
O mês de maio de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente, em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
O mês de maio de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente, em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Svalbard, a região da Terra permanentemente habitada mais próxima do Pólo Norte, está a sofrer impactos negativos devido às alterações climáticas.
A aviação é, atualmente, uma das principais formas de transporte de cargas e passageiros por todo o mundo e também um dos principais emissores de CO2 para a atmosfera.
À semelhança do que ocorreu em Portugal, o mês de abril de 2021 foi um mês muito quente a nível do globo. Inúmeros eventos extremos ocorreram no mês passado à escala global.
O mês de abril de 2021 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Tem-se verificado um deslocamento do eixo da Terra devido a diferentes fatores, entre eles as alterações climáticas. Contamos-lhe mais aqui!
Espera-se que este ano seja mais um ano em que os ciclones tropicais no Atlântico ocorram em número superior ao normal. Contamos-lhe mais aqui!
No passado dia 9 entrou em erupção o vulcão La Soufrière da ilha de São Vicente, no mar das Caraíbas, que está a deixar a ilha sob uma imensa chuva de cinzas.
O mês de março de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente, em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Os efeitos das alterações climáticas podem ser devastadores para zonas costeiras e marinhas vulneráveis, assim como para a função e estrutura dos seus ecossistemas
A região oriental da Austrália está a enfrentar as piores cheias das últimas décadas após os terríveis incêndios de há um ano. Contamos-lhe mais aqui!
As secas severas dos últimos anos na Europa são preocupantes e têm sido tema de estudo de diversas equipas de investigação.
O mês de fevereiro de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente, em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação.
Existem regiões no globo, tais como as regiões dos trópicos e algumas regiões das latitudes médias, onde é normal a ocorrência de tempestades convectivas.
O nosso planeta está a ficar mais quente, com impacto crescente nas nossas vidas. Precisamos de nos adaptar a um clima novo e mais extremo.
Os ciclones tropicais, exceto os do Oceano Atlântico, estão a atingir cada vez mais as regiões continentais. Porquê? Saiba mais aqui!
O ano de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um ano muito quente, em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
O mês de janeiro de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito frio, em relação à temperatura do ar e seco, em relação à precipitação.
Os impactos das alterações climáticas sobre a saúde podem ser complexos, pois em geral ocorrem de forma dispersa, direta ou indiretamente.
O Índice Global de Risco Climático analisa e classifica em que medida os países e regiões têm sido afetados pelos impactos de fenómenos meteorológicos extremos.