A temporada de furacões do Atlântico já começou oficialmente

O dia 1 de junho marca o início da temporada de furacões na bacia do Atlântico. Como é comum, serão 21 nomes de tempestades que serão, também, diferenciadas como depressão tropical, tempestade ou furacão, dependendo da intensidade. Saiba mais aqui!

As tempestades recebem um nome para ajudar na comunicação entre os meteorologistas e para consciencializar o público.
As tempestades recebem um nome para ajudar na comunicação entre os meteorologistas e para consciencializar o público.

Para além de facilitar a comunicação entre os especialistas, os nomes diferentes e específicos durante a temporada de furacões ajudam a rastrear e a fornecer informações sobre as várias tempestades que podem ocorrer simultaneamente.

É certo que a temporada de furacões no ano passado ainda está presente nas nossas memórias, visto que produziu um total de 30 tempestades nomeadas, sem precedentes. Antes disso, a temporada de furacões no Atlântico mais ativa foi 2005, que trouxe o Katrina, Rita, Wilma e outros furacões devastadores.

A bacia do Atlântico cobre a área que inclui todo o Oceano Atlântico, o Golfo do México e também o Mar das Caraíbas. As últimas semanas mostraram que a temperatura da água do Oceano Atlântico já está muito mais quente do que o normal.

Previsão para a temporada de 2021

Foram discutidas as várias fontes de previsão, sugerindo mais uma temporada de furacões muito ativa em 2021, com um número provável de tempestades tropicais e furacões acima da média.

Está previsto que a temporada de furacões de 2021, semelhante ao que aconteceu com a temporada de 2020, seja mais ativa que o normal, visto que mesmo a água do oceano já está com uma temperatura acima do normal, para a época.

Como tem sido observado, o número de tempestades é importante, mas a intensidade das mesmas tem tido mais relevância. Os meteorologistas não descartam a hipótese, em 70%, de haver um furacão de grande intensidade ao longo da costa dos EUA. Uma temporada típica tem cerca de 50% de probabilidade de formar um grande furacão.

A lista para as tempestades deste ano

O comité internacional da Organização Meteorológica Mundial (OMM) designou 21 nomes de tempestades para a temporada de furacões no Atlântico de 2021. A lista de 2021 com todos os nomes de tempestades já começou com a tempestade subtropical Ana e terminará com a tempestade Wanda.

A temporada de furacões do Atlântico de 2021 usará os seguintes nomes: Ana, Bill, Claudette, Danny, Elsa, Fred, Grace, Henri, Ida, Julian, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.

Caso os furacões se desenvolvam para proporções históricas ou se tornem particularmente mortais ou destruidores para a vida e propriedades, os seus nomes serão retirados das listas. Os nomes retirados serão sempre anunciados pela OMM nos meses de primavera. O nome retirado é então substituído por outro.