Teresa Abrantes

Redação / 80 artigos

Licenciada em Física, ramo de Macrofísica, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço como meteorologista no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ex- Instituto de Meteorologia, do qual se retirou em 2014. Atualmente a dar aulas de Meteorologia no ISEC no Curso de Engenharia de Proteção Civil e a trabalhar como consultora do World Bank na área da Meteorologia, colaborando em projectos em Moçambique e no Paquistão. Durante 19 anos integrou a equipa de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico na televisão. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto trabalhou fundamentalmente na área da previsão e vigilância meteorológica, ocupou diferentes cargos directivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comités internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial.

Publicidade

Artigos de Teresa Abrantes

Atualidade 07 Dez. 2019

Novembro de 2019 foi um mês chuvoso

Do ponto de vista climatológico o mês de novembro de 2019 classificou-se como um mês frio em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Contamos-lhe todos os detalhes aqui!

Ciência 19 Nov. 2019

A subida do nível do mar causará três vezes mais vítimas

Milhões de pessoas em áreas costeiras podem enfrentar mais frequentemente inundações devido à subida do nível do mar, que poderão provocar um número de vítimas três vezes superior ao atual. Contamos-lhe tudo aqui.

Atualidade 07 Nov. 2019

Em outubro de 2019 a seca desagravou

O mês de outubro de 2019 classificou-se do ponto de vista climatológico como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe tudo aqui.

Ciência 23 Out. 2019

Cheias e secas afetam o globo terrestre

Atualmente o mundo vive uma crise relacionada com a água. Enquanto há escassez de água em muitas regiões do globo, outras são afetadas por cheias de grandes dimensões ou por águas poluídas. Saiba mais aqui.

Ciência 15 Out. 2019

As mudanças climáticas estão a acelerar

O período entre 2015 e 2019 deverá tornar-se o período de cinco anos mais quente alguma vez registado. Além do aumento da concentração de gases com efeito de estufa, verificou-se subida do nível do mar, diminuição da extensão de gelo e eventos meteorológicos extremos mais frequentes. Confira aqui.

Atualidade 06 Out. 2019

Setembro de 2019 foi um mês quente e seco

O passado mês de setembro classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Confira connosco a análise climatológica de setembro de 2019 em Portugal continental.

Ciência 30 Set. 2019

O futuro dos oceanos e da criosfera

Haverá profundas consequências para os oceanos e criosfera, caso não haja uma redução urgente das emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais aqui sobre o mais recente relatório do IPCC.

Ciência 14 Set. 2019

Ciclones tropicais: origens e designações

Todos os anos ciclones tropicais com forte poder destruidor atingem diferentes regiões do globo. Recentemente tivemos ciclones tropicais como o tufão Faxai que atingiu Tóquio e o furacão Dorian, que devastou o noroeste das Bahamas. Saiba mais aqui.

Atualidade 08 Set. 2019

Agosto de 2019 teve temperaturas acima da média

A temperatura média em Portugal continental durante o passado mês de agosto foi superior ao valor normal bem como a quantidade de precipitação. Contamos-lhe mais aqui.

Atualidade 11 Ago. 2019

Julho de 2019 foi um mês seco com temperaturas normais

O mês de julho de 2019 em Portugal continental, classificou-se do ponto de vista climatológico como um mês normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação. Contamos-lhe os detalhes aqui.

Atualidade 03 Ago. 2019

Impactos das ondas de calor

Ondas de calor são mortais e os seus impactos estão em ascensão globalmente devido à mudança climática. Em menos de um mês grande parte da Europa foi atingida por duas ondas de calor. Saiba mais aqui.

Ciência 27 Jul. 2019

Nuvens noctilucentes e a mudança climática

Nuvens noctilucentes formam-se apenas sob condições muito especiais e a sua ocorrência pode ser usada como um indicador do efeito da mudança do clima na atmosfera. Contamos-lhe os detalhes aqui.

Ciência 17 Jul. 2019

Estarão as ondas de calor mais intensas?

A onda de calor excecional que atingiu grande parte da Europa durante a última semana de junho de 2019 quebrou vários recordes históricos em diversos locais de França, Suíça, Áustria, Alemanha, República Checa e Espanha. Saiba mais aqui.

Atualidade 06 Jul. 2019

Junho de 2019 foi um mês frio

Do ponto de vista climatológico o mês de junho deste ano, em Portugal continental, classificou-se como um mês muito frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. Contamos-lhe aqui.

Seguinte