tempo.pt
Teresa Abrantes

Teresa Abrantes

Redatora de notícias de Atualidade e Ciência - 224 artigos

Teresa Abrantes é licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ex- Instituto de Meteorologia. Retirou-se do Instituto em 2014. Desde 2014 a dar aulas de Meteorologia no Instituto Superior de Educação e Ciência no Curso de Engenharia de Proteção Civil e a trabalhar como consultora da área de meteorologia em projectos do Banco Mundial. Participou num projecto no Paquistão e colabora num projecto em Moçambique e em Angola.

Durante 19 anos integrou a equipa de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico em dois canais da televisão portuguesa. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto trabalhou fundamentalmente na área da previsão e vigilância meteorológica, ocupou diferentes cargos directivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comités internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial e membro da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica.

Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais, relacionados mais com a sua especialização, previsão do tempo e deteção remota e apoio meteorológico ao combate de incêndios florestais.

Artigos de Teresa Abrantes

2022 foi o ano mais quente em Portugal desde 1931
Atualidade

2022 foi o ano mais quente em Portugal desde 1931

O ano de 2022 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um ano extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

A Europa aqueceu significativamente nos últimos 30 anos
Atualidade

A Europa aqueceu significativamente nos últimos 30 anos

De acordo com o Relatório 2021 do Estado do Clima, publicado recentemente pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), a Europa aqueceu a uma taxa duas vezes superior que as restantes regiões do globo.

Agosto de 2022 foi o sexto agosto mais quente no globo
Atualidade

Agosto de 2022 foi o sexto agosto mais quente no globo

A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de agosto de 2022 e concluiu que este foi o sexto agosto mais quente desde que se iniciaram os registos em 1880. Saiba mais aqui!

1 2 3 4 5