IPMA emite aviso amarelo de precipitação para 8 distritos de Portugal continental: saiba onde irá chover mais!

O primeiro fim de semana de setembro deve ser marcado, de forma geral, pela chuva que vai afetar o nosso país. Prepare o fim de semana da melhor forma consultando a nossa previsão!

A primeira semana de setembro já ficou marcada pela amenidade das temperaturas, que de forma geral, no caso das máximas desceram para valores abaixo dos 30 ºC. A exceção foi o dia de ontem, quando se verificou uma ligeira subida. Esta amenidade, associada à entrada em vigor do outono meteorológico, vai continuar a sentir-se nos próximos dias.

No final do dia de hoje espera-se um agravamento do estado do tempo, com a chuva a chegar em força às geografias continentais. Esta situação levou o IPMA a ativar o aviso amarelo para cinco distritos (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra), a partir das 21:00h e até às 06:00h de domingo. Viseu, Leiria e Santarém estarão sob o mesmo aviso a partir da meia-noite de amanhã, dia 7, em vigor até às 9h.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda durante o dia de hoje, os Açores poderão contar com aguaceiros nas ilhas do Grupo Oriental, sendo que para os restantes territórios insulares de Açores e Madeira, a previsão aponta apenas para céu com períodos de muita nebulosidade.

Domingo à moda do outono

O dia de domingo (7) deverá ficar marcado pela forte precipitação que se espera no território continental no período da madrugada e ao início da manhã. O céu estará muito nublado, sendo que a partir do meio da manhã a nebulosidade deverá começar a dissipar-se gradualmente. Esperam-se períodos de chuva forte, ainda no período da manhã, nas regiões do litoral Norte e Centro.

Nebulosidade
Como se pode ver pelo mapa, a previsão aponta para uma manhã de domingo com nebulosidade forte em todo o território continental, devido à passagem de uma frente fria.

O vento deverá soprar fraco a moderado de Sul, sendo que deverá rodar para Oeste a partir do meio da manhã. Esta mudança da direção do vento deverá levar a uma ligeira intensificação, principalmente nas terras altas. As temperaturas mínimas deverão subir ligeiramente em relação ao dia de hoje, sendo que poderão variar entre os 12 ºC (Guarda) e os 18 ºC (Lisboa). As máximas deverão registar uma descida significativa, em especial nas regiões do interior. Assim, poderão oscilar entre os 21 ºC (Viana do Castelo e Guarda) e os 27 ºC (Santarém, Évora e Beja). Para o Porto, a máxima não deverá superar os 22 ºC e em Lisboa os 25 ºC.

Nos Açores, a previsão aponta para um dia de domingo bastante distinto, do ponto de vista meteorológico, para os três grupos de ilhas: para o Grupo Ocidental, prevê-se chuva na forma de aguaceiros; para o Grupo Central, céu pouco nublado; para o Grupo Oriental, aguaceiros na vertente Norte da ilha de São Miguel e céu com períodos de bastante nebulosidade, alternados com boas abertas nas restantes geografias. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 21 ºC/22 ºC.

chuva prevista
É esperado que no final do dia de domingo a acumulação de precipitação possa registar valores relevantes em quase todo o território, com destaque para as áreas entre Aveiro e Porto e entre Évora e Elvas/Campo Maior.

para a Madeira a previsão mostra um dia chuvoso na ilha homónima, sendo esperado céu muito nublado na ilha de Porto Santo. A chuva, na forma de aguaceiros, deverá afetar tanto a vertente Norte como a vertente Sul da ilha. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 20 ºC e os 23 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 24 ºC e os 26 ºC.

Regresso às aulas (quase) sem chuva

No início da segunda semana de setembro, que marca o regresso às aulas de milhares de alunos, o estado do tempo volta a estabilizar, pelo menos na segunda-feira (8). Ainda há a possibilidade de ocorrerem aguaceiros fracos nas regiões do litoral Norte, no período da manhã, com o céu a apresentar-se muito nublado, contudo esta nebulosidade vai dissipar-se e, no período da tarde, o Sol deverá brilhar.

Temperaturas
O início da semana manterá a toada de amenidade que se instalou há já duas três semanas, sendo que o vale do Guadiana, na fronteira entre o Algarve e Espanha, será a única área do país com a temperatura máxima a chegar aos 30 ºC.

O vento deverá soprar fraco a moderado de Norte, sendo expectável uma intensificação ao longo do dia, nas terras altas e na faixa costeira ocidental. As temperaturas deverão registar uma descida, de forma geral. As mínimas deverão variar entre os 8 ºC de Bragança e os 19 ºC de Faro, com as máximas a poderem oscilar entre os 19 ºC da Guarda e os 28 ºC de Faro. A cidade de Lisboa não deverá superar os 22 ºC, sendo que a cidade do Porto chegará aos 21 ºC.

Rajadas de Vento
Tal como tem acontecido nas últimas semanas, o vento continuará a ser um elemento climático relevante. Na segunda-feira, o vento do quadrante Norte soprará fraco a moderado, com as rajadas a poderem superar os 50 km/h nas terras altas e na faixa costeira ocidental.

Para as ilhas dos Açores, o início da semana será de muita nebulosidade, mas sem previsão de chuva. A variação das temperaturas máximas e mínimas será muito idêntica à que se prevê para o dia anterior (domingo). Na Madeira também se mantém a previsão de chuva, seja para a vertente Norte, seja para a vertente Sul, com a ilha de Porto Santo a poder contar com céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 23 ºC/24 ºC.

Para terça-feira (9) espera-se o regresso dos aguaceiros no Noroeste do território continental e um dia que de forma geral será mais nublado. De resto, esta tendência manter-se-á para o dia de quarta-feira (10).