Teresa Abrantes

Redação / 57 artigos

Licenciada em Física, ramo de Macrofísica, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço como meteorologista no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ex- Instituto de Meteorologia, do qual se retirou em 2014. Atualmente a dar aulas de Meteorologia no ISEC no Curso de Engenharia de Proteção Civil e a trabalhar como consultora do World Bank na área da Meteorologia, colaborando em projectos em Moçambique e no Paquistão. Durante 19 anos integrou a equipa de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico na televisão. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto trabalhou fundamentalmente na área da previsão e vigilância meteorológica, ocupou diferentes cargos directivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comités internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial.

Publicidade

Artigos de Teresa Abrantes

Redução do risco dos desastres naturais

Perante o aumento da intensidade dos desastres naturais diversas estruturas e organizações a nível mundial desenvolvem esforços no sentido de melhorar o sistema de avisos para prevenção e mitigação dos desastres naturais.

Abril de 2019 chuvoso

Como habitualmente apresenta-se a análise climatológica mensal do mês que terminou. O mês de abril de 2019 em Portugal continental classificou-se como um mês chuvoso.

Ciclones Tropicais: como se formam?

Os ciclones tropicais estão entre os sistemas climáticos mais poderosos e destruidores do planeta. Descubra aqui como se formam e como são classificados.

A importância do Dia Mundial da Terra

Comemorou-se ontem, 22 de abril, o 49º Dia Mundial da Terra. Este dia começou a ser celebrado no ano 1970 e visa alertar a população para os riscos que a Terra está a sofrer.

Março foi um mês quente e seco

Do ponto de vista climatológico o mês de março em Portugal continental foi considerado um mês seco em relação à precipitação e um mês quente em relação à temperatura.

Impactos do ciclone Idai em Moçambique

O ciclone tropical Idai já passou mas os efeitos da sua passagem permanecem. Moçambique, na linha da trajetória da maior parte dos ciclones que ocorrem naquela região do globo, sofreu mais uma vez.

As ilhas de calor: que futuro ?

Com o aquecimento global a ser considerado como uma das causas das alterações climáticas, será que as ilhas de calor irão aumentar?

Fevereiro: mês quente e seco

O mês de fevereiro em Portugal continental foi classificado, do ponto de vista climatológico, como um mês muito seco em relação à precipitação e quente em relação à temperatura.

Temperaturas recorde na Europa!

O mês de fevereiro foi caracterizado em muitos países da Europa pelo registo de temperaturas máximas recordes para aquele mês de inverno.

Ciclones Tropicais em 2018

Durante o ano 2018 ocorreu uma atividade acima da média no que diz respeito ao número de ocorrências de ciclones tropicais em todo o globo.

O Clima no Globo em 2018

Em 2018, onze meses registaram temperaturas globais mensais da superfície do oceano e da terra acima das respectivas médias mensais.

Janeiro foi um mês muito seco

Do ponto de vista climatológico o mês de janeiro de 2019 em Portugal continental foi classificado como um mês muito seco, no entanto foi normal quanto à temperatura.

Ano de 2018: recordes de calor no globo

A tendência de aquecimento global da atmosfera a longo prazo continuou em 2018, com a temperatura média do ar em todo o globo definida como a quarta maior registada.

O café e as mudanças climáticas

O café, essa bebida universal apreciada por todos, está em risco, se não forem tomadas medidas adequadas que possam abrandar o aquecimento global que se tem verificado.

Seguinte