Tempo em Portugal até sexta-feira, 30 de maio: calor até 40 ºC, radiação UV perigosa para a saúde e outros fenómenos!

O calor em Portugal continental vai continuar a intensificar nos próximos dias. Até sexta-feira, 30 de maio, prevê-se tempo quente e seco e valores elevados de radiação UV. Mas também são esperados outros fenómenos. Saiba a previsão completa!

O anticiclone situado ao largo do arquipélago dos Açores (região autónoma portuguesa e insular) vai desdobrar-se em crista para o Golfo da Biscaia ao longo da próxima semana. Isto, em conjunto com uma depressão térmica que se estende desde o Norte de África até Portugal continental e Espanha peninsular, estará na génese de um fluxo de Sueste (ventos do quadrante Sul e Leste).

A este fluxo estará associado o transporte de uma massa de ar tropical continental procedente do Norte de África, que será favorável a um panorama de condições meteorológicas quentes e secas.

Deste modo, nos próximos dias, o céu estará pouco nublado ou limpo, sendo expectável a presença de algumas nuvens na madrugada e início da manhã nas Regiões Norte e Centro (grosso modo situadas a norte do rio Tejo). Será mais provável nos primeiros dias da semana e no litoral.

Aguaceiros esporádicos, potencialmente acompanhados de trovoada e possibilidade de queda de granizo à vista para a tarde da próxima sexta-feira, 30 de maio.

Na quinta (29) e sexta-feira (30) espera-se um aumento temporário de nebulosidade (nuvens de desenvolvimento vertical - cumulunimbus) durante a tarde, sobretudo nas regiões do interior. Devido a isto, perspetiva-se a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada (precipitação do tipo convectivo) na sexta-feira, 30 de maio.

As temperaturas máximas, já bem superiores aos valores médios de referência para o mês de maio em grande parte da geografia de Portugal continental, vai registar uma subida progressiva, com os valores mais elevados previstos para quinta (29) e sexta-feira (30). Nestes dias espera-se que o termómetro registe valores acima dos 30 ºC em quase todo o país.

A radiação ultravioleta (UV) vai continuar a manifestar valores muito elevados (9) e perigosos para a saúde, especialmente entre as 12:00 e as 15:00 nos próximos dias.

Porém, para alguns locais da faixa costeira ocidental preveem-se valores inferiores a este patamar e, na Região Sul e Vale do Tejo (distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro) são expectáveis valores consideravelmente elevados e a fazer lembrar temperaturas mais típicas da canícula (período mais quente do verão e que decorre entre os dias 15 de julho e 15 de agosto).

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Espera-se que a temperatura mínima do ar também registe uma subida durante a semana de 26 a 29 de maio, com valores acima dos 15 °C em grande parte do território. É provável que nalguns locais das Regiões Centro e Sul já possam ser vividas as chamadas noites tropicais, ou seja, noites em que a temperatura mínima do ar é igual ou superior a 20 °C.

Vento Leste dominará temporariamente. Perigo de Incêndio Rural à vista e valores elevados de radiação UV

Ao longo da maior parte dos dias a nortada será o vento prevalecente, com intensidade fraca a moderada. Vai soprar temporariamente do quadrante leste no período da madrugada, e pontualmente forte no litoral Oeste e nas terras altas, sobretudo no período vespertino (de tarde).

Haverá uma tendência para o enfraquecimento e maior predomínio do vento do quadrante Leste na quinta e na sexta-feira, dias 29 e 30 de maio. Nestes dias o transporte da massa de ar quente e seco até Portugal continental será particularmente significativo.

tempo quente Portugal
Temperaturas vão roçar os 40 ºC em vários locais do Centro-Sul de Portugal continental na quinta (29) e sexta-feira (30).

O estado do tempo previsto irá traduzir-se num aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR). A classificação de PIR elevado ou muito elevado aparecerá gradualmente em grande parte das regiões, sendo expectável que alguns concelhos meridionais (da Região Sul) registem classificação de PIR máximo.

Adicionalmente, de acordo com os mapas de referência da Meteored, o índice de Radiação Ultravioleta (UV) deverá continuar a manifestar valores muito elevados, associados à época do ano, maior número de horas de radiação solar e à ausência de nuvens.

Este panorama meteorológico vai continuar a ser monitorizado pela Meteored, pelo que aconselhamos a que mantenha a consulta diária das nossas previsões do estado do tempo em Portugal.