Apesar do calor, a chuva e a trovoada poderão fazer parte do cenário atmosférico em Portugal nos próximos dias

As temperaturas começaram a diminuir em vários pontos do país, no entanto, continuam elevadas na maior parte do território. Para além disto, espera-se a ocorrência de chuva acompnahada de trovoada. Saiba onde!

Apesar de algum alívio nas temperaturas máximas um pouco por todo o país, o calor continua presente em boa parte da nossa geografia continental.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para hoje esperam-se máximas entre os 24 ºC em Aveiro e os 39 ºC em Beja. Localmente, as temperaturas mais baixas deverão rondar os 20 ºC no litoral Oeste e as temperaturas mais altas podem chegar aos 41 ºC no Baixo Alentejo.

Na quinta-feira espera-se ocorrência de chuva e trovoada e aumento das temperaturas no litoral

Amanhã, quinta-feira, as temperaturas voltam a subir, especialmente na faixa litoral, devido a um fluxo de ar quente proveniente de sudeste e associado à massa de ar quente, originária do Norte de África, que fez com que o mercúrio disparasse nos dias anteriores.

Desta forma, os valores aumentarão mais nas regiões Norte e Centro, esperando-se máximas entre os 27 ºC em Aveiro, Faro e Viana do Castelo, e os 38 ºC em Castelo Branco. As cidades do Porto e Braga podem chegar aos 32 ºC e 35 ºC, respetivamente, e Lisboa poderá registar 31 ºC.

densidade de raios
Uma baixa pressão poderá trazer uma maior instabilidade ao país, resultando em trovoada e chuva fraca a moderada. A região Norte deverá ser a mais afetada.

Para além do calor, espera-se alguma instabilidade, especialmente em relação à trovoada, onde a região Norte poderá registar alguns episódios da mesma, durante a tarde, assim como chuva fraca a moderada. Uma depressão situada sob a Península Ibérica contribuirá para a mesma.

Não se descarta a hipótese de estes episódios de trovoada poderem acontecer no decorrer do dia de hoje e na sexta-feira, ainda que a possibilidade e a intensidade sejam maiores na quinta-feira.

A partir de sexta-feira poderá denotar-se uma diminuição generalizada e gradual dos termómetros

Na sexta denotar-se-á um alívio generalizado das temperaturas onde as mesmas poderão variar entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 36 ºC em Castelo Branco.

O fim de semana aponta para a mesma tendência de descida gradual dos valores de temperatura, especialmente no litoral Norte e Centro, ainda que a faixa interior e o Sul se mantenham com valores acima dos 33 ºC. No sábado, esperam-se ainda alguns períodos de chuva fraca no interior da região Norte, ainda que se dissipem rapidamente.