Posteriormente, atuou como consultor meteorológico para empresas privadas.
Paralelamente à meteorologia, desenvolveu tarefas na área do jornalismo, sendo o correspondente de diferentes meios de comunicação no Congresso Nacional da Argentina entre 1995 e 2007. A experiência adquirida ajudou a aperfeiçoar sua própria estratégia de comunicação, participando durante várias temporadas de programas de rádio para ajudar produtores agrícolas em épocas de geadas tardias. O ciclo Radiocentígrado da Rádio El Valle LU18 foi um dos mais emblemáticos da região do Alto Vale do Rio Negro, na Patagônia.
Como parte do trabalho de divulgação, desenvolveu cursos de meteorologia para amadores, e atualmente lidera um projeto para levar essa ideia a uma escala maior, com sua presença na internet por meio do site ‘Somos el Clima’.
Artigos de Enzo Campetella
Um estudo recente concluiu que as gotas de chuva nos estágios iniciais da evolução teriam sido essenciais para fornecer proteção às primeiras células em desenvolvimento.
'OpenAI o1', a nova ferramenta do ChatGPT segue agora um processo de raciocínio humano que melhora os resultados em matemática, ciências e programação. Com esta estratégia os resultados minimizam erros muito comuns nas versões anteriores.
Uma investigação recente determinou que a água doce no planeta teria surgido cerca de 500 milhões de anos antes do que se acreditava. O estudo foi feito em cristais que datam do início do Pré-cambriano na Austrália Ocidental.
As condições extremas do El Niño de 2015-2016 causaram uma perda significativa de carbono armazenado na bacia amazónica. E foi demonstrado que estes efeitos podem ser mais duradouros no ciclo do carbono.
Eugenia Kalnay estudou na Universidade de Buenos Aires, mas após a noite dos bastões longos, estabeleceu-se nos Estados Unidos em 1966. As suas descobertas tornaram possíveis os modelos meteorológicos tal como os conhecemos hoje. Foi-se uma das maiores meteorologistas do mundo, e era argentina.
O furacão Debby atinge o norte da Flórida, produzindo inundações catastróficas e marés de tempestade de grande impacto. Prevê-se que se desloque lentamente para nordeste e que produza precipitação extrema na Geórgia e nas Carolinas.
O clima de há 3 milhões de anos era semelhante ao que se prevê ser possível no ano 2100. Agora, as conchas fornecem pormenores sobre como eram as estações do ano para pensar em cenários possíveis daqui a algumas décadas. Tudo indica que os verões vão aquecer mais depressa do que os invernos.
O calor extremo quadruplicou o número de casos de insolação no Japão. Uma percentagem significativa de pessoas que acabam por ser hospitalizadas são encontradas sozinhas nas suas casas ou desmaiadas nas ruas.
No Natal de 2022 foi filmada uma enorme aurora de chuva polar que cobriu o Pólo Norte. E agora foi publicado um estudo com a análise desse fenómeno e as explicações de como ele ocorreu.
Assuão, no sul do Egito, registou um máximo histórico de 50,9°C a 7 de junho. As vagas de calor estão a tornar-se cada vez mais extremas no Norte de África e no Médio Oriente. Um estudo de 2021 já previa este cenário, alertando para o facto de, em meados do século, se atingirem facilmente máximas de 56°C.
Fragmentos de ADN antigos são encriptados no genoma humano moderno. Isto ativa alguns genes que estão ligados a distúrbios psiquiátricos como a doença bipolar, a depressão e a esquizofrenia.
Estudos recentes mostraram que o cérebro humano tem mais capacidade de armazenar informações do que se pensava anteriormente. Esta descoberta abre caminho para a compreensão dos processos no nosso cérebro e como estes funcionam em patologias como o Alzheimer.
Imagens sismológicas permitiram-nos descobrir detalhes do núcleo interno sólido da Terra, algo que ainda hoje é um mistério. O estudo indica que o centro do planeta pode estar em estado de convecção térmica.
Desde o mínimo de gelo antártico de 2016, o regime mudou e os cientistas estão a investigar o que o está a causar e como se comportará no futuro.
Um projeto de cidade 'flutuante' está em desenvolvimento na Coreia do Sul. O aumento do nível do mar será um grave problema para milhões de pessoas em todo o mundo, em especial na Oceânia.
O país em questão é o primeiro país da América a perder todos os seus glaciares, num processo que se acelerou à medida que as temperaturas globais aumentaram.
Não é só o calor que pode evaporar a água. O efeito fotomolecular é o processo pelo qual a luz também a evapora sem a presença de calor. Esta descoberta é fundamental para a meteorologia e outros ramos da ciência.
Duas tempestades severas produziram pelo menos 32 tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos no passado fim de semana, deixando pelo menos 5 mortos.
A lenda de Shingo, no Japão, diz que Jesus está enterrado lá e que morreu aos 109 anos. O seu irmão teria morrido na cruz. Uma lenda que traz 20.000 peregrinos ao túmulo japonês de Jesus todos os anos.