
Uma equipa de investigação documentou um novo tipo de terramoto na Colúmbia Britânica, no Canadá. Ao contrário dos terramotos convencionais da mesma magnitude, estes são mais lentos e têm uma maior duração.
Uma equipa de investigação documentou um novo tipo de terramoto na Colúmbia Britânica, no Canadá. Ao contrário dos terramotos convencionais da mesma magnitude, estes são mais lentos e têm uma maior duração.
Uma abundância sem precedentes de vida oceânica desempenhou um papel crucial na criação das montanhas da Terra, revelou um estudo pioneiro conduzido por cientistas da Universidade de Aberdeen.
A Corrente Circumpolar Antártica (CCA), a única corrente oceânica que circum-navega o planeta, está a acelerar. Pela primeira vez, os cientistas são capazes de afirmar que isto está efetivamente a acontecer, com base num conjunto de registos de observação com várias décadas.
Uma espécie pouco conhecida de abelha tropical desenvolveu um dente extra para morder carne e um intestino que se assemelha mais ao dos abutres do que ao das outras abelhas. Saiba mais aqui!
A camada superior do solo da Lua tem oxigénio suficiente para sustentar 8 mil milhões de pessoas durante 100 mil anos, no entanto, este não está no estado gasoso. Saiba mais aqui!
A poluição atmosférica causou uma carga significativa de mortes prematuras e doenças na Europa em 2019. Uma análise da Agência Europeia do Ambiente (AEA) mostra que a melhoria da qualidade do ar para os níveis recentemente recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), poderia evitar mais de metade destas mortes.
Além do Programa Artemis, o lendário regresso da NASA à Lua, há também várias missões planeadas que envolvem a ESA, a JAXA, a China e a Rússia. Na década de 2030, a NASA e a China esperam enviar missões tripuladas a Marte, que culminarão na criação de uma base permanente na superfície. Mas, como podem contribuir para isto os tardígrados, também conhecidos por ursos de água?
Os impactos da precipitação extrema poderão ser mais frequentes e severos do que se pensava, aquando da última conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP25), há dois anos em Madrid. Saiba mais aqui!
De acordo com um novo estudo, a exposição dos habitantes das cidades ao calor urbano triplicou nas últimas três décadas. Saiba tudo aqui!
Não há soluções simples para problemas complexos como as alterações climáticas. Mas houve alturas no passado em que o mundo se uniu para tentar resolver uma crise ambiental. Saiba mais aqui!
Um dos planetas mais jovens alguma vez encontrados foi descoberto em torno de uma estrela infantil distante por uma equipa internacional de cientistas liderada pela Universidade do Havai, em Mānoa.
A instabilidade típica do Outono vem aí, devido a um rio atmosférico que provocará muita chuva em todo o continente português e no arquipélago dos Açores. Saiba aqui mais detalhes!
As alterações climáticas estão a tornar-se cada vez mais preocupantes. Ciente desta realidade, a ONU estabeleceu o dia 24 de outubro como o “Dia Internacional contra as Alterações Climáticas”. Saiba mais aqui!
Uma equipa de filmagem russa está de volta à Terra depois de encerrar as cenas para o primeiro filme gravado no espaço. Saiba mais aqui!
Desde que o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção, no dia 19 de setembro de 2021, a lava tem ardido através de casas, estradas e terras agrícolas causando destruição em massa na parte ocidental da ilha canária de La Palma. Saiba mais aqui!
Os incêndios em Sakha não só estão a espalhar-se pela paisagem, como também estão a descongelar permafrost e a libertar carbono e metano armazenados que se acumularam ao longo de milénios. Saiba mais aqui!
Foi detetada presença humana nos Açores 700 antes da chegada dos portugueses, revela um novo estudo internacional, que contou com a participação de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos - Açores (CIBIO).
Um novo estudo prevê que os anos extremamente quentes irão arrasar centenas de milhares de toneladas de peixe, disponíveis para captura, para além dos decréscimos projetados para os recursos haliêuticos decorrentes das alterações climáticas a longo prazo.
Novas investigações descobriram que a remoção do metano da atmosfera poderia reduzir a temperatura global da superfície em 0,21 °C e proporcionar melhorias na qualidade do ar. Saiba mais aqui!
Os cientistas dos Laboratórios Nacionais Sandia, e os seus colaboradores, desenvolveram uma nova membrana cuja estrutura foi inspirada por uma proteína de algas, para eletrodiálise que poderá ser utilizada para fornecer água doce para a agricultura e produção de energia.