Aconteceu em 1922. O egiptólogo britânico Howard Carter, após uma longa expedição ao Vale dos Reis, antigamente em Tebas, encontrou a câmara tumular de um faraó até então perdido. Veja aqui o que encontrou!
Aconteceu em 1922. O egiptólogo britânico Howard Carter, após uma longa expedição ao Vale dos Reis, antigamente em Tebas, encontrou a câmara tumular de um faraó até então perdido. Veja aqui o que encontrou!
Um dos maiores conjuntos de maxilares de tubarão do mundo, composto por cerca de 180 dentes fósseis da espécie pré-histórica Carcharocles Megalodon, e que crescia até ao tamanho de um autocarro escolar, está exposto no Casino Venetian Resort Hotel, em Las Vegas, Nevada.
À semelhança da cena icónica em "Star Wars", onde o jovem Skywalker sai para a superfície de Tatooine e observa o cenário de dois sóis, poderá ser assim para as formas de vida no exoplaneta conhecido como Kepler-16b, um planeta rochoso que orbita num sistema estelar binário. Saiba mais aqui!
Uma equipa de geólogos descobriu uma ligação entre a recente perda de massa de gelo, a rápida elevação de rochas e uma brecha entre as placas tectónicas que estão na base da Patagónia. Saiba mais aqui!
Uma investigação da Universidade de Newcastle deu lugar a um novo modelo que pode ajudar-nos a preparar e a mitigar os danos causados pelas tempestades antes destas ocorrerem. Saiba mais aqui!
Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit, Universidade de Uppsala, e da ESRF lançaram agora novos dados sobre as circunstâncias em torno da extinção nos diferentes grupos de dinossauros. Saiba mais aqui!
A gota fria que causou estragos na Madeira e nas Canárias vai atingir Portugal continental ao longo dos próximos dias. Há risco de chuva de lama. Quais poderão ser as regiões mais regadas? Saiba mais aqui!
A enorme erupção vulcânica submarina em Tonga trouxe discussões acaloradas sobre a forma como esta pode afetar o clima global. Saiba mais aqui!
Um homem descobriu algo, recentemente, numa praia em San Diego. Inicialmente pensava ser uma medusa, mas mais tarde apercebeu-se que os relatórios o descreveram como um "monstro marinho". Saiba mais aqui!
Este novo software utiliza dados quase em tempo real de satélites meteorológicos para monitorizar as condições 24 horas por dia e emitir potenciais avisos de nevoeiro. Saiba mais aqui!
Estamos apenas em fevereiro e 2022 já está a dar que falar: uma enorme erupção vulcânica ao largo da costa de Tonga, a perspetiva de guerra com a Rússia, a pandemia em curso e as suas perturbações económicas. Contudo, qual terá sido o pior ano de sempre?
Um novo estudo publicado em PLOS Climate descreve como as temperaturas marinhas, que outrora teriam sido vistas como extremas, foram adotadas no "novo normal". Saiba mais aqui!
Novas investigações mostram que é a composição do meteorito, e não o tamanho, que causa um impacto que pode causar extinções em massa. Saiba mais aqui!
Em 2007, a União Africana anunciou um projeto extremamente ambicioso: a plantação da Grande Muralha Verde, uma faixa de árvores que se estenderia através do Sahel. Saiba mais aqui!
Os investigadores da NASA estão a estudar a invulgar explosão do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai para tentarem compreender as erupções no planeta vermelho. Saiba mais aqui!
O ciclone Ana já chegou ao continente africano e tem vindo a deixar um enorme rasto de destruição em diversos países, desde Madagáscar a Moçambique, estando a caminho do Zimbabué. Veja aqui as imagens!
Um meteorito de 4 mil milhões de anos, proveniente de Marte, não contém qualquer evidência de vida primitiva marciana, cientistas afirmam! Saiba mais aqui!
Há uma grande e crescente frota de satélites e naves espaciais para a observação da Terra. Alguns têm "olhos" constantes em determinadas regiões do planeta, o que significa que os seus dados estão imediatamente disponíveis para estudo, enquanto outros estão encarregues de fazer observações de seguimento.
Todos os invernos, o ar tóxico da capital da Índia, Nova Deli, é alimentado por agricultores que queimam as sobras das culturas (restolho). Mas as queimadas não param. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas continuam a um ritmo alarmante. Em 2021, a camada de gelo da Gronelândia perdeu mais massa durante a época de degelo, do que ganhou durante o inverno. O ano marcou um quarto de século de degelo constante, revela um novo estudo apoiado pela agência meteorológica da ONU.