
O mês de fevereiro de 2022 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação. Saiba mais aqui!
O mês de fevereiro de 2022 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação. Saiba mais aqui!
Os incêndios florestais estão a tornar-se mais intensos e mais frequentes, devastando comunidades e ecossistemas no seu caminho. De acordo com um estudo recente, prevê-se que aumentem até 50% dentro dos próximos 80 anos.
As temperaturas elevadas fazem com que as espécies vegetais na Antártida se espalhem com muita rapidez nos últimos anos. O continente gelado passa por grandes transformações. Saiba mais aqui!
A NOAA divulgou a sua análise da temperatura global referente ao mês de janeiro, concluindo que a temperatura média global de superfície foi a sexta mais elevada de janeiro, desde que se iniciaram os registos em 1880.
O mês de janeiro de 2022, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
A falta de chuva que se tem verificado em Portugal nos últimos meses levou ao agravamento da situação de seca que atinge atualmente todo o território continental.
O ano de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um ano quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
2021 foi o sexto ano mais quente desde que há registos e a temperatura média de superfície do globo no ano passado igualou a do ano 2018.
O mês de dezembro de 2021 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Confira!
Estudos têm indicado que os ciclones tropicais estão a tornar-se mais fortes e a ocorrer em latitudes mais elevadas do que no passado.
Em 2021, embora o Covid tenha sido o tema dominante, a crise climática continuou a provocar o seu próprio caminho de devastação. Saiba mais aqui!
Nas últimas décadas, ter um Natal branco em maior parte da Europa tornou-se um fenómeno raro. Como será este ano?
A NOAA divulgou a sua análise da temperatura global referente ao mês de novembro de 2021, concluindo que a temperatura média global de superfície foi a quarta mais elevada de novembro, desde que se iniciaram os registos em 1880.
O mês de novembro de 2021 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito frio em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.
Os incêndios florestais, além de serem uma ameaça para as pessoas e para os ecossistemas, afetam também a atmosfera, tanto nos níveis baixos como nos níveis mais altos.
O sudoeste da Ásia, assim como a Austrália, Nova Zelândia e as ilhas do Pacífico são algumas das regiões do mundo mais afetadas pelas mudanças climáticas.
A NOAA divulgou a sua análise da temperatura global referente ao mês de outubro de 2021, concluindo que a temperatura média global de superfície foi a quarta mais elevada desde que se iniciaram os registos em 1880.
O mês de outubro de 2021 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. E quanto à seca meteorológica, qual é o ponto da situação? Saiba mais aqui!
A UNICEF alerta que o futuro de milhões de crianças vai depender dos resultados da Conferência das Partes (COP26) a decorrer em Glasgow devido ao risco climático extremamente elevado.
A pandemia causada pelo COVID-19 com o respetivo declínio temporário nas emissões, em 2020, não teve qualquer impacto relevante nos níveis atmosféricos dos gases com efeito de estufa e nas suas taxas de crescimento.