
A descoberta de novos fósseis de hominídeos forneceu dados cruciais. Saiba mais aqui!
A descoberta de novos fósseis de hominídeos forneceu dados cruciais. Saiba mais aqui!
Mesmo sem um sistema neuronal, o Physarum polycephalum é capaz de resolver labirintos, tomar decisões ou aprender por erro e tentativa. As suas habilidades levam os cientistas a questionar os fundamentos da cognição.
As alterações climáticas e o aumento da urbanização criam problemas que afetam gravemente os cidadãos de diversas formas. Saiba mais aqui!
Ondas de calor cada vez mais longas e intensas estão a colocar crianças em risco de problemas de saúde e dificuldades de aprendizagem, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Especialistas de Harvard e de outras instituições alertam para a necessidade urgente de adaptação das escolas e creches.
As interações entre baleias de barbas (Mysticeti) e golfinhos (Delphinidae) são mais comuns e variadas do que se pensava. Saiba mais sobre este fenómeno aqui!
A Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, é um dos pilares do sistema climático global, abrigando mais biodiversidade terrestre do que qualquer outro lugar do planeta.
O Hebo Matsuri, realizado em Kushihara, no Japão, celebra a tradição de criar e consumir vespas, unindo saberes ancestrais, identidade cultural, sustentabilidade e nutrição num evento único e festivo. Conheça mais aqui!
Surpreendentemente, os terramotos não só fracturam a crosta terrestre, como também fornecem energia química aos micróbios nas profundezas do subsolo, alimentando ecossistemas ocultos, de acordo com geoquímicos chineses.
Investigadores da ETH Zurique descobriram uma força subtil na formação de nuvens: a poeira do deserto. Utilizando dados de satélite dos últimos 35 anos, eles determinaram que a poeira do deserto pode ser um fator importante na formação de nuvens de gelo.
As quatro grandes categorias de serviços de ecossistema das vespas: regulação, provisão, suporte e culturais. Saiba mais aqui!
Um novo estudo revela que os glaciares da América do Norte e da Europa registaram a maior perda de massa de gelo das últimas quatro décadas, duplicando as taxas de fusão da década anterior e atingindo um ponto crítico que ameaça os ecossistemas e as comunidades globais.
O calor e a humidade intensos no verão podem desencadear ou agravar cefaleias e enxaquecas, envolvendo mecanismos como desidratação, variação da pressão atmosférica e exposição à luz intensa. Saiba mais aqui!