Agosto de 2021 foi um dos mais quentes de sempre no Globo

Agosto de 2021 foi, juntamente com agosto de 2017, o terceiro mais quente de sempre a nível do globo, tendo sido agosto de 2016 o agosto mais quente. Confira aqui os valores de temperatura!

Calor
Agosto de 2021 foi o terceiro agosto mais quente a nível do globo.

Considerando a média da temperatura do ar no globo no período de 1991-2020, a temperatura do ar à superfície no globo, em agosto, foi 0,31°C mais quente do que a média desses 10 anos.

Temperatura na Europa

O valor da temperatura média em agosto na Europa foi próximo da média de 1991-2020, no entanto com temperaturas muito acima da média em algumas regiões, como foi o caso dos países mediterrâneos, onde se atingiram temperaturas recordes e das regiões mais a leste. Nos países mais a norte ocorreram temperaturas abaixo da média.

Anomalias da temperatura do ar na Europa
Anomalias da temperatura do ar à superfície, na Europa, em agosto de 2021. A vermelho anomalias a variar entre 0 e +12°C e a azul anomalias a variar entre 0 e -12°C. (Data: ERA5. Período de referência: 1991-2020. Créditos: C3S/ECMWF)

Durante a onda de calor que ocorreu no sul da Europa, registou-se uma temperatura de 48,8°C a 11 de Agosto de 2021 na cidade de Siracusa, Sicília, Itália. Esta temperatura foi a temperatura mais elevada alguma vez registada na Europa

Esta onda de calor afetou também outros países, incluindo a Espanha, e seguiu-se ao calor extremo no início de Agosto na Grécia e na Turquia, o que contribuiu para as condições ambientais favoráveis para os incêndios devastadores na região.

A temperatura média no período de junho-agosto na Europa foi próxima de 1°C acima da média de 1991-2020, tornando-o o verão mais quente a seguir aos verões de 2010 e 2018.

Temperatura noutras regiões do Hemisfério Norte

Tal como em algumas regiões da Europa, ocorreu noutros locais do hemisfério Norte tempo muito quente com temperaturas muito acima da média. Tal foi o caso das regiões que se estendem a partir do norte do Mar Negro, atravessando a Sibéria e a norte do Mar Cáspio.

A Gronelândia também apresentou temperaturas muito acima da média, bem como o nordeste da América do Norte. No norte de África as temperaturas foram mais elevadas do que o normal, o que estava relacionado, em parte, com a onda de calor no sul da Europa.

Anomalias da temperatura do ar no globo
Anomalias da temperatura do ar à superfície, no Globo, em agosto de 2021. A vermelho anomalias a variar entre 0 e +12°C e a azul anomalias a variar entre 0 e -12°C. (Data: ERA5. Período de referência: 1991-2020. Créditos: C3S/ECMWF)

As temperaturas abaixo do valor normal do período de 1991-2020 ocorreram a norte da Baía de Hudson no Canadá, no norte do Alasca e do Mar de Beaufort adjacente.

De referir, também, temperaturas inferiores ao valor médio no período de 1991-2020, na região nordeste do México e numa faixa este-oeste através da Mongólia e da China até à Península Coreana.

Temperatura no Hemisfério Sul

No Hemisfério Sul registou-se um grande contraste de anomalias na Antártida. Enquanto na parte oriental as temperaturas foram muito acima da média para agosto, na parte ocidental foram muito abaixo da média. Na maior parte das regiões da Austrália as temperaturas registadas foram acima dos valores médios no período de 1991-2020, em particular no norte do país.

Em grande parte da América do Sul também as temperaturas foram acima da média para agosto. No entanto, no Brasil Oriental, as temperaturas foram abaixo da média, bem como na África Austral Central.

As temperaturas do ar continuaram abaixo da média em grande parte do Oceano Pacífico oriental tropical e subtropical. O Pacífico Norte, em geral, registou temperaturas acima da média, assim como maior parte do Índico e do Atlântico, com exceção da região junto à Antártida.