
A agência especializada da ONU destaca que os atuais modelos de produção agrícola e alimentar não são sustentáveis e que a segurança alimentar futura dependerá da proteção das terras, do solo e dos recursos hídricos.
A agência especializada da ONU destaca que os atuais modelos de produção agrícola e alimentar não são sustentáveis e que a segurança alimentar futura dependerá da proteção das terras, do solo e dos recursos hídricos.
Um projeto ambicioso em Itália está em andamento para desenvolver um robô com inteligência, força e sensibilidade suficientes para restaurar restos arqueológicos fragmentados, como obras pictóricas.
Pequim é uma das cidades mais poluídas do globo. Contudo, quando ocorre uma reunião política importante, ou algum evento internacional, o céu fica limpo, azul, e a luz volta à cidade. Será coincidência?
Amontoados de galhos e caruma, conhecidas por "hotéis para coelhos”, fornecem segurança contra os predadores e ajudam na procriação do animal agora saudado como "engenheiro de ecossistema" e em vias de extinção.
Os incêndios que devastaram as florestas da Califórnia no ano de 2020 mataram milhares de sequóias gigantes, segundo as autoridades, na primeira estimativa em grande escala da mortalidade desta rara espécie.
A Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem os níveis mais altos de consumo de álcool do mundo e, segundo um recente estudo, pode estar associado aos climas mais frios. Todos os dias, mais de 2.500 pessoas na Europa morrem de causas atribuíveis ao álcool.
Um diretório ambicioso de comportamentos e vocalizações de elefantes oferece incríveis perceções sobre as suas mentes e cultura, podendo assim ajudar a salvar estes animais magníficos que estão em vias de extinção.
A expressão "Carbono Azul" surgiu pela importante contribuição das plantas marinhas para mitigar o aquecimento global. O carbono capturado pelos ecossistemas costeiros sequestram e armazenam carbono da atmosfera tornando-se, assim, numa peça essencial da solução para as mudanças climáticas.
O Funchal destaca a importância do projeto que vai explorar microbiologia e mineralogia nas Ilhas Selvagens. Este projeto, o “Microceno”, irá explorar pela primeira vez a microbiologia e a mineralogia das grutas vulcânicas terrestres e marinhas das ilhas, que são consideradas análogos geológicos de Marte.
Das atividades pertencentes ao setor primário, a agricultura é a que mais sofre com as alterações climáticas, traduzindo-se em fracas colheitas e produções de qualidade inferior. Será possível relacionar as alterações climáticas com a produção da castanha, em Valpaços, assim como as suas necessidades de sobrevivência e readaptação? Veja aqui!
Numa recente investigação, estima-se que poderiam ser evitadas cerca de 43 mil mortes anuais na Europa, se a recomendação da Organização Mundial da Saúde sobre espaços verdes fosse cumprida.
Hoje, 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Este dia é um apelo global à erradicação da fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.
Embora não seja uma condição diagnosticável, os especialistas dizem que a ansiedade climática está a aumentar em todo o mundo. Saiba mais aqui!
Por detrás da diversão e glamour dos gigantescos cruzeiros, esconde-se a sua intensa participação na poluição e degradação ambiental, além do impacto crescente e contínuo que causam na saúde e bem-estar das pessoas.
Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água, tornando-se assim num planeta frio e seco.
Na Bulgária, um grupo de investigadores mostrou que grupos humanos pertencentes a uma onda inicial de dispersão de nossa espécie na Europa, enfrentaram condições climáticas muito frias enquanto ocupavam a caverna entre cerca de 46.000 a 43.000 anos atrás.
As condições frias ao norte do Alasca em agosto reduziram o degelo, dizem os cientistas, mas a tendência geral ainda é de queda. Contamos-lhe mais aqui!
Todos os anos milhares de carcaças de aves subnutridas acabam mortas nas praias europeias. A grande explicação passará pela falta de presas ou pela incapacidade de as apanhar durante ciclones no Inverno, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology.
Segundo um estudo referenciado pelo jornal The Guardian, a poluição do ar mata mais do que doenças como a malária, HIV e tuberculose, recebendo apenas 1% da ajuda global para o desenvolvimento de programas para a sua redução.
Uma nova classe de exoplaneta muito diferente da nossa, mas que poderia suportar vida, foi identificada pelos astrónomos, o que poderia acelerar muito a procura por vida fora do nosso Sistema Solar.