Calor domina Portugal esta semana: Alentejo e Algarve entre as regiões mais quentes. Eis as temperaturas previstas!

O tempo será marcado por forte contraste na Europa: o Norte é atingido por uma massa de ar polar, que faz descer acentuadamente as temperaturas. Portugal, por sua vez, beneficia da instalação do anticiclone, com sol e temperaturas elevadas até ao final da semana.

A semana tem sido dominada por um padrão atmosférico particularmente contrastante no continente europeu. No Sul da Europa, uma depressão dinâmica que atravessou Portugal entre domingo e segunda-feira intensifica-se agora sobre o Mediterrâneo Ocidental, afetando de forma severa países como França, Itália, Eslovénia e os Balcãs.

Ao mesmo tempo, o Norte e Centro da Europa serão invadidos por ar polar, transportado por uma depressão de origem ártica, que trará frio noturno e temperaturas significativamente abaixo da média para esta época do ano. Portugal continental será exceção: com o reforço do anticiclone dos Açores, o tempo tornar-se-á cada vez mais estável, seco e soalheiro, com destaque para o Alentejo e o Algarve, onde as temperaturas poderão atingir os 32 ºC entre quarta-feira e domingo.

Chuva na Europa Central e calor intenso no Sul de Portugal marcam contrastes meteorológicos da semana

A semana tem sido pautada por grandes diferenças nos padrões atmosféricos na Europa. As áreas mais afetadas pela precipitação incluem o Sul de França, o Norte de Itália e os países alpinos e balcânicos. O cenário torna-se ainda mais preocupante, quando esta depressão se desloca para leste, afetando o Norte de Itália e, progressivamente, regiões como Eslovénia, Croácia e Bósnia.

Algumas previsões sugerem que, entre quarta e sexta-feira (21-24 de maio), poderá chover até 300-500 mm em determinadas áreas montanhosas dos Alpes e dos Balcãs, um valor muito superior ao normal e que representa elevado risco hidrológico.

Subida da temperatura no sul do país
Nesta quarta-feira, prevê-se céu pouco nublado a limpo, com temperaturas a elevarem-se no sul do país.

No entanto, em Portugal Continental, o cenário meteorológico mudou já radicalmente nos primeiros dias da semana. O calor será, ainda assim, mais sentido nas regiões do Sul, com o Baixo Alentejo e o Sotavento Algarvio a registarem os valores mais altos do país.

Nesta quarta-feira, 21 de maio, prevê-se céu pouco nublado a limpo em quase todo o território continental, embora se admitam nevoeiros ou nebulosidade matinal no litoral Norte e em vales do Centro, como o do Mondego, onde poderá até chuviscar de forma residual. A Sul, o cenário será bastante mais soalheiro, com subida das temperaturas. Nos distritos de Beja, Évora e Faro, os termómetros poderão atingir mais de 30 ºC, tornando estas áreas as mais quentes da semana.

Portugal continental com tempo estável, temperaturas elevadas e céu limpo até ao final da semana

Na quinta-feira, o calor intensificar-se-á. No Sotavento Algarvio, os valores deverão manter-se acima dos 30 ºC, com céu limpo e vento moderado a forte durante a tarde. No Norte, prevê-se também subida, com máximas a chegar aos 26 ºC no vale do Douro. Na sexta-feira, o padrão mantém-se estável, com céu limpo e temperaturas elevadas em quase todo o país, especialmente a sul do Tejo, onde se preveem máximas entre 30 e 31 ºC.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O fim de semana (24-25 de maio) deverá ser igualmente soalheiro e quente. A previsão aponta para um aumento das temperaturas no Norte, com valores a rondar os 28 ºC no interior, particularmente a leste da “barreira de condensação” (formada pelas Serras do Marão e Montemuro).

temperaturas elevam-se no domingo, mas não se esperam avisos
No domingo as temperaturas podem atingir a marca dos 32 ºC no interior alentejano. Ainda assim, para já não se preveem quaisquer avisos por parte do IPMA.

A Sul, prevê-se uma ligeira descida das temperaturas no sábado, sobretudo na Costa Vicentina e Algarve, mas com nova subida no domingo, podendo atingir-se novamente os 32 ºC no interior alentejano.

Nos arquipélagos, o tempo será marcado pela monotonia anticiclónica. Nos Açores, o céu apresentar-se-á nublado ou encoberto, com possibilidade de nevoeiros e algum chuvisco fraco, especialmente nas ilhas centrais. Na Madeira, o tempo será geralmente pouco nublado, embora com alguma nebulosidade nas vertentes norte e zonas montanhosas. A previsão aponta para ausência de precipitação significativa até ao final do mês.

Semana sem avisos meteorológicos, mas calor poderá intensificar-se no final do mês

Segundo o IPMA, até ao momento, não existem avisos meteorológicos ativos nem para o território continental, nem para os arquipélagos. No entanto, os serviços meteorológicos recomendam atenção especial à exposição solar, com índice UV previsto entre 8 e 9 (muito elevado) na generalidade do território continental e na Madeira.

De acordo com os modelos de médio prazo, existe a possibilidade de um pico de calor mais extremo nos últimos dias de maio. O ECMWF sugere que, a 29 de maio, as temperaturas poderão atingir os 35 ºC em algumas regiões do país. Embora este cenário ainda careça de confirmação, o seu aparecimento frequente em várias simulações indica uma tendência que pode culminar na primeira onda de calor do ano em Portugal.