Enzo Campetella

Enzo Campetella

Meteorologista - 16 artigos

Enzo Campetella é meteorologista formado pela Universidade de Buenos Aires em 1993. Além da sua formação em meteorologia, é um observador meteorológico de superfície. Durante pouco mais de 3 anos trabalhou como meteorologista para o Serviço Meteorológico da Argentina. Posteriormente, atuou como consultor meteorológico para empresas privadas.

Paralelamente à meteorologia, desenvolveu tarefas na área do jornalismo, sendo o correspondente de diferentes meios de comunicação no Congresso Nacional da Argentina entre 1995 e 2007. A experiência adquirida ajudou a aperfeiçoar sua própria estratégia de comunicação, participando durante várias temporadas de programas de rádio para ajudar produtores agrícolas em épocas de geadas tardias. O ciclo Radiocentígrado da Rádio El Valle LU18 foi um dos mais emblemáticos da região do Alto Vale do Rio Negro, na Patagônia.

Como parte do trabalho de divulgação, desenvolveu cursos de meteorologia para amadores, e atualmente lidera um projeto para levar essa ideia a uma escala maior, com sua presença na internet por meio do site ‘Somos el Clima’.

Artigos de Enzo Campetella

Refugiados climáticos urbanos durante as ondas de calor
Atualidade

Refugiados climáticos urbanos durante as ondas de calor

Muitas pessoas passam os seus dias dentro de centros comerciais em dias de calor excessivo. Uma reportagem no jornal El País indica que nos bairros mais pobres é maior a quantidade de gente que para lá se dirige durante as ondas de calor.

Neve de sangue invade uma ilha da Antártida
Atualidade

Neve de sangue invade uma ilha da Antártida

Uma ilha na Península Antártica registou uma estranha aparição de neve cor de sangue. Um fenómeno que não é novidade, mas que pode estar relacionado com o aquecimento do mar.

O mundo está a ficar sem areia
Atualidade

O mundo está a ficar sem areia

A areia é o segundo recurso mais consumido do mundo. O crescimento da população e o aumento exponencial do seu uso estão a pô-la em risco. Nós humanos, podemos vir a ficar sem areia em poucas décadas.

Como se vive na cidade mais alta do mundo
Atualidade

Como se vive na cidade mais alta do mundo

A cidade peruana de La Rinconada, a mais de 5000 metros de altitude é o povoamento permanente mais elevado do mundo. Quase sem serviços, a vida lá é dura e complexa. Saiba como sobrevivem.