
Volume total de água armazenada em Portugal Continental continua acima da média para o mês de maio. Ainda assim, algumas bacias no Sul do país apresentam níveis críticos, exigindo atenção à gestão local.
Volume total de água armazenada em Portugal Continental continua acima da média para o mês de maio. Ainda assim, algumas bacias no Sul do país apresentam níveis críticos, exigindo atenção à gestão local.
Uma nova vaga de megaincêndios no Canadá está a gerar fumo altamente tóxico que já atravessa o Atlântico. A pluma de partículas poderá afetar a atmosfera sobre Portugal nos próximos dias. Especialistas alertam para riscos na qualidade do ar, mesmo que o fenómeno passe despercebido.
Portugal prepara-se para enfrentar um episódio de calor extremo, com temperaturas a rondar os 40 ºC em várias regiões do país. A situação será agravada pela chegada de poeiras do Saara. O IPMA já emitiu avisos amarelos para 10 distritos, que se prolonga até sexta-feira.Mais informação: Quinta e sexta-feira serão dias muito quentes em Portugal. Mais de 35 ºC, aguaceiros e trovoada, saiba em que distritos!
Portugal continental prepara-se para enfrentar o primeiro episódio de calor intenso do ano, com temperaturas que poderão atingir os 40 ºC. Apesar do cenário de tempo seco, os mapas da Meteored apontam para chuvas convectivas dispersas, que poderão ser acompanhadas de trovoada para o Norte do país.Mais informação: Quinta e sexta-feira serão dias muito quentes em Portugal. Mais de 35 ºC, aguaceiros e trovoada, saiba em que distritos!
Investigadores identificaram em Tonga uma das maiores rochas transportadas por ondas no mundo. A Maka Lahi, com quase 1.200 toneladas, terá sido arrastada por um tsunami de grande magnitude há 7.000 anos. As evidências oferecem pistas essenciais sobre os riscos costeiros no Pacífico.
A Suíça deu início à construção do maior sistema de armazenamento de energia por baterias do mundo. O projeto integra um novo centro tecnológico em Laufenburg, na fronteira com a Alemanha. Estão previstos também um centro de dados para aplicações de IA e um túnel de vento para investigação.
Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas obteve evidência geoquímica da existência de uma superpluma sob África Oriental. A análise de gases vulcânicos do campo geotérmico de Menengai, no Quénia, aponta para uma origem no limite entre o núcleo e o manto da Terra.
O tempo será marcado por forte contraste na Europa: o Norte é atingido por uma massa de ar polar, que faz descer acentuadamente as temperaturas. Portugal, por sua vez, beneficia da instalação do anticiclone, com sol e temperaturas elevadas até ao final da semana.Mais informação: Sol e calor impõem-se em Portugal. Temperaturas sobem até aos 32 ºC e estas serão as zonas mais quentes!
A semana arranca com alguma nebulosidade e aguaceiros fracos no Norte, mas rapidamente o tempo estabiliza. O anticiclone dos Açores impõe-se e traz calor quase estival. Até domingo, a precipitação será residual e o céu tende a manter-se limpo na maioria do território.Mais informação: Tempo estável de volta a Portugal: chuva dissipa-se e o calor impõe-se! Nestas regiões as temperaturas escalarão aos 32 ºC!
O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica tornou-se, ao longo dos últimos anos, numa das vozes mais coerentes e respeitadas da América Latina no que diz respeito à justiça social e ambiental. Saiba mais aqui!
O tempo instável persiste em Portugal Continental, com aguaceiros e trovoadas a marcarem os primeiros dias da semana. A partir de quinta-feira, o sol regressa e as temperaturas sobem acentuadamente. No entanto, no domingo poderá voltar a nebulosidade, sobretudo a Norte.Mais informação: Perito Alfredo Graça avisa: “o calor fará manchete em grande parte de Portugal neste dia". Saiba a previsão completa!
A precipitação continuará a marcar a agenda meteorológica desta semana em Portugal Continental, com aguaceiros localmente fortes em várias regiões. Apesar de uma breve melhoria entre quinta e sábado, com subida das temperaturas, o tempo seco durará pouco.Mais informação: Chuva e trovoada manter-se-ão em Portugal por mais alguns dias e a subida das temperaturas está à vista. Saiba quando!
Apesar de afirmarem preferir produtos éticos e ecológicos, os consumidores não priorizam a sustentabilidade nas decisões de compra. Um novo estudo revela que marcas dominantes continuam a investir pouco em práticas sustentáveis, enquanto marcas pequenas ganham terreno.
O estado do tempo volta a alterar-se já a partir desta quinta-feira, 8 de maio, em Portugal, devido à chegada de uma perturbação atmosférica associada a bolsas de ar frio em altitude, com a previsão de aguaceiros e possibilidade de ocorrência ocasional de trovoadas dispersas.Mais informação: Em breve voltará a chover em Portugal e este é o dia em que se espera mais precipitação. Eis as regiões mais afetadas
Depois de alguns dias com tempo seco e ameno, a instabilidade regressa a Portugal continental. A partir de quinta-feira, esperam-se aguaceiros por vezes fortes. Nos arquipélagos, a semana será marcada por tempo instável, sobretudo nos Açores. Mais informação: Prevê-se semana maioritariamente estável em Portugal continental, mas Açores e Madeira estarão expostos a uma depressão
Portugal entrou esta segunda-feira em “sobrecarga ecológica”. O país começa a usar recursos destinados a 2026, 23 dias mais cedo do que no ano passado. Mobilidade e alimentação são os principais culpados pela pegada ecológica nacional.
A ciência aberta está a transformar a forma como a sociedade compreende e lida com os desafios das alterações climáticas. Ao garantir o acesso livre a dados, métodos e resultados, promove a transparência e a reprodutibilidade científica.
O Danúbio, um dos grandes rios da Europa, oferece experiências únicas para viajantes de todos os perfis. Seja de cruzeiro, a pé ou de bicicleta, há muito para descobrir nas suas margens. Nestas orientações, revelamos as melhores formas de conhecer este gigante fluvial.
A maioria das albufeiras de Portugal Continental terminou o mês de abril com volumes de armazenamento superiores a 80% da sua capacidade. Das 60 albufeiras monitorizadas, 51 apresentam uma situação confortável, mas persistem preocupações nas bacias do Mira e do Barlavento Algarvio.
Portugal continental e Madeira preparam-se para enfrentar uma sequência de horas e dias instáveis, com a passagem de uma depressão fria. Chuva intensa, trovoadas e granizo poderão afetar algumas regiões, com descida acentuada da temperatura. Conheça as áreas onde vai chover mais.Mais informação: Tempo muda esta quarta-feira, 30 de abril: chuva, trovoada e descida drástica das temperaturas. Eis a previsão completa!