
As alterações climáticas estão a conduzir a um grande aumento de tempestades intensas e lentas, revelou um novo estudo da Universidade de Newcastle e do Met Office. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas estão a conduzir a um grande aumento de tempestades intensas e lentas, revelou um novo estudo da Universidade de Newcastle e do Met Office. Saiba mais aqui!
As temperaturas do ar no Ártico aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas. Este aquecimento é frequentemente referido como "Amplificação do Ártico" e é um dos principais resultados do rápido aumento das concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas alteraram drásticamente a paisagem dos Alpes Suíços - a um ritmo mais rápido do que o esperado -, visto que o degelo originou mais de mil novos lagos ao longo das montanhas, revelou um novo estudo. Saiba mais aqui!
À medida que os peritos monitorizam a bacia atlântica para detetar quaisquer sinais de vida, as tempestades Felicia e Guillermo continuarão a agitar, inofensivamente, as águas do Oceano Pacífico oriental esta semana. Saiba mais aqui!
Uma nova investigação, publicada pela editora Frontiers, mostra inventários de emissões de gases com efeito de estufa de 167 cidades distribuídas globalmente. O estudo mostra que apenas 25 megacidades produzem 52% das emissões de gases com efeito de estufa das cidades estudadas. Saiba mais!
Bill Chadwick, da Universidade Estatal de Oregon, passou grande parte da sua carreira a explorar as profundezas do oceano como geólogo do fundo do mar, afirmando que não há nada como um vulcão subaquático. Saiba aqui porquê!
A semana arrancou com temperaturas bem mais suaves das que se fizeram sentir no fim-de-semana passado, no entanto, as temperaturas voltaram a aumentar. Como será no próximo fim-de-semana? Confira aqui!
Nas últimas duas semanas de julho, são esperadas temperaturas agradáveis, à exceção de alguns picos, assim como, algumas nuvens. Confira aqui a previsão!
A combinação de um calor extraordinário e da seca que atingiu o Oeste dos Estados Unidos e o Canadá, nas últimas duas semanas, matou centenas de milhões de animais marinhos e continua a ameaçar espécies incalculáveis em água doce, de acordo com uma estimativa preliminar. Saiba mais aqui!
Um novo estudo concluiu que a conversão de terras agrícolas em floresta aumentaria as chuvas de Verão em 7.6%, em média. Os investigadores descobriram, ainda, que a adição de árvores mudou os padrões de precipitação muito a favor do vento das novas florestas. Saiba mais aqui!
Já era esperado que a tempestade tropical Elsa, ainda sobre o oceano, mas já a produzir chuvas intensas sobre Cuba, se deslocasse para perto do arquipélago Florida Keys e de Dry Tortugas na terça-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Saiba mais aqui!
Um dia depois de uma província da Colúmbia Britânica ter presenciado a temperatura mais alta registada no Canadá até hoje, os residentes de Lytton foram ordenados a evacuar devido a um incêndio florestal. Saiba mais aqui!
Um dos fatores que determinam o clima da Terra é o chamado balanço energético terrestre, isto é, a diferença ou equilíbrio que se estabelece entre a energia que chega ao planeta a partir do exterior, principalmente a partir do Sol, e a energia que é refletida para o espaço. Saiba mais aqui!
O relatório mostra um fosso alarmante entre metas e ações em quinze países do G20 referentes a 2020. A REN21 apela a que todas as atividades económicas incorporem um indicador-chave de desempenho para colmatar este fosso. Saiba mais aqui!
Tendo em conta um novo relatório, a UNESCO propõe aumentar a proteção da costa nordeste da Austrália enquanto o governo australiano se opõe, com medo de perder o turismo. Saiba mais aqui!
As baterias de lítio desempenham um papel fundamental na transição de combustíveis fósseis para energias verdes. Alimentam veículos elétricos e armazenam energia em redes renováveis, ajudando a reduzir as emissões dos setores de transporte e energia. Saiba mais aqui!
Partes da neve dos Alpes na passagem da primavera para o verão adquirem cores vivas como o vermelho-escuro, laranja enferrujado ou rosa limonada. Os habitantes chamam a isso "sang de glacier" ou "sangue glaciar". Saiba mais aqui!
As alterações climáticas vão, provavelmente, tornar a temporada de monções da Índia mais húmida e perigosa, sugerem novas investigações. Os cientistas utilizaram amostras da Baía de Bengala para medir o perigo dos fatores. Contamos-lhe mais aqui!
As economias dos países ricos podem perder duas vezes mais do que estão a perder na crise da Covid-19, caso não consigam diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, de acordo com novo estudo. Saiba mais aqui!
O dia 1 de junho marca o início da temporada de furacões na bacia do Atlântico. Como é comum, serão 21 nomes de tempestades que serão, também, diferenciadas como depressão tropical, tempestade ou furacão, dependendo da intensidade. Saiba mais aqui!