O tempo vai mudar no Porto e em Lisboa: em qual destas cidades choverá mais entre hoje e domingo? Esperam-se até 55 mm

Depois de uma breve pausa na chuva, a mesma regressa hoje ao país, sendo que várias zonas do litoral Norte já estão a registar aguaceiros. Confira aqui as cidades mais afetadas!

O dia de hoje traz novamente a chuva à nossa geografia continental, com a chegada de uma frente fria, que já está a resultar em chuva fraca e vento forte em alguns locais do litoral Norte.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Com isto, o IPMA já emitiu uma série de avisos meteorológicos, com avisos amarelo e laranja devido à agitação marítima, para todos os distritos do litoral, e aviso amarelo de precipitação para oito distritos, dos quais: Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Para os três primeiros o aviso entrou em vigor às 15h e deverá permanecer até às 21h. Em Aveiro o aviso entra em vigor às 18h e nos restantes distritos, entra em vigor às 21h e permanecerão até as 3h de amanhã, dia 19.

A chuva regressa hoje e o Porto poderá ser das cidades com maior acumulação

Nas próximas horas espera-se um agravamento do estado do tempo, especialmente a Oeste da Barreira de Condensação, onde a chuva se tornará mais expressiva, principalmente no noroeste. Em Viana do Castelo, a chuva poderá ultrapassar os 14 mm por hora e em Braga poderá ser superior a 10 mm, também por hora, entre as últimas horas da tarde e as primeiras da noite.

precipitação acumulada
Até domingo à noite, espera-se uma acumulação de precipitação superior a 55 mm no Porto, enquanto Lisboa poderá registar perto de 23 mm acumulados.

Para a cidade do Porto esperam-se até cerca de 6 mm por hora de chuva, também ao final do dia. É expectável que à medida que as horas passam, várias cidades do litoral Norte e Centro registem períodos de chuva forte, mesmo ao longo da madrugada de sexta-feira, dia 19.

Na cidade de Lisboa é esperado que a chuva se intensifique ao início da próxima madrugada, podendo ser registados até 4.2 mm de chuva por hora. Já na região Sul, entre Grândola e Sines, poderão cair até cerca de 7 mm de chuva por hora, nas horas seguintes.

Depois de uma nova pausa, a chuva regressará no fim de semana

Sexta-feira poderá amanhecer ainda chuvosa em vários locais do país, principalmente ao longo da faixa interior, onde se espera queda de neve para a Serra da Estrela ao início da manhã. Ainda assim, com o passar das horas, espera-se uma dissipação gradual deste episódio dando lugar a um resto de dia seco em praticamente todo o território.

Contudo, esta trégua será "sol de pouca dura", visto que no sábado espera-se uma nova frente fria, que poderá chegar a Portugal Continental a partir das 10h da manhã. Esta chegará primeiro ao noroeste, alastrando-se nas horas seguintes para o litoral Norte e Centro.

probabilidade de chuva
Uma nova frente chegará no sábado, voltando a resultar em chuva e possível queda de neve.

Ao longo da tarde de sábado, esta chuva poderá estender-se ao resto do país ainda que com períodos de tempo seco, sendo esperado que a chuva se mantenha fraca a moderada, sem previsão de episódios intensos. Ao final dia, a precipitação poderá concentrar-se no Norte e Centro de país, podendo voltar a originar queda de neve na Serra da Estrela e nas regiões montanhosas do Norte, próximas à fronteira com Espanha.

Durante a madrugada de domingo, e devido à chuva e às temperaturas mais baixas, a neve poderá intensificar-se em vários pontos do Norte e Centro, sendo que a chuva poderá cobrir boa parte do território, de Norte a Sul. Ainda assim, espera-se uma dissipação gradual, também de Norte para Sul, da chuva, a partir das primeiras horas da tarde desse dia (21).

Com isto, espera-se que até ao final do dia de domingo, as acumulações de precipitação possam ser significativas em vários locais. A região do Minho poderá contar com os valores mais elevados, na ordem dos 80 mm. Já a cidade do Porto poderá contar com valores superiores a 55 mm e Lisboa com uma acumulação de cerca de 23 mm.