
A circulação termohalina é a circulação oceânica global gerada pelas diferenças de densidade da água dos oceanos, devido a variações de temperatura (termo) ou de salinidade (halina). Que efeitos esta terá no clima do planeta? Saiba aqui connosco!
A circulação termohalina é a circulação oceânica global gerada pelas diferenças de densidade da água dos oceanos, devido a variações de temperatura (termo) ou de salinidade (halina). Que efeitos esta terá no clima do planeta? Saiba aqui connosco!
Quanto tempo durarão as quatro estações até 2100? Evidências sugerem que a duração das estações, à escala regional, se modificou devido às alterações climáticas. Contudo, à escala hemisférica, não há conhecimento, ainda, de como as quatro estações eram no passado e serão no futuro. Saiba mais aqui!
O Dia Mundial da Água celebra-se, anualmente, no dia 22 de março. Este dia é um alerta para as populações e para os governos, tendo em conta a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. Saiba mais aqui!
O polietileno, que faz parte das embalagens e sacos de plástico, pode manter-nos mais frescos do que a maioria dos tecidos porque permite que o calor circule, em vez de retê-lo. Porém, tem propriedades que se tornam num impedimento para a adoção deste como um tecido utilizável. Saiba mais aqui!
A humidade do Golfo do México alimentou as cheias na Geórgia, em 2009. Uma década depois, os investigadores da Arizona State University perguntam-se se uma combinação do desenvolvimento urbano e alterações climáticas poderia trazer cenários comparáveis noutras cidades dos EUA. Saiba mais aqui!
As erupções vulcânicas, e não a variabilidade natural, foram a causa de uma aparente "Oscilação Multidecadal do Atlântico" (AMO), um suposto ciclo de aquecimento que se acredita ter ocorrido numa escala de tempo de 40 a 60 anos, durante a era pré-industrial. Saiba mais aqui!
Devido às alterações climáticas, os nossos oceanos têm vindo a aquecer a uma taxa de 0.06 ºC, por década, desde o século passado. Mas, segundo um novo estudo, este aquecimento não é uniforme. Saiba tudo aqui!
Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Liverpool analisou e revelou novos registos do nível do mar, do século XIX, que confirmam que a aceleração na taxa de aumento do nível do mar britânico ocorreu a partir de 1890. Saiba mais aqui!
Uma ampla investigação por uma rara abelha nativa australiana, que não era avistada há cerca de um século, deu a descobrir que afinal, esta esteve lá o tempo todo - mas provavelmente está sob pressão crescente para sobreviver. Saiba mais aqui!
O degelo de um iceberg da Antártida pode desencadear uma série de mecanismos que fazem com que a Terra sofra períodos prolongados de arrefecimento global, segundo Francisco J. Jiménez-Espejo, investigador do Instituto Andaluz de Ciências da Terra. Saiba mais aqui!
A quantidade de luz solar que penetra na atmosfera e atinge a superfície do planeta tem variado ao longo de várias décadas. Um estudo sugere isto pode estar relacionado com a atividade antrópica. Saiba mais aqui!
A qualidade do ar está a melhorar numa das regiões de crescimento mais rápido do continente, descobriram os investigadores. Se esta tendência se mantiver, será uma boa notícia para a saúde humana e para as alterações climáticas. Saiba mais aqui!
Geralmente, os oceanos aquecem e arrefecem. Mas, recentemente, uma anomalia excecional desenvolveu-se na Corrente do Golfo. O clima dos Estados Unidos e da Europa depende muito desta corrente oceânica, por isso é importante entendermos o significado desta. Saiba mais aqui!
Trocar o carro por uma caminhada ou pela bicicleta, mesmo que seja apenas por um dia da semana, tem um impacto significativo nas emissões pessoais de carbono nas cidades. Confira tudo aqui!
Um estudo do Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals de Barcelona (ICTA-UAB) alerta que o turismo gera 80% do lixo que se acumula nas praias do Mediterrâneo no verão. Contamos-lhe mais aqui!
Todos os meses de Janeiro, os Himalaias costumam estar cobertos por neve, mas o degelo incomum do Inverno, nos últimos meses, deixou vários glaciares e montanhas sem um novo revestimento. Saiba mais aqui!
As plantas alpinas, como ranunculus glacialis, ou botão de ouro, correm risco à medida que os seus habitats recuam para altitudes mais elevadas devido às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
As abelhas, que são polinizadores extremamente importantes, estão em vias de extinção. Estas destacam-se por disseminar o pólen e fertilizar vários tipos de flora selvagem, bem como culturas agrícolas essenciais, como o tomate, o mirtilo e a abóbora. Saiba mais aqui!
A Turquia está a passar por uma seca severa. Vários reservatórios perto de Istambul, a cidade mais habitada do país, atingiram os níveis mais baixos de armazenamento de água dos últimos 15 anos. A produção agrícola pode ser ameaçada se estas condições persistirem. Saiba mais aqui!
A poluição do ar não escolhe fronteiras e a degradação ambiental poderá levar à migração em massa, afirmou um advogado ambiental. Os especialistas alertam que a ação por parte dos governos deve ser tomada com urgência. Saiba mais aqui!