Insetos: radar mostra estabilidade diurna, mas o declínio noturno é severo e ligado à poluição luminosa e agricultura intensiva. Saiba mais aqui!
Insetos: radar mostra estabilidade diurna, mas o declínio noturno é severo e ligado à poluição luminosa e agricultura intensiva. Saiba mais aqui!
Nos laboratórios de Castelo Branco está em curso uma investigação pioneira para proteger o animal da pesca predatória e das alterações climáticas.
Um novo estudo revela que águas frias provenientes do Oceano Antártido se infiltraram no Pacífico tropical através de "túneis oceânicos", provocando um arrefecimento repentino e antecipando mudanças profundas nos ciclos glaciais da Terra.
Investigadores descobriram um bloco de gelo de 6 milhões de anos na Antártida que preserva ar antigo e fornece pistas sobre como era a atmosfera num planeta muito mais quente. A descoberta oferece uma oportunidade única para reconstruir o clima da Terra num passado remoto.
Um fenómeno surpreendente revela como uma formiga parasita manipula operárias através de sinais químicos, levando-as a eliminar a sua própria rainha e permitir a ascensão da invasora.
A ciência está a avançar e a tornar-se cada vez mais amigável com a Inteligência Artificial. Uma equipa de investigadores da Universidade de Würzburg deu um grande passo rumo à autonomia de satélites.
No Alasca os rios estão a ficar com uma cor laranja brilhante, um fenómeno surpreendente que alarmou os cientistas, mas que já têm uma teoria que pode explicar essa oxidação.
O impacto severo do Clima Espacial. Saiba como as CMEs prejudicam a órbita e forçam o modo de segurança nos satélites.
Cientistas portugueses estudam um inseto australiano capaz de controlar a praga das acácias no litoral, oferecendo uma solução natural para recuperar os ecossistemas dunares invadidos.
À medida que as temperaturas globais continuam a subir devido às alterações climáticas, a saúde dos ecossistemas de água doce em todo o mundo enfrenta uma ameaça sem precedentes.
A natureza provocou uma evolução não muito diferente entre as espécies de aves que atualmente se encontram adaptadas a altitudes mais elevadas. Para sobreviver nas altas montanhas, até as aves precisam de uma penugem mais espessa, dadas as temperaturas muito mais frias.
A depressão sazonal não é apenas tristeza de inverno, surge com a falta de luz, afetando humor, energia e sono, e pode exigir atenção médica e psicológica.