
Dezembro de 2022 foi o oitavo mais quente da Terra nos últimos 143 anos
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de dezembro e concluiu que este foi o oitavo dezembro mais quente, desde que se iniciaram os registos em 1880.
Teresa Abrantes é licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ex- Instituto de Meteorologia. Retirou-se do Instituto em 2014. Desde 2014 a dar aulas de Meteorologia no Instituto Superior de Educação e Ciência no Curso de Engenharia de Proteção Civil e a trabalhar como consultora da área de meteorologia em projectos do Banco Mundial. Participou num projecto no Paquistão e colabora num projecto em Moçambique e em Angola.
Durante 19 anos integrou a equipa de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico em dois canais da televisão portuguesa. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto trabalhou fundamentalmente na área da previsão e vigilância meteorológica, ocupou diferentes cargos directivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comités internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial e membro da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica.
Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais, relacionados mais com a sua especialização, previsão do tempo e deteção remota e apoio meteorológico ao combate de incêndios florestais.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de dezembro e concluiu que este foi o oitavo dezembro mais quente, desde que se iniciaram os registos em 1880.
O ano de 2022 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um ano extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
Recentemente um painel de peritos divulgou que a camada de ozono está no bom caminho para recuperar globalmente dentro de quatro décadas. Saiba mais aqui!
A região do Ártico, outrora congelada e coberta de neve, está a aquecer mais rapidamente do que qualquer outra parte do mundo.
O mês de dezembro de 2022, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação. E a situação de seca meteorológica, como está?
Ao longo do ano de 2022, Portugal continental sofreu o efeito de situações meteorológicas extremas que tiveram impacto na vida das pessoas e na economia. Saiba mais aqui!
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de novembro e concluiu que este foi o nono novembro mais quente, desde que se iniciaram os registos em 1880.
O mês de novembro de 2022, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.
Apesar de ter terminado no final de novembro a temporada dos ciclones tropicais do Atlântico, mantêm-se os impactos das tempestades mais devastadoras desta época. Saiba mais aqui!
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as temperaturas à superfície do mar em algumas zonas do Sudoeste do Pacífico estão a aumentar mais do triplo da média global.
De acordo com o Relatório 2021 do Estado do Clima, publicado recentemente pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), a Europa aqueceu a uma taxa duas vezes superior que as restantes regiões do globo.
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de outubro e concluiu que este foi o quarto outubro mais quente, desde que se iniciaram os registos em 1880. Saiba mais aqui!
O mês de outubro de 2022, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Saiba mais aqui!
Muitos países da Europa registaram temperaturas excecionalmente elevadas para o mês de outubro, sendo isto algo que causa preocupação. Saiba mais aqui!
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de setembro e concluiu que este foi o quinto setembro mais quente, juntamente com o setembro de 2021, desde que se iniciaram os registos em 1880.
Ao analisarem uma amostragem significativa de pedras de granizo, cientistas eslovenos descobriram partículas microplásticas no granizo.
O mês de setembro de 2022, em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Saiba mais aqui!
Investigadores revelam que o derretimento do gelo no Ártico acidifica o Oceano Ártico quatro vezes mais rápido que outros oceanos. Saiba mais aqui!
Um estudo recente revela que o rápido derretimento do gelo no Ártico pode ter um impacto duradouro nos padrões climáticos globais, nomeadamente no fenómeno El Niño. Saiba mais aqui!
A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de agosto de 2022 e concluiu que este foi o sexto agosto mais quente desde que se iniciaram os registos em 1880. Saiba mais aqui!