Poeiras do Saara e calor de 40 ºC à vista em várias regiões de Portugal: saiba o porquê deste tempo de verão!

O calor em Portugal vai continuar a intensificar-se nos próximos dias, com várias regiões a poderem atingir temperaturas a rondar os 40 ºC. Além disto, prevê-se uma intrusão de poeiras do Saara. Saiba a previsão completa!
O estado do tempo em Portugal continental vai manter-se estável, seco, maioritariamente soalheiro e bastante quente ao longo dos próximos dias.
Além do curto episódio de calor intenso, que atingirá o ápice entre quinta (29) e sábado (31), a reta final do mês de maio será marcada por uma intrusão de poeiras do Saara, que serão transportadas em suspensão na massa de ar tropical continental proveniente do Norte de África.
No sábado, 31 de maio, espera-se que a situação de calor intenso permaneça em grande parte da geografia de Portugal continental, pelo que este episódio de tempo quente, embora não cumpra com os requisitos da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para ser classificado como uma onda de calor, não deixará de ser perigoso.
Além das temperaturas máximas elevadas, que persistirão ao longo de pelo menos três dias, é importante realçar a previsão de valores elevados de radiação ultravioleta (UV) de norte a sul do país (8 e 9), sobretudo durante o período da tarde (12:00 - 16:00).
Adicionalmente, é importante ainda referir que haverá perigo de incêndio rural em várias regiões do país, com os concelhos mais meridionais (do Sul do nosso país) mais expostos a este perigo.

Ainda voltando às poeiras saarianas, as mesmas varrerão o nosso país de sul para norte graças à circulação atmosférica conjugada pela combinação do Anticiclone dos Açores com a massa de ar quente e seca procedente do Norte de África e com o vento que soprará do quadrante Leste.
Aviso amarelo para tempo quente emitido pelo IPMA
Corroborando a informação meteorológica avançada pela Meteored, o IPMA lançou oficialmente aviso amarelo para tempo quente nos dias vindouros, em 11 dos 18 distritos de Portugal continental.
A previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima levou a que os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro estejam agora sob aviso amarelo.