O calor acentuado que se irá fazer sentir, com possibilidade de atingir, ou ultrapassar, os 40 °C nalgumas regiões portuguesas, não tem precedentes no mês de maio. Contamos-lhe mais aqui!
O calor acentuado que se irá fazer sentir, com possibilidade de atingir, ou ultrapassar, os 40 °C nalgumas regiões portuguesas, não tem precedentes no mês de maio. Contamos-lhe mais aqui!
As erupções solares de há alguns dias causaram alguns apagões radioelétricos na Ásia e na Austrália. No entanto, ainda estamos longe do pico de atividade solar previsto para julho de 2025. Saiba mais aqui!
A devastadora onda de calor que assolou a Índia e o Paquistão nos últimos dois meses foi sem precedentes, mas o pior está para vir, à medida que as alterações climáticas prosseguem rapidamente, segundo afirmam alguns cientistas climáticos.
Grandes erupções vulcânicas foram ligadas a reduções nas monções da Índia, mas os mecanismos responsáveis permanecem pouco claros. Saiba mais aqui!
Devido às alterações climáticas, a vida nos oceanos enfrenta uma potencial perda maciça de biodiversidade que poderá levar a uma grande extinção global dos oceanos, e que rivalizaria com as grandes extinções do passado no planeta Terra. Saiba mais aqui!
Um novo estudo revelou que os eventos climáticos causados pelo El Niño irão provavelmente tornar-se mais frequentes nas próximas duas décadas, independentemente de qualquer redução nas emissões de carbono, o que poderá afetar drasticamente os padrões climáticos de todo o mundo.
Os astrónomos descobriram um novo tipo de explosão cósmica, mais pequena, a qual chamaram de 'micronova'. Saiba mais aqui!
Registos da vegetação no passado contam a verdadeira história das temperaturas globais, de acordo com a investigação de um climatologista da Universidade de Washington, em St. Louis. Saiba mais aqui!
Sendo habitantes da Terra há mais de 400 milhões de anos, os tubarões aprenderam a sobreviver a desastres naturais e a extinções em massa. Saiba mais aqui!
Na revista Applied Physics Letters, investigadores da Universidade de Stanford publicaram um estudo sobre uma célula fotovoltaica que recolhe energia solar durante o dia e durante a noite, evitando a necessidade do uso de pilhas.
Cientistas da Universidade de Toronto descobriram que as noites de verão mais quentes do que o habitual parecem levar a um aumento de mortes por doenças cardiovasculares em homens na casa dos 60 anos, mas não em mulheres. Saiba mais aqui!
A reta final da semana da Páscoa será soalheira e contará com temperaturas elevadas em muitos locais do país, fazendo lembrar o verão. Veja aqui!
A nossa sensação de temperatura não se baseia estritamente na temperatura real, física. De facto, a maior parte da nossa sensação de temperatura baseia-se na rapidez com que o calor está a ser transferido para dentro/fora do corpo.
As ondas recentemente descobertas, conhecidas como "ondas de alta frequência retrógradas (HFR)", vão na direção oposta à rotação do sol e aparecem como um padrão de vórtices na superfície do sol, viajando a três vezes a velocidade prevista pelas teorias solares existentes.
A composição do quiabo e de outras plantas viscosas poderia eliminar as substâncias perigosas e minúsculas que são capazes de prejudicar tanto o ambiente como a saúde humana. Saiba mais aqui!
Na terça-feira, 29 de março, uma colossal queda de granizo cobriu de branco várias partes da cidade da Covilhã, na Beira Baixa. Veja aqui as imagens impressionantes!
Vénus, o segundo planeta mais próximo do Sol, pode ter tido as condições perfeitas para acolher vida entre 2 a 3 mil milhões de anos antes do evento maciço de resurfacing, que desencadeou gases com efeito de estufa que dominaram a atmosfera e fizeram com que esta se tornasse tão densa. Saiba mais aqui!
Esqueletos pintados com cores diferentes foram descobertos na cidade mais antiga do mundo, Catal Hüyük. Qual é o significado enigmático desta prática ritual com nove mil anos de idade? Saiba mais aqui!
Uma rocha espacial de cerca de 2 metros, que não representou perigo para a Terra, foi observada apenas 2 horas antes de atravessar a atmosfera terrestre e desintegrar-se. Esta é a quinta vez que isto acontece nos últimos 15 anos.
Yakutsk é uma cidade da Rússia, na Sibéria Oriental. Possui cerca de 300 mil habitantes, sendo, assim, a maior cidade do mundo construída sobre permafrost. Saiba mais aqui!