Outono meteorológico prevalece em Portugal: espera-se fim de semana ameno, ventoso e com chuva em todas estas regiões

O início do mês marcou o regresso da precipitação e do tempo fresco, situação que deverá continuar. Fique a conhecer a nossa previsão e prepare o seu fim de semana da melhor forma!
A primeira semana de setembro tem sido marcada pela amenidade meteorológica, na medida em que as temperaturas baixaram significativamente, a nebulosidade tem sido mais persistente e a chuva regressou, na forma de aguaceiros.
A reta final desta semana e o próprio fim de semana vai continuar com as mesmas condições. Continuaremos a poder contar com algum vento, muita nebulosidade, precipitação nas áreas mais habituais e temperaturas que continuam a sua trajetória descendente.
Sábado com algum calor e chuva
O dia de sábado (6) vai iniciar-se, segundo a nossa previsão, com pouca nebulosidade, mas esta irá instalar-se ao longo do dia, em especial nas regiões litorais. Poderão ocorrer períodos de chuva no Noroeste do território continental (Minho e Douro litoral), sendo que o vento soprará fraco de Sul, mas poderá soprar mais forte no interior e nas terras altas, com as rajadas a poderem chegar aos 50 km/h.

As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 10 ºC de Coimbra e os 20 ºC de Faro, sendo que as máximas poderão variar entre os 20 ºC de Viana do Castelo e os 33 ºC de Beja. A cidade de Lisboa poderá chegar aos 25 ºC e a do Porto aos 22 ºC. Isto significa que as temperaturas mínimas deverão subir ligeiramente em relação ao dia de sexta, sendo que as máxima deverão registar uma ligeira subida.
Nos territórios insulares, nomeadamente no arquipélago da Madeira, pode esperar-se um sábado (6) de céu pouco nublado ou limpo e temperaturas enquadradas com a época do ano. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 17 ºC e os 22 ºC, com as máximas a poderem variar entre os 23 ºC e os 26 ºC.

Já para os Açores, os efeitos do rio atmosférico já se farão sentir com bastante intensidade, nomeadamente nas ilhas do Grupo Ocidental. De resto, a chuva na forma de aguaceiros está prevista para todas as ilhas, com o Sol a poder espreitar, de forma tímida, nas ilhas do Grupo Central e Oriental. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 18 ºC e os 22 ºC, com as máximas a poderem rondar os 24 ºC / 25 ºC.
Domingo mais fresco e bastante chuvoso
A previsão para domingo (7) aponta para um dia bastante chuvoso em Portugal continental com a exceção do Algarve, que poderá contar com alguma nebulosidade, principalmente no barlavento. O céu deverá estar, de forma geral, nublado, sendo que se espera que a nebulosidade se dissipe ao longo do dia. O vento deverá soprar fraco a moderado, sendo que também estará prevista uma intensificação ao longo do dia.

Do ponto de vista das temperaturas, prevê-se uma ligeira subida das mínimas, mas uma igualmente ligeira descida das máximas. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 12 ºC da Guarda e os 19 ºC de Lisboa, sendo que as máximas poderão variar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e Guarda e os 26 ºC de Santarém. A cidade de Lisboa poderá chegar aos 24 ºC e a do Porto manter-se-á nos 22 ºC.
Nos Açores, os efeitos do rio atmosférico já terão passado sendo que a previsão aponta para céu nublado e aguaceiros principalmente nas ilhas do Grupo Oriental. Nas restantes ilhas está prevista nebulosidade alternada com períodos de boas abertas. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 18 ºC e os 20 ºC, com as máximas a rondarem os 23 ºC/ 24 ºC.

Já para a Madeira está previsto um ligeiro agravamento do estado do tempo, com aguaceiros em todas as geografias (ilha de Porto Santo, inclusive). O Sol poderá surgir de forma tímida, mas serão os aguaceiros a dominar o dia, do ponto de vista meteorológico. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 19 ºC e os 22 ºC (ligeira subida em relação ao dia anterior), com as máximas a poderem variar entre os 24 ºC e os 27 ºC (também uma ligeira subida).
O tempo mais húmido e mais frio deverá estabelecer a fasquia para a segunda semana de setembro, momento de regresso às aulas para milhares de alunos no nosso país.