A partir da 1 hora de domingo chegarão as chuvas mais intensas da frente fria a Portugal: cairão até 25mm em pouco tempo

O litoral Norte e Centro será o mais afetado pela frente fria que se encontra a caminho de Portugal continental. Saiba onde vai chover mais!

Como temos vindo a avançar, uma frente fria encontra-se a caminho de Portugal continental, depois de passar pelo arquipélago dos Açores. Esta trará chuva que poderá ser, por vezes, forte, resultando numa acumulação de precipitação rápida em vários locais do litoral.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda que o dia de hoje, sábado, se espere seco, com céu parcialmente nublado e com temperaturas agradáveis, com o passar das horas poderemos assistir a uma nebulosidade crescente, adivinhando chuva.

Frente fria chega a Portugal nas últimas horas do dia

A mais recente atualização do nosso modelo de referência, ECMWF, aponta para a chegada desta frente fria nas últimas horas do dia de hoje. No entanto, é expectável que apenas a partir da 1 da manhã de domingo, dia 7, a chuva se intensifique, resultando em valores de acumulação de precipitação até 25 mm (entre a 1h e as 4h da madrugada), especialmente no litoral Centro.

O IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, devido à precipitação. Este estará em vigor entre as 21h de hoje e as 6h de amanhã. Já Viseu, Leiria e Santarém contarão com o mesmo aviso a partir da meia-noite de amanhã, até às 9h do mesmo dia.

precipitação acumulada
Entre a 1h e as 6h da manhã de domingo, espera-se o período mais crítico deste episódio de chuva.

Apesar de também o noroeste do país poder ser afetado com períodos de chuva forte, é esperado que a maior parte da mesma se concentre na região Centro, do litoral ao interior, de forma progressiva, com o passar das horas, ainda que o período mais crítico seja durante a madrugada.

A partir das primeiras horas da manhã, a região Sul poderá contar com alguns aguaceiros por vezes fortes, especialmente no Alentejo, desde o litoral ao interior, com maior expressividade neste último. Contudo, depois de alguns períodos de chuva mais intensa, espera-se que a mesma se comece a dissipar, podendo persistir em alguns locais do noroeste e do Alentejo ao longo do dia. Todavia, a partir das últimas horas da tarde, não há previsão de precipitação para a nossa geografia continental.

Apesar de durante a madrugada de domingo se poderem registar valores elevados de precipitação, a mesma poderá dissipar-se ao longo do dia em todo o país.

Para além disto, as temperaturas máximas poderão diminuir ligeiramente face ao dia de hoje, sendo que os valores deverão variar entre os 19ºC em Viana do Castelo e os 27ºC em Lisboa e Santarém.

"Depois da tempestade vem a bonança"

As últimas horas de domingo deverão contar com a ausência de precipitação e com períodos de céu limpo um pouco por todo o país. Esta tendência deverá manter-se na segunda-feira, ainda que neste arranque de semana se espere uma diminuição generalizada das temperaturas, sendo que a máxima mais elevada deverá ser de 26ºC em Beja e Faro.

Tendo em conta a variabilidade destes fenómenos, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias, em tempo.pt.