Temperaturas voltam a diminuir na próxima semana em Portugal e chuva poderá regressar na terça-feira, dia 9 de setembro

O arranque da segunda semana de setembro em Portugal adivinha-se fresco e seco, ainda que estas condições de ausência de precipitação durem pouco tempo. Confira a previsão aqui!
Depois de um domingo que se espera chuvoso, especialmente durante a madrugada, as condições meteorológicas irão melhorar com o passar das horas, sendo expectável um início de semana seco, ainda que fresco, do ponto de vista das temperaturas.
No entanto, adivinha-se o regresso da chuva, ainda que pouco expressiva, já na terça-feira, dia 9 de setembro, a partir das últimas horas da tarde. Esta deverá incidir especialmente no noroeste do país.
A temperatura mais elevada nos primeiros dias da semana não deverá ultrapassar os 30 ºC
As temperaturas máximas que hoje, sexta-feira, se deverão manter entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Beja, irão voltar a diminuir em todo o país nos próximos dias, principalmente a partir de domingo, dia 7 de setembro.

Para o arranque da próxima semana, segunda-feira, são esperados valores máximos entre os 18 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Faro. Localmente, estes valores poderão ascender até aos 30 ºC, no Sotavento Algarvio. Ainda assim, espera-se um dia seco e com céu parcialmente nublado.
Na terça-feira dar-se-á uma nova descida dos valores máximos, com maior expressão no Norte, especialmente nas regiões mais elevadas face ao nível do mar. Desta forma, esperam-se valores entre os 18 ºC em Viana do Castelo e Vila Real e os 27 ºC em Faro. Nos distritos do Porto e Braga, os valores mais elevados não deverão ultrapassar os 20 ºC.
Na quarta-feira os valores sobem de forma pouco significativa e generalizada. Esperam-se, assim, temperaturas máximas entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 28 ºC em Faro, com valores localmente mais elevados na região algarvia, na ordem dos 30 ºC.
A chuva poderá fazer-nos uma nova visita, ainda que com pouca expressão
Como referimos acima, é expectável que nas últimas horas do dia de terça-feira, dia 9 de setembro, a chuva regresse a Portugal continental, mais especificamente ao noroeste do país, com períodos de chuva fraca. Esta chuva será devida à chegada de uma linha de instabilidade associada a uma depressão situada próxima da Islândia.

Esta deverá dissipar-se ao longo das horas seguintes, mas a partir das primeiras horas da tarde de quarta-feira, dia 10, poderá voltar. Este período de instabilidade dever-se-á a um vale depressionário, originado a partir de uma depressão situada a oeste das Ilhas Britânicas, que irá resultar em chuva fraca de Norte a Sul do país.
Tendo em conta a distância temporal e a variabilidade destes fenómenos, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias.