Últimas novidades sobre o nevão de domingo em Portugal: os nossos mapas preveem neve nestas 6 regiões

Entre quinta e terça-feira, Portugal será afetado por frentes frias sucessivas, com chuva por vezes moderada, descida acentuada da temperatura e potencial queda de neve no Norte e Centro, sobretudo entre domingo e segunda-feira.

Portugal continental entra, a partir desta quinta-feira (18), num período marcado pela sucessão de frentes frias atlânticas, chuva por vezes intensa e um cenário potencialmente invernal no final do fim de semana e início da próxima semana, com possibilidade de queda de neve em várias regiões do país.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Durante a tarde desta quinta-feira, a partir das 16:00, uma frente fria ativa começa a afetar o distrito de Braga, estendendo-se rapidamente ao Minho e ao litoral norte.

Nas primeiras quatro horas de passagem da frente, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto serão os mais afetados, com acumulados horários que podem atingir os 14 mm, caracterizando um episódio de chuva moderadamente forte, já tendo sido emitido pelo IPMA um alerta de risco moderado de precipitação.

Mapa atmosférico: chuva
Faixa frontal ativa a atingir o Noroeste de Portugal na noite de quinta-feira, com núcleos de chuva moderadamente forte, destacando-se os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, onde os acumulados horários podem ultrapassar os 10 mm.

Ao longo da noite de quinta para sexta-feira, a frente organiza-se numa faixa contínua de precipitação que avança gradualmente para sul, atingindo regiões do interior e centro litoral, como Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa.
A partir das 04:00 de sexta-feira, um núcleo mais ativo de chuva associado à frente irá atravessar o sudeste alentejano, dissipando-se progressivamente ao início da tarde, quando alcançar o Algarve por volta das 14:00.

Sexta-feira mais estável e com descida térmica noturna

Após a passagem da frente fria, a noite de sexta-feira será já livre de precipitação em todo o território continental, mas marcada por uma descida significativa das temperaturas em comparação com os dias anteriores. A entrada de ar mais frio e a diminuição da nebulosidade irão favorecer um arrefecimento rápido durante a noite, resultando numa madrugada de sábado bastante fria, sobretudo no interior norte e centro.

Mapa atmosférico: temperatura
Ar mais frio instala-se durante a madrugada de sábado, com temperaturas próximas ou abaixo de 0 ºC no interior Norte e Centro, evidenciando o arrefecimento pós-frontal.

As temperaturas mínimas poderão aproximar-se dos 0 °C em várias regiões do interior, com valores negativos nos pontos mais elevados, criando condições favoráveis à formação de gelo e geada.

O sábado começa com céu muito nublado, e uma nova frente fria atinge novamente o Norte, começando pelo distrito de Braga. Apesar de afetar grande parte do território, esta frente será menos intensa, com chuva fraca e dispersa.

Domingo e segunda-feira sob vigilância: a neve pode surgir em 6 regiões

É entre domingo (21) e segunda-feira (22) que o cenário invernal ganha maior destaque. Na madrugada de domingo, o Parque Nacional da Peneda-Gerês surge como o local com maior altura de neve por hora, com valores próximos de 2,7 cm.

Na segunda-feira, os mapas apontam para a possibilidade de neve em seis regiões: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco, sobretudo em áreas de maior altitude.

Apesar dos sinais interessantes nos modelos, é essencial sublinhar a incerteza associada à trajetória das frentes e à interação entre precipitação e ar frio. Além disso, a resolução do modelo ECMWF não é ideal para fenómenos locais como a neve, o que faz com que, em muitas situações, este tipo de evento acabe por sofrer alterações significativas nas atualizações mais próximas da data prevista.

Segundo o mapa de neve acumulada, o destaque vai para a Guarda, que poderá registar 5,5 cm de acumulação, e Bragança, com 3,7 cm. Outras capitais de distrito como Vila Real também apresentam valores relevantes de 2,3 cm.

Mapa atmosférico: Neve acumulada
Mapa de Neve Acumulada (cm) previsto entre a noite de sábado (20) e as 22:00 de segunda-feira (22), destacando os 15,9 cm previstos para as zonas altas do distrito de Vila Real.

Em pontos isolados de maior altitude e na região raiana, os valores podem ser muito mais expressivos, atingindo picos de 15,9 cm. Este cenário abrange as 6 regiões sob aviso, consolidando a previsão de um início de semana marcado pelo rigor invernal.

O cenário meteorológico será marcado pela presença generalizada de precipitação fraca, mas com um papel cada vez mais relevante da neve nas regiões do Norte e do interior Centro. A conjugação entre a precipitação e o ar frio previamente instalado permitirá a ocorrência de neve em várias zonas de maior altitude.