
Será que podemos comparar a pandemia com as mudanças climáticas? Porque razão não é decretado um estado de alarme para as mudanças climáticas? Descubra tudo aqui!
Será que podemos comparar a pandemia com as mudanças climáticas? Porque razão não é decretado um estado de alarme para as mudanças climáticas? Descubra tudo aqui!
De acordo com as novas previsões climáticas é provável que a temperatura média global, nos próximos 5 anos, seja pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais (definidos como a média de 1850-1900). Saiba mais aqui, connosco!
O mês de junho de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, em relação à temperatura do ar como um mês normal e em relação à precipitação como um mês muito seco.
Foram estabelecidos dois novos recordes mundiais para a maior distância reportada e a maior duração reportada para um único relâmpago. Contamos-lhe mais aqui!
De acordo com o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) que opera o Serviço das Alterações Climáticas do Programa Copernicus, o mês de maio foi globalmente o mês mais quente desde que há registos.
As atividades humanas produzem pequenas partículas transportadas pelo ar chamadas aerossóis, em que parte delas contribuem para a formação das nuvens. Saiba mais aqui, connosco!
O mês de maio de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, em relação à temperatura do ar como um mês extremamente quente e em relação à precipitação como um mês seco. Contamos-lhe mais aqui!
Os registos de temperatura que se têm obtido nas estações da Antártida provam que a temperatura naquela região tem vindo a subir, com consequências ambientais para a região, nomeadamente a nível da biologia. Saiba mais aqui!
Poluição e emissões de carbono caíram, mas desperdiçaremos esses ganhos se os governos não conseguirem avançar com mudanças decisivas. O que poderá acontecer? Saiba mais aqui!
De acordo com um estudo publicado no jornal científico Science Advances, o número de eventos potencialmente fatais de calor e humidade duplicou entre 1979 e 2017, e está a aumentar em frequência e intensidade. O que poderá acontecer num futuro próximo no mundo? Saiba mais aqui!
O mês de abril de 2020 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, em relação à temperatura do ar como um mês quente e em relação à precipitação como um mês muito chuvoso. Saiba mais aqui!
Com o oeste dos Estados Unidos e o norte do México a sofrerem desde 2000 uma série cada vez maior de anos de seca, os cientistas alertam há algum tempo que a mudança climática pode estar a provocar na região uma situação de seca extrema, pior do que qualquer outra registada na história.
A pandemia do coronavírus continua a atingir o globo, afetando e matando milhares de pessoas, e prejudicando de uma forma assustadora o normal funcionamento das sociedades. Isto tem levado a uma diminuição na emissão de carbono para a atmosfera. Contamos-lhe mais aqui!
O mês de março de 2020 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente em relação à temperatura do ar e como um mês normal em relação à precipitação.
Aproveitando o facto de existir atualmente o confinamento dos cidadãos às suas casas, criaram-se alguns projetos. Além de poderem contribuir para diminuir o triste isolamento de muita gente, podem, por outro lado, beneficiar algumas atividades como a Meteorologia.
Numa tentativa de reduzir a propagação da doença Covid-19, os governos têm tomado determinadas medidas que levaram a uma redução significativa de voos de aeronaves e consequentemente de observações meteorológicas por parte dos aviões.
As imagens de satélite têm mostrado uma forte redução nos níveis de poluição em algumas regiões do globo, designadamente na China e na Itália. Mais detalhes aqui!
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou no passado dia 10 de março a Declaração da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o estado do clima global em 2019. Contamos-lhe mais aqui.
O mês de fevereiro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês extremamente quente e extremamente seco. Contamos-lhe mais aqui!
Depois da tempestade Dennis ter provocado fortes impactos no Reino Unido, incluindo cheias em muitas regiões, o risco de ocorrência de novas inundações vai continuar ao longo dos próximos dias. Saiba mais aqui.