Açores e Madeira podem contar com tempo maioritariamente seco e soalheiro até 6 de julho. Eis a previsão de Joana Campos

O efeito do anticiclone deverá manter-se, pelo menos, até ao arranque da próxima semana, resultando em dias praticamente sem chuva e com boas abertas. Confira aqui a previsão!

O calor e o tempo seco vieram para ficar, pelo menos para já, tanto em Portugal continental como nas Regiões Autónomas. A par do continente, que esteve todo sob aviso amarelo, laranja e vermelho devido às temperaturas elevadas, também o arquipélago da Madeira esteve sob aviso amarelo, também devido ao tempo quente, nas Regiões Montanhosas. No entanto, este aviso foi levantado.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Os dias que se seguem, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, poderão contar com sol, alguma nebulosidade e dias com temperaturas agradáveis. Na reta final do fim de semana, os Açores poderão contar com a intrusão das poeiras saarianas.

A chuva poderá "espreitar" nos Açores, mas o tempo seco imperará

O dia de hoje, quinta-feira, contou com alguma nebulosidade, especialmente nos Grupos Central e Oriental, ainda que sem chuva. No entanto, esta poderá ocorrer, de forma fraca e fugaz, no Grupo Ocidental, nas últimas horas do dia. Em relação às temperaturas, os valores máximos poderão variar entre os 20 ºC em Velas e Praia (São Mateus) e os 26 ºC nas Lajes das Flores. A amplitude térmica nos arquipélagos tende a ser pequena, e neste caso não deverá ultrapassar os 3 ºC de diferença entre temperaturas máximas e mínimas.

temperatura do ar à superfície
Ainda que as temperaturas possam variar entre 1 a 2 ºC nos próximos dias, as mesmas manter-se-ão agradáveis nos dias seguintes.

Sexta-feira será um dia com alguma nebulosidade generalizada, ainda que possa contar com abertas. Espera-se a ocorrência de chuva fraca na ilha do Pico, durante a tarde, e na ilha de São Miguel ao final do dia. Ainda assim, as temperaturas serão agradáveis, sendo que Velas poderá contar com a temperatura máxima mais baixa, de 20 ºC. Horta e Lajes das Flores deverão ser das zonas mais quentes, com 25 ºC, assim como Ponta Delgada.

No sábado, ao final da manhã, não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitação na ilha de São Miguel, ainda que depois deste episódio se espere um dia seco e parcialmente soalheiro. Quanto às temperaturas, o Grupo Oriental poderá denotar uma ligeira diminuição das mesmas, sendo que os restantes grupos podem registar máximas de 25 ºC na Horta e Lajes das Flores.

névoa seca
As poeiras do Saara irão fazer parte do cenário atmosférico dos Açores a partir da reta final da semana.

Domingo será um dia mais nublado, podendo contar também com alguma chuva fraca nos Grupos Ocidental e Central. Neste dia, a partir das primeiras horas da tarde, chegam as poeiras provenientes do Saara, que deverão afetar os Grupos Central e Oriental, devendo, com o passar das horas, concentrarem-se no Grupo Oriental, como podemos observar no mapa acima. Para além disto, denotar-se-á uma ligeira diminuição das temperaturas, devendo as mesmas variarem entre os 19 ºC no Nordeste e os 24 ºC nas Lajes das Flores.

Madeira contará com dias secos e agradáveis do ponto de vista térmico

Ainda que possam contar com alguma nebulosidade e variação das temperaturas, os próximos dias nesta Região Autónoma, esperam-se estáveis, ainda que a velocidade do vento possa aumentar na reta final da semana.

O dia de hoje, quinta-feira, contará com máximas de 23 ºC para Paul do Mar, Ponta do Sol e Funchal. Vila Baleira, em Porto Santo, poderá contar com 22 ºC. As mínimas, à exceção das Regiões Montanhosas onde geralmente são sempre mais baixas, deverão manter-se entre os 16 ºC em Ponta do Sol e os 19 ºC em Machico, Gaula, Ponta do Pargo e Porto Moniz. Porto Santo contará com mínima de 21 ºC, registando-se uma amplitude térmica quase nula.

Amanhã, sexta-feira, as temperaturas poderão aumentar, especialmente nas Regiões Montanhosas. Assim, esperam-se valores entre os 20 ºC em Santana e São Vicente e os 22 ºC no Funchal, Gaula e Vila Baleira. No Curral das Freiras, esperam-se 21 ºC de máxima.

rajadas de vento
Nas últimas horas de domingo esperam-se rajadas com cerca de 60 km/h tanto no noroeste como no sudeste da ilha.

No sábado, não se espera que as temperaturas oscilem, devendo manter-se dentro dos valores registados na sexta-feira. Assim, adivinha-se um dia seco e ameno, sendo que à medida que as horas passam, a velocidade de rajada irá aumentar.

Domingo, as temperaturas máximas deverão diminuir especialmente nas cotas mais elevadas, ainda que os valores possam variar entre os 19 ºC em Santana e Curral das Freiras e os 23 ºC para o Funchal e Ponta do Sol. Ao final do dia, a velocidade das rajadas de vento poderá atingir o pico, até 60 km/h, como podemos ver no mapa acima. No entanto, espera-se que ao longo da madrugada de segunda-feira, a mesma diminua.