
Nomeação da personalidade “Europeu do Ano” pela Reader's Digest
O Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial, OMM, Professor Petteri Taalas, foi nomeado "Europeu do Ano" pela revista Reader's Digest. Contamos-lhe mais aqui!
Teresa Abrantes é licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ex- Instituto de Meteorologia. Retirou-se do Instituto em 2014. Desde 2014 a dar aulas de Meteorologia no Instituto Superior de Educação e Ciência no Curso de Engenharia de Proteção Civil e a trabalhar como consultora da área de meteorologia em projectos do Banco Mundial. Participou num projecto no Paquistão e colabora num projecto em Moçambique e em Angola.
Durante 19 anos integrou a equipa de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico em dois canais da televisão portuguesa. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto trabalhou fundamentalmente na área da previsão e vigilância meteorológica, ocupou diferentes cargos directivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comités internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial e membro da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica.
Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais, relacionados mais com a sua especialização, previsão do tempo e deteção remota e apoio meteorológico ao combate de incêndios florestais.
O Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial, OMM, Professor Petteri Taalas, foi nomeado "Europeu do Ano" pela revista Reader's Digest. Contamos-lhe mais aqui!
O mês de dezembro de 2020, em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico, como um mês frio, em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Com a ocorrência do fenómeno La Niña esperava-se que o ano 2020 na Austrália não estivesse entre os anos mais quentes. Saiba mais aqui.
A década 2011-2020 será a década mais quente da história desde que há registos de temperatura. Aqui são analisados os anos mais quentes dos últimos dez anos, bem como a previsão para 2021. Confira todos os detalhes!
Uma enorme massa de gelo desprendeu-se da Antártida em 2017 e pode atingir a ilha britânica Geórgia do Sul em janeiro.
O mês de novembro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e um mês normal em relação à precipitação.
Os gases de efeito de estufa e em particular o dióxido de carbono atingiram níveis recorde na atmosfera, apesar dos efeitos causados pela pandemia do coronavírus.
O furacão Iota foi a 30ª tempestade a formar-se no Atlântico em 2020, consolidando este como um ano sem precedentes para a frequência desses fenómenos.
De acordo com o que se previa há uns meses, o fenómeno La Niña desenvolveu-se e deverá durar até ao próximo ano.
O mês de outubro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês frio, em relação à temperatura do ar e como um mês chuvoso, em relação à precipitação.
As alterações climáticas ameaçam cada vez mais a saúde humana, a segurança alimentar e da água e o desenvolvimento socioeconómico em África.
A região do Ártico continua a aquecer a um ritmo duas ou três vezes superior ao ritmo global. É necessário tomar medidas urgentes. Contamos-lhe mais aqui!
Um aumento das catástrofes relacionadas com o clima indica que é necessário aumentar e tornar mais eficazes as medidas de prevenção contra os efeitos dos fenómenos extremos. O que fazer mais para mitigar o risco dos desastres naturais?
O mês de setembro de 2020 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e como um mês normal em relação à precipitação.
As previsões meteorológicas continuam a ser um grande desafio para os meteorologistas, mas o grau de incerteza das mesmas tem diminuído ao longo dos tempos. O que poderá acontecer num futuro próximo? Saiba mais aqui!
Os incêndios florestais são um flagelo que têm afetado cada vez mais regiões do globo, não só em número de ocorrências como também em extensão de área ardida.
As concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera estão a níveis recorde e continuam a aumentar afetando a temperatura global da atmosfera. Contamos-lhe mais aqui!
O mês de agosto de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, em relação à temperatura do ar como um mês quente e em relação à precipitação como um mês normal.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, OMM, existe uma probabilidade de 60% de ocorrer um evento La Niña a curto prazo. Que implicações terá este evento a nível climático? Contamos-lhe mais aqui!
O mês de julho de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico em relação à temperatura do ar, como um mês extremamente quente, e em relação à precipitação, como um mês seco. Saiba tudo aqui!