tempo.pt
Hélder Lopes

Hélder Lopes

Climatólogo - 14 artigos

É Licenciado e Mestre em Geografia (com média de 20 valores). Possuiu o Doutoramento em Geografia e Planeamento Regional na Universidade do Minho e em Geografia - Ramo de Mudanças Globais e Sistemas Naturais na Universidade de Barcelona com a classificação máxima e distinção e louvor.

É também investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e colaborador do Grupo de Climatologia do Instituto de l’Aigua (IdRA, Grupo de Climatologia - Barcelona). Tem vindo, nos últimos anos, a implementar alguns métodos de participação cidadã no âmbito da investigação em climatologia e turismo.

Tem artigos publicados nas principais revistas internacionais indexadas na ISI Web of Knowledge e SCOPUS e alguns capítulos de livros em algumas das principais editoras internacionais. Já apresentou cerca de uma centena de trabalhos em conferências e workshops nacionais e internacionais, alguns dos quais relacionados com o tema da climatologia e ganhou 10 prémios pelas suas realizações académicas. É membro da Sociedade Internacional de Biometeorologia – seção Clima, Turismo e Recreação e é revisor científico de algumas revistas de renome nacional e internacional.

Desde muito cedo, despertou o seu interesse por questões relacionadas com o tempo, o clima e as alterações climáticas e na forma como diversos setores de atividade afetam e são afetados pelos seus efeitos.

Artigos de Hélder Lopes

A incrível expansão do ‘mar de plástico’ em Almería
Atualidade

A incrível expansão do ‘mar de plástico’ em Almería

As estufas que hoje pontilham a região oriental da Andaluzia e cobrem o Campo de Dalías nem sempre estiveram lá. Em meados do século XX, os solos da região almeriense dedicavam-se sobretudo ao cultivo da vinha e à produção de uvas.

O degelo do permafrost tem consequências graves nos Himalaias
Atualidade

O degelo do permafrost tem consequências graves nos Himalaias

O degelo do permafrost (constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados) está a causar danos irreparáveis e a responsabilidade é do aquecimento global, com mudanças profundas na criosfera das montanhas dos Himalaias. Saiba mais aqui!