Temperaturas voltam a diminuir na próxima semana em Portugal e chuva poderá regressar na terça-feira, dia 9 de setembro

O arranque da segunda semana de setembro em Portugal adivinha-se fresco e seco, ainda que estas condições de ausência de precipitação durem pouco tempo. Confira a previsão aqui!

Depois de um domingo que se espera chuvoso, especialmente durante a madrugada, as condições meteorológicas irão melhorar com o passar das horas, sendo expectável um início de semana seco, ainda que fresco, do ponto de vista das temperaturas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

No entanto, adivinha-se o regresso da chuva, ainda que pouco expressiva, já na terça-feira, dia 9 de setembro, a partir das últimas horas da tarde. Esta deverá incidir especialmente no noroeste do país.

A temperatura mais elevada nos primeiros dias da semana não deverá ultrapassar os 30 ºC

As temperaturas máximas que hoje, sexta-feira, se deverão manter entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Beja, irão voltar a diminuir em todo o país nos próximos dias, principalmente a partir de domingo, dia 7 de setembro.

temperatura do ar à superfície
Na segunda-feira as máximas locais não deverão ultrapassar os 30 ºC no Sotavento Algarvio.

Para o arranque da próxima semana, segunda-feira, são esperados valores máximos entre os 18 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Faro. Localmente, estes valores poderão ascender até aos 30 ºC, no Sotavento Algarvio. Ainda assim, espera-se um dia seco e com céu parcialmente nublado.

Na terça-feira dar-se-á uma nova descida dos valores máximos, com maior expressão no Norte, especialmente nas regiões mais elevadas face ao nível do mar. Desta forma, esperam-se valores entre os 18 ºC em Viana do Castelo e Vila Real e os 27 ºC em Faro. Nos distritos do Porto e Braga, os valores mais elevados não deverão ultrapassar os 20 ºC.

Ainda que possa haver alguma oscilação nos valores máximos de temperatura, as regiões mais elevadas face ao nível do mar, especialmente no Norte do país, contarão com valores inferiores às áreas adjacentes.

Na quarta-feira os valores sobem de forma pouco significativa e generalizada. Esperam-se, assim, temperaturas máximas entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 28 ºC em Faro, com valores localmente mais elevados na região algarvia, na ordem dos 30 ºC.

A chuva poderá fazer-nos uma nova visita, ainda que com pouca expressão

Como referimos acima, é expectável que nas últimas horas do dia de terça-feira, dia 9 de setembro, a chuva regresse a Portugal continental, mais especificamente ao noroeste do país, com períodos de chuva fraca. Esta chuva será devida à chegada de uma linha de instabilidade associada a uma depressão situada próxima da Islândia.

chuva prevista
Na quarta-feira, a chuva poderá incidir sobre boa parte do país, como podemos observar neste mapa, ainda que esta seja pouco expressiva.

Esta deverá dissipar-se ao longo das horas seguintes, mas a partir das primeiras horas da tarde de quarta-feira, dia 10, poderá voltar. Este período de instabilidade dever-se-á a um vale depressionário, originado a partir de uma depressão situada a oeste das Ilhas Britânicas, que irá resultar em chuva fraca de Norte a Sul do país.

Tendo em conta a distância temporal e a variabilidade destes fenómenos, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias.