IPMA põe Açores sob aviso amarelo de chuva forte e Meteored confirma: "até 25 mm acumulados nos dias 5 e 6 de setembro"

Atenção, Açores! Sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de setembro, todo o arquipélago estará sob aviso amarelo de precipitação, devido à combinação entre uma frente e um rio atmosférico, que reforçará a chuva, tornando-a por vezes forte.

Nas próximas horas e dias o estado do tempo no Arquipélago dos Açores vai mudar consideravelmente. Após uma primeira metade da semana maioritariamente marcada por períodos de céu nublado, boas abertas e 'chuveiros' ocasionais, o território insular português irá registar uma intensificação da precipitação a partir de amanhã - sexta-feira, 5 de setembro.

O que é um rio atmosférico?
São faixas relativamente longas e estreitas na atmosfera, como se fossem rios no céu, que transportam a maior parte do vapor de água dos trópicos para as regiões a norte. Estas colunas de vapor de água movem-se em conjunto com a circulação geral, transportando grandes quantidades de vapor de água (como a que chegará até Açores e Portugal continental vinda das Caraíbas) e quando atingem terra geralmente precipitam esse conteúdo de vapor de água sob a forma de chuva ou neve.

Costumam ser o combustível de situações de chuva persistente nas latitudes médias. Por vezes, as situações extremas de ‘rios atmosféricos’ são responsáveis por cheias, dada a quantidade de vapor de água que transportam.

Isto ocorrerá não só devido à passagem de uma depressão nascida nas proximidades da Flórida (EUA) a 31 de agosto e à sua frente fria associada, mas também e sobretudo devido ao rio atmosférico 'acoplado' a este sistema de baixas pressões, cujo cavamento irá intensificar à medida que se for deslocando para nordeste no Atlântico. Prevê-se a precipitação gerada pela combinação da frente e do rio atmosférico atinja Portugal continental no domingo, 7 de setembro.

Prevê-se que a precipitação acumulada até meio da manhã de sábado, 6 de setembro, ronde os 25 mm no Grupo Ocidental dos Açores, podendo superar ligeiramente este valor nalguns locais.

Entretanto, nos dias anteriores - sexta-feira (5) e sábado (6) - os Açores estarão expostos ao mencionado rio atmosférico que, carregado de vapor de água, irá reforçar a chuva, tornando-a mais abundante e, por vezes, forte neste Arquipélago. Em circunstâncias normais a frente fria já provocaria precipitação, mas provavelmente sem levar à emissão de aviso.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Porém, a previsão da intensidade da chuva em poucas horas levou o IPMA a ativar aviso amarelo para todas as ilhas açorianas. Veremos já de seguida o que está previsto para os dois próximos dias nos Açores!

Ilhas do Corvo e das Flores serão as mais afetadas do Arquipélago, segundo os mapas da Meteored

O céu, que esta quinta-feira (4) já se vai apresentando muito nublado no Grupo Ocidental, dará lugar nas primeiras horas da próxima madrugada a períodos de chuva, que serão pontualmente fortes. No fim do dia espera-se que passe a regime de aguaceiros e depois das 21:00 o céu poderá começar a abrir.

Esta sexta-feira (5) o aviso amarelo para precipitação, por vezes forte, estará em vigor entre as 06:00 e as 21:00 no Grupo Ocidental.

O vento soprará de Oeste, fraco a moderado, surgindo pontualmente forte e com potencial para rajadas até 80 km/h. Nas últimas horas de sexta-feira (5), o vento passará a soprar de norte. Como se vê acima no mapa de precipitação acumulada da Meteored, as ilhas do Corvo e das Flores serão aquelas que num espaço de apenas 15 horas, mais chuva receberão (máximo de 25/26 mm de chuva acumulada).

No sábado (6) a instabilidade meteorológica nestas ilhas já se terá dissipado, estando previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Aviso amarelo de chuva manter-se-á até sábado, 6 de setembro, nos Grupos Central e Oriental

Amanhã - sexta-feira, 5 de setembro - o tempo amanhecerá com céu geralmente muito nublado nas ilhas do Grupo Central. Porém, nas vertentes meridionais das ilhas do Pico e Faial poderá chuviscar logo a partir da meia-noite ou 01:00 da manhã.

rio atmosférico Açores
O rio atmosférico, por conter um elevado teor de vapor de água, vai alimentar a chuva prevista para os Açores, tornando-a pontualmente mais forte na sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de setembro.

Entre o início e meio da manhã é expectável que a chuva caia de forma isolada e dispersa em mais lugares do Grupo Central. Mas será então a partir das 09:00 da manhã, que se preveem períodos de chuva mais generalizados, pontualmente fortes. Pela noite, espera-se que a precipitação passe a regime de aguaceiros. No sábado, 6 de setembro, preveem-se aguaceiros, por vezes fortes, durante a madrugada.

Segundo os mapas de referência da Meteored, as ilhas do Grupo Central mais afetadas no período em que a precipitação for mais abundante serão as de Faial, Pico e Graciosa, com acumulações entre 10 e 15 mm nalgumas zonas.

No Grupo Central o aviso amarelo para precipitação, por vezes forte, estará em vigor entre as 09:00 de sexta-feira (5) e as 06:00 de sábado (6).

No Grupo Central o vento soprará de Sudoeste com intensidade fraca a moderada, rodando gradualmente para norte e tornando-se temporariamente forte, com rajadas até 70 km/h durante a tarde.

O vento também será um dos elementos climáticos a ter em conta, estando previstas rajadas até 70/80 km/h.

No Grupo Oriental a precipitação gerada pela combinação entre o rio atmosférico e a frente associada a uma depressão que posteriormente se dirigirá para oeste das Ilhas Britânicas, passará de 'raspão'. Além disto, a quantidade de chuva prevista é substancialmente inferior à das outras ilhas (geralmente a rondar os 5 mm).

No entanto, as ilhas de São Miguel e Santa Maria também se encontram sob aviso amarelo devido aos potenciais impactos que a precipitação possa gerar num curto período de tempo. O aviso amarelo aqui estará em vigor apenas durante 12 horas, entre as 21:00 de sexta-feira (5) e as 09:00 de sábado (6).

No Grupo Oriental prevê-se que os períodos de chuva comecem a surgir a partir do final da tarde de sexta-feira (5), tornando-se pontualmente fortes na madrugada e início da manhã de sábado (6). Até meio da manhã, espera-se que a precipitação diminua de intensidade, passando a regime de aguaceiros.

O vento soprará geralmente fraco a moderado de Oes-Sudoeste, mas, conforme a zona de instabilidade meteorológica for percorrendo as ilhas do Grupo Oriental, o vento intensificará, podendo pontualmente gerar rajadas até 50 ou 60 km/h.