Hoje damos as boas-vindas à primavera 2022: equinócio e curiosidades

A primavera em Portugal começa hoje, 20 de março, com a entrada no equinócio. A época mais florida do ano começa a colorir a paisagem de forma fabulosa, constituindo uma das mais belas estações que fazem parte do clima do nosso país. Saiba mais aqui!

Primavera
A primavera, também conhecida como a estação das flores, é associada ao reflorescimento da terra. Acontece logo a seguir ao inverno.

Durante milhares de anos, as pessoas utilizaram os fenómenos naturais periódicos para marcar o tempo. A rotação natural da Terra em redor do Sol forma a base do calendário astronómico, no qual definimos as estações do ano com dois solstícios e dois equinócios. A inclinação da Terra e o alinhamento do Sol sobre o equador determinam os solstícios e os equinócios.

Em 2022, o equinócio da primavera ocorre, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, hoje, 20 de março às 15:33 horas (menos 1 hora nos Açores). Este instante marca o início da primavera no hemisfério Norte. Esta estação prolongar-se-á por 92 dias até ao próximo solstício, que ocorrerá no dia 21 de junho.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, os equinócios (palavra derivada do latim que significa "noites iguais") ocorrem duas vezes por ano, na primavera e no outono, nas datas em que o dia e a noite têm a mesma duração.

A partir daqui, até ao início do outono, o dia natural passa a ter uma maior duração do que a noite, devido ao Sol percorrer um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias, atingindo uma altura máxima no início do solstício de verão.

É exatamente o oposto no hemisfério Sul, onde 20 de março assinala o início do equinócio de outono.

youtube video id=a3YgLJ-ymEM

Primavera climatológica e primavera astronómica

Os meteorologistas e os climatologistas dividem as estações do ano em grupos de três meses, com base no ciclo anual de temperatura e no calendário. Geralmente, pensamos no inverno como a época mais fria do ano, e no verão como a época mais quente. Já a primavera e o outono são tidos como estações de transição, e é nisso que as estações meteorológicas se baseiam.

A criação destas estações foi baseada na observação e previsão meteorológica, e estão mais intimamente ligadas ao nosso calendário civil mensal do que às estações astronómicas.

A duração das estações meteorológicas também é mais consistente, e varia de 90 dias para o inverno de um ano não bissexto a 92 dias para a primavera e verão. Seguindo o calendário civil e tendo menos variação na duração e no início da estação, fica muito mais fácil calcular dados sazonais a partir das estatísticas mensais, que são muito úteis para a agricultura, comércio e muitos outros fins.

Relativamente ao estado do tempo no primeiro dia da primavera astronómica, esta estação inaugurar-se-á com um “comboio de frentes” e depressões no nosso país.

O tempo vai agravar-se graças à presença de uma tempestade isolada em altitude. Começará por atingir Portugal continental através do Algarve, expandindo-se nas horas seguintes para o resto do país. Prevê-se que hoje, e ao longo dos próximos dias o país inteiro seja afetado, sobretudo as Regiões Centro e Sul, com chuva generalizada, abundante, por vezes sob a forma de granizo e acompanhada de trovoada. Espera-se também uma ligeira diminuição das temperaturas ao longo das próximas 48 horas.

Curiosidades e festividades mundiais no equinócio da primavera

Em Chichen Itza, México, os maias celebram o primeiro dia da primavera com “O Regresso da Serpente do Sol”. Na noite do equinócio da primavera, o sol poente cria uma sombra triangular na pirâmide de El Castillo, parecida com uma cobra descendente, ou o Deus Serpente de penas Kukulkan; já os primeiros egípcios construíram a Grande Esfinge de modo a que apontasse diretamente para o Sol nascente no equinócio da primavera.

Holi, a mundialmente famosa celebração indiana, também está ligada ao equinócio de março. Acontece pouco antes do início das estações e une as pessoas numa grande festa colorida. As pessoas dançam, cantam e lançam pós de várias cores.

Os pagãos modernos e os turistas curiosos reúnem-se todos os anos em Stonehenge, no Reino Unido, no primeiro dia da primavera. Diz-se que o monumento pré-histórico tinha uma função de observatório celeste, relacionada com antigos rituais.